Piano (5) – Para o piano, tem lógica o uso da clave do fá?

Logo de cara posso lhes dizer que não. Clave ou chave do Fã se refere ao posicionamento do Grave no som. Faria mais sentido se o piano fosse soprado para que uma orientação de clave assim fizesse sentido. Algumas partituras se referem a clave do fá na posição da clave do sol, se referindo as oitavas 3 e 4 e digamos em diante até a 7. As oitavas da clave do Sol para 1 e 2 se referem a mesma posição do que seria a clave do fá, ou o referido modo de acompanhamento ou acorde, do que seria o teclado.

E uma orientação da mão direita pela mão esquerda faria mais sentido. Mas, não faz. A clave do fá só tem mais sentido quando falamos de ressonância para o grave e agudo, quer dizer, para instrumentos de sopro. Onde o agudo e grave dependem do quanto você assopra. No piano, depende apenas de pressionar a tecla na oitava correspondente, tudo que uma clave do sol pode muito bem fazer sem problemas algum.

Logo a clave do sol faria toda a substituição fácil do que seria clave do fá ou dó, quando este último mais raro. Já leu uma partitura onde com as duas mãos você precisa saber a posição das notas, só que tem essa clave do fá que só ‘muda’ as regras? Então podemos notar que ela dificulta um processo que já é complexo. Piano costuma considerar muito mais que apelo temporal, ritmo, cadência e tonalidade que cada tecla gera por pressão sua.

Então se sabemos que o compasso, as linhas de cima correspondem a mão direita e as linhas e baixo correspondem a mão esquerda, porque a clave do fá existe? No Piano não faz sentido nenhum. Mas por uma conversão bastante clara, poucos sabem, que ela só existe no Piano por pura desconhecimento que quem apenas toca sem questionar. Tem muita música, que tem apenas a clave do sol em cima e baixo e não há problema algum nisso.

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