Magic the gathering (51) – Superioridade da Mana verde

A força do Verde: Nissa Revane resolveu a batalha de Zendikar.

Há algum tempo falei da mana verde e do seu arquétipo, e sem sombra de dúvida, é a melhor pedida para começar MTG é começar pela mana verde. Basicamente um deck que precisa do mínimo do que é Magic e de como montar, não terá muita dificuldade quem tem até 2 dias de jogatina. E nem é preciso ter muita consistência. Será?

A mana verde é uma representatividade do que pode ser considerado uma mana capaz de dar respostas o tempo todo e ter vantagem quando se não tem vantagem. Tem as melhores criaturas por um CMC baixo. Possui as melhores respostas com turnos em média. E quando possui real vantagem, não há chances melhores que a superem, a não ser que você tenha um deck caro.

Fiz uma jogada que utilizei diversos decks contra um. O Deck da Vivien, A caçadora da coleção Core Set 2019 (M20). E foram o Simic Ramp (Guerra da Centelha), Um Yanling (M20), Elspeth (Theros Além da Morte) e tirando monoblue, apenas o Simic e o mono White conseguiram vencê-lo. E considerando que as cartas de qualquer expansão além é sempre mais abrangente.

Verde é páreo contra verde. Normalmente Simic que manda no jogo é o verde e não o azul. Ele está sobrando. Todas a vezes que joguei com esse deck, eu tive uma resposta de 80% de uso de cartas verdes e 90-95% de vitórias dependendo apenas delas. Quando a azul surge, poderiam muito bem ser substituídas por uma verde. Sabe por quê? Mana verde e azul não combinam. Clique aqui e leia sobre Azorius.

O fator raridade e o tamanho do monstro.

A mana verde é uma cor favorecida. Ela tem os maiores monstros (dano/resistência) mais custo e benefício com CMC baixo que qualquer outra cor. Isso de fato garante uma boa parcela de suas conquistas. Quando você tem uma vantagem no turno isso depende de alguns cenários que o verde tem:

  • Ele tem não terreno para conjurar;
  • A quantidade de criaturas em campo é inferior;
  • Tem terreno, mas não suficiente.

Tamanho do monstro se refere ao valor inteiro que ocupa o dano e a resistência. Esses marcadores são bem privilegiados para a cor verde. Se pegarmos alguns exemplos para Ikoria, teremos uma ideia (Raridade, marcador d/r e CMC) nas mesmas proporções para termos uma ideia.

A raridade é o fator probabilidade de sair em um pacote de booster.

VERDE

Comum
Mamute do Mel – CMC 6 (6/6)
Grão-Vorme-da-areia – CMC 7 (7/7)
Incomum
Lobo Exuberante – CMC = 4 (4/4)
Starrix Auspiciosa – CMC = 5 (6/6)
Titanote Rex – CMC 9 (11/11)
Lendário
Destruidor de Gemas – CMC 4 (4/4)
Kogla, o Símio Titântico – CMC 6 (7/6)

BRANCA

Comum
Tigre de Patágio – CMC 5 (3/4)
Vantassauro Imponente – CMC 6 (3/6)
Incomum
Auricórnio Majestoso – CMC 5 (4/4)
Lendário
Guarda-Filhotes CMC 4 (3/5)
Mítica
Mariposa Parideira Luminosa CMC 4 (3/4)

AZUL

Comum
Golfinho Defasador CMC 3 (1/4)
Cristáceo – CMC 4 (1/6)
Garça de Cauda onírica – CMC 5 (3/4)
Pteron de asa dobrável CMC 6 (3/6)
Incomum
Aberração Aviana CMC 4 (2/4)
Tubarão da Costa Saltador CMC 5 (4/3)
Arquipelagórico CMC 7 (7/7)
Lendário
Megatubarão Voraz CMC 5 (5/4)

VERMELHA

Comum
Raptor Frenético CMC 3 (4/2)
Trigorila Feroz CMC 4 ( 4/3)
Furanuvem CMC 5 (5/4)
Serpente da Lava CMC 6 (5/5)
Incomum
Papagaio Espinho CMC 4 (3/4)
Moloch Escavador CMC 5 (4/4)
Arrebentador do Santuário CMC 6 (6/4)
Lendário
Fênix Plumeterna CMC 4 (4/4)
Yidaro, Monstro Errante CMC 7 (8/8)
PRETA
Comum
Pangolim sombrio CMC 3 (1/5)
Caçadora de Carne Selvagem CMC 4 (2/4)
Espreitadora Certeira CMC 4 (4/2)
Sussurrador das Cavernas CMC 5 (4/4)
Sanguessuga de Assalto CMC 6 (5/2)
Incomum
Ceifador Chiador CMC 6 (4/6)
Invocador do Vazio CMC 7 (8/8)
Lendário
Pesadelo Caçado CMC 3 (4/5)
Para cada mana temos uma oferta específica. A mana verde possui dano e resistência equiparáveis. Ele tem criaturas gigantes com força e resistência acima da média. E de todos, é único com criaura 11/11. No décimo turno ou antes, a depender dos geradores de mana (ao que é comum na mana verde), levar uma trombada de uma criatura 11/11 não é para qualquer um. Como bloquear isso?
O azul tem mais resistência do que dano. Razão pela qual é uma mana defensiva. Normalmente tem mais defensor que o normal.
A mana branca é equilibrada. Ela tem uma variação menos de dano e resistência, mas não tem 1 de dano e 6 de resistência como o azul.
A preta possui um pouco de tudo. Defensor, equilíbrio do branco e dano da verde. Ainda que a a própria verde a supere.

 

 

 

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