Ameaça profunda: Vale à pena?

O filme de ficção científica estrelado por Kristen Stewart nos leva as profundezas dos oceanos com uma crítica social e um levantamento psicológico. O terror pode ser comparado a produções como o Segredo do Abismo, Alien, Tubarão e a Esfera. Tantas referências que vamos citar mais uma, o que tem haver com gênero literário, Lovecraft.

Underwater

De uns tempos para cá, a influência dos romances e da origem do terror moderno, juntamente de Edgar Allan Poe, H.P Lovecraft começou a ser recriado em produções cinematográficos e através de jogos eletrônicos. Algumas experiências foram fidedignas, outras nem tanto. A base principal é que vemos uma reprodução mais legítima do Imperador, uma forma alien do planeta 4546B no titulo Subnáutica.

O destaque vai para fotografia, para o design do ambiente submarino e as armaduras. Para quem é fã de Mass Effect. E quem já jogou Narcosis, vai notar uma similar coincidências das criaturas e da história. A crítica social fica para a exploração marítima sem limites das competências industriais modernas. Perfurando sem consciência alguma, será que o leito do mar reserva inesperadas consequências?

underwater-6-scaled-1

E o outro ponto é o aspecto psicológico da protagonista Norah (Kristen Stewart) que revela um passado traumático e com a consciência de estar sob pressão literalmente, não apenas a pressão submersa. Ela toma a decisão, baseado no temor interno. E que o filme traduz através das criaturas e da implicação que de tudo que cada ser humano da base depende é da pouca estabilidade da base á 11 km de profundidade e a pouca ações que eles podem fazer para sobreviver a qualquer descuido.

O famoso monstro idealizado e cada vez toda reproduzido nas produções que querem ser assinado embaixo por ser Lovecraft, é o Tchulhu. Em Nevoeiro de 2008 a adaptação cinematográfica dirigida por Frank Darabont de Stephen King, apresentava o mascote do mestre do terror do começo do século 20 em sua forma mais dócil. Um ser enorme com a boca de tentáculos transitando momentos antes  de terminar o filme.

c3a465de33b0fbad776f32b376e234d8

Em Ameaça profunda a criatura dar o seu ar em uma versão medonha que possui os pés em formatos de tentáculos, o torso lembrando de um homem robusto e a parte superior como de um polvo gigantesco. Sem falar do medo esculpido nas mentes do incautos. O que fazer no mundo submerso onde as leis da física favorecem as criaturas e não você? E o tempo está contando contra?

A empresa mineradora lembra muito a Umbrella Corporation, da série Resident Evil. A todo custo encobre problemas de suas operações. A ponto que vemos um episódio desse problemas em primeira pessoa. O que vemos é que o problema parece estar ficando pior. E talvez em breve, não há possibilidades de voltar a atrás. O final é surpreendente. E talvez fosse um laboratório positivo para um reboot das sequências do Cloverfield?

Respondendo, vale a pena.

Deixe aqui seu comentário