A força do Verde: Nissa Revane resolveu a batalha de Zendikar.
Há algum tempo falei da mana verde e do seu arquétipo, e sem sombra de dúvida, é a melhor pedida para começar MTG é começar pela mana verde. Basicamente um deck que precisa do mínimo do que é Magic e de como montar, não terá muita dificuldade quem tem até 2 dias de jogatina. E nem é preciso ter muita consistência. Será?
A mana verde é uma representatividade do que pode ser considerado uma mana capaz de dar respostas o tempo todo e ter vantagem quando se não tem vantagem. Tem as melhores criaturas por um CMC baixo. Possui as melhores respostas com turnos em média. E quando possui real vantagem, não há chances melhores que a superem, a não ser que você tenha um deck caro.
Fiz uma jogada que utilizei diversos decks contra um. O Deck da Vivien, A caçadora da coleção Core Set 2019 (M20). E foram o Simic Ramp (Guerra da Centelha), Um Yanling (M20), Elspeth (Theros Além da Morte) e tirando monoblue, apenas o Simic e o mono White conseguiram vencê-lo. E considerando que as cartas de qualquer expansão além é sempre mais abrangente.
Verde é páreo contra verde. Normalmente Simic que manda no jogo é o verde e não o azul. Ele está sobrando. Todas a vezes que joguei com esse deck, eu tive uma resposta de 80% de uso de cartas verdes e 90-95% de vitórias dependendo apenas delas. Quando a azul surge, poderiam muito bem ser substituídas por uma verde. Sabe por quê? Mana verde e azul não combinam. Clique aqui e leia sobre Azorius.
O fator raridade e o tamanho do monstro.
A mana verde é uma cor favorecida. Ela tem os maiores monstros (dano/resistência) mais custo e benefício com CMC baixo que qualquer outra cor. Isso de fato garante uma boa parcela de suas conquistas. Quando você tem uma vantagem no turno isso depende de alguns cenários que o verde tem:
- Ele tem não terreno para conjurar;
- A quantidade de criaturas em campo é inferior;
- Tem terreno, mas não suficiente.
Tamanho do monstro se refere ao valor inteiro que ocupa o dano e a resistência. Esses marcadores são bem privilegiados para a cor verde. Se pegarmos alguns exemplos para Ikoria, teremos uma ideia (Raridade, marcador d/r e CMC) nas mesmas proporções para termos uma ideia.
A raridade é o fator probabilidade de sair em um pacote de booster.
VERDE
Grão-Vorme-da-areia – CMC 7 (7/7)
Starrix Auspiciosa – CMC = 5 (6/6)
Titanote Rex – CMC 9 (11/11)
Kogla, o Símio Titântico – CMC 6 (7/6)
BRANCA
Tigre de Patágio – CMC 5 (3/4)
Vantassauro Imponente – CMC 6 (3/6)
Auricórnio Majestoso – CMC 5 (4/4)
Guarda-Filhotes CMC 4 (3/5)
Mariposa Parideira Luminosa CMC 4 (3/4)
AZUL
Cristáceo – CMC 4 (1/6)
Garça de Cauda onírica – CMC 5 (3/4)
Pteron de asa dobrável CMC 6 (3/6)
Aberração Aviana CMC 4 (2/4)
Arquipelagórico CMC 7 (7/7)
Megatubarão Voraz CMC 5 (5/4)
VERMELHA
Furanuvem CMC 5 (5/4)
Serpente da Lava CMC 6 (5/5)
Moloch Escavador CMC 5 (4/4)
Fênix Plumeterna CMC 4 (4/4)
Yidaro, Monstro Errante CMC 7 (8/8)
Caçadora de Carne Selvagem CMC 4 (2/4)
Espreitadora Certeira CMC 4 (4/2)
Sanguessuga de Assalto CMC 6 (5/2)
Ceifador Chiador CMC 6 (4/6)
Invocador do Vazio CMC 7 (8/8)
Pesadelo Caçado CMC 3 (4/5)
