Magic The Gathering (29) –Perfil de Jace Beleren

O primeiro planeswalker que faço questão de explicar a base estratégica dele, inicialmente para a mana azul depois para outras manas, é por ter sido o primeiro deck que comprei e me iniciei em Magic The Gathering. Lembro de ter visto ele em cima da prateleira, e perguntando ao dono da loja do que se tratava aquele jogo. E dali em diante tornei adepto ao jogo.

Jace Beleren é um mago mental oriundo do plano Vryn, particularmente nunca vi uma carta de terreno referente a esse plano, se há um dia a terei. Ela é representado pela arte conceitual de um plano verdejante com enormes arcos onde a energia da mana corre. Jace não teve uma infância fácil.

Jace

Jace Beleren fazendo uso de suas Duplicatas mentais.

E como todo mago, aprendeu a lidar com os seus poderes, com seu antigo mestre que escondia planos dele, de seu duelo que o fez perder parte de sua memória e do seu destino final em Ravnica.

Considero a mana azul particularmente difícil de montar estratégias para competição. É preciso seguir algumas regras interessantes, e isso serve para qualquer mana:

  • Perfil Aggro (Agressivo) – Pense em vencer até 4º turno;
  • Perfil Control (Com algum benefício para você ou dano no adversário);
  • Perfil Ramp – Suas criaturas mais possantes.

E um jeito de alinhar as mecânicas ao seu favor, pelos menos todas daquela coleção. Assim há uma garantia de ter sucesso. Quase todo deck list tem um encadeamento de táticas que visam acabar logo com o adversário, qualquer jogo que perdure muito tempo dá tempo para seu adversário ganhar ou deixar o jogo tedioso.

Particularmente a jogatina de Jace é de controlar, mas sem subestimar o tempo. As melhores táticas dele é de obter dano, e ter mais duas habilidades na mesma carta. Assim terá mais êxito. Cartas com uma habilidade nunca é bem quista. Não para o Jace. O controle mental dele tem mais impacto se houver benefícios a curto e médio prazo.

Cartas com devolver para mão do seu dono, ou congelar criatura (que é até positivo) na verdade atrasa mas não causa dano permanente. Muito do que se vê no caso do Jace, Estrategista Arcano é soma de marcadores e compra de cards e impedimento de bloqueio de criaturas na mesma carta.

Beneficia se as criaturas e mágicas estão destinadas a ter aumento de marcadores e que beneficiem o aumento de lealdade no planeswalker para garantir um ataque massivo, já que as criaturas não seria impedidas de atacarem. Se está tudo voltado para isso.

Mas que não dependa exatamente do planeswalker para funcionar, já que mesmo com 4 cartas não seria garantia para tira-las, mesmo com cartas de invocação do Planes, ainda seria arriscado.

38ocxegv2oc31

Plano de Vryn, origem de Jace Beleren

Cartas devem gerar estratégias independentes. E que podem causar dano com pouco. Como Deck Planeswalker não é um grimório avançado para competição, justamente pelo fato de não gerar respostas decentes para ataques triplos. Boa parte das respostas do deck que são kits básicos não possuem triggers e habilidades fortes o suficiente.

Grimórios mais competitivos exigem mais impactos, coisa que os simples não possuem. Nas vezes que fiz Deck Building, quanto mais pegava cartas mais raras, mas detinha sucesso contra cartas comuns e incomuns. E quanto mais forte um deck control tem rara e mítica, mas eficiente ele é.

 

2 pensamentos sobre “Magic The Gathering (29) –Perfil de Jace Beleren

  1. Pingback: Magic the Gathering (43) – Arquétipo: Aggro – Mundo Pauta

  2. Pingback: Diretório de Artigos de Magic – Mundo Pauta

Deixe aqui seu comentário