Análise de “Cisne Negro”

Querer a perfeição nunca foi tão perigoso.

Cisne Negro

Cisne Negro

Filme que retrata o encontro com o lado negro, o lado psicótico de uma pessoa, que se não for controlado pode até matar os dois lados. Nina Sayer provou do “Cisne Negro” interno, criou o melhor espetáculo que seu produtor Thomas poderia querer, mas houve um pequeno problema, quem fez o show não passava de uma sombra humana.

História.

Nina pecorre o abismo da sanidade e insanidade

Nina pecorre o abismo da sanidade e insanidade

Natalie Portman (Nina) conseguiu encarnar o que Anakin Skywalker, produção outrora de sua participação como Padme Amidala, viveu como um aprendiz de Jedi e em Darth Vader. O lado negro da bailiarina irá para fora como um cisne revoltado, se acha que o filme só remete ao drama então pense melhor. A verdade é que a bailarina aspirante por querer ser perfeita, encontra além da perfeição um caminho que muitos trilharam, mas infelizmente nunca voltaram.

Numa Cia. de Dança repleta de dançarinos, e um produtor Thomas que busca em seus integrantes uma atuação mais forte do personagem, não é tão assim exigente, como a própria Nina que busca mais do que um show no ponto, uma atuação perfeita, uma encarnação literal do cisne. Mas como a história conta – “Lago dos Cisnes” e ela realmente não quer viver no palco somente o conto, ela quer superar tudo que é detalhe, mesmo a perfeição. Como superar o que é perfeito?

Naturalmente você deve pensar que logo de cara a personagem esboça a loucura de uma pessoa a procura de perfeição. E vê que Nina se espelha na sua Mãe, ela mais que tudo cria na filha um sonho que nunca pode ter, aos 28 anos tinha tido uma filha. Mas o filme não explora só a loucura de Nina, e sim mostra ao público como é o mundo das bailarinas.

Florzinhas e princesinhas vistas por nós, mas parece uma guerra lá dentro. Uma disputando o espaço da outra, quase apelando para trapaças – de nada de frágeis. E mostra que aos 28 anos já estão aposentadas, o conceito de velhice já abate que é bailarina tão cedo. Algo que leva a pressão imediata. E conclui: Vale a pena ralar tanto a ponto de que você perca tudo que tem ao seu redor por uma realização no palco? Que somente ficará no palco?

Se bem administrada, vale a pena. Mas isso a Nina infelizmente nunca pode experimentar. Ela não via diversão, ela via – “Disciplina, Disciplina e Disciplina”.

O Cisne Branco.

A leveza do cisne branco escondia ou lutava contra a maré negra

A leveza do cisne branco escondia ou lutava contra a maré negra

A melhor performance de Nina era o Cisne Branco, o que ela tinha medo era do Negro. De forma metafórica, o filme transforma a psiquê de Nina em realidade. Os arranhões, as unhas sangrando, o pé machucado tudo um ato de flagelação por odiar a parte boa quando a parte ruim dela estava aparecendo.

Ela era tecnicamente perfeita em movimentos, para quem vê de fora era mais que perfeita. Quem vê de dentro era perfeita. Ela via – “Não existe perfeição, e sim simples dança”. O Cisne negro via “Dispersão e sedução”. O que ela negava sempre, o que não queria que fosse verdade. E era verdade?

O seu produtor procurava a estimular o lado sexual dela, a sedução algo pertencente ao nosso lado mau, o lado bom sempre é bem sonso. Sempre a procura de tudo é lícito. Quando ficamos com raiva parece que tudo é resolvido não é mesmo? Pois é isso que Nina temia, que seu lado inocente (representado pelo seu quarto) cheio de bichos de pelúcia fosse destruído.

O filme em si falava da descoberta sexual e de decisões de crescimento mascarado por um lado intelectual (a técnica bem desenvolvida por ela no ballet). Mas quando ela viu que ela preciso descobrir lados que ela considerava promíscuo, não só o conceito sexual, mas tudo que pudesse afasta-la das asas da mãe – “Eu quero privacidade, não tenho mais 12 anos.” ela começou a temer que tivesse ultrapassado um limite.

Então nascia a esperança, embora temida, do Cisne Negro. Como o produtor havia dito, fazer um cisne era fácil, fazer os dois ao mesmo tempo era complicado.

O Cisne Negro.

Para se transformar no Cisne Negro, Nina precisaria matar o Cisne Branco.

Para se transformar no Cisne Negro, Nina precisaria matar o Cisne Branco.

Quando Nina percebeu que havia outra atividade a perturbando, quem fazia aqueles machucados? Notou que podia ser apenas paranóia, sonhos reais e alucinações. Que podia estar perdendo talvez a concentração por tanta pressão, por procurar algo que notoriamente somente ela dava corda. Todos estavam bastante atenciosos, procurando por um lugar na lua. Ela queria mais que o universo podia oferecer.

O Cisne branco (parte inocente) tendia pelo sucesso, mas era influenciado drasticamente pela afetuosidade exagerada da mãe que sofrera com o término da carreira, mas queria independência e liberdade. Já que no final das contas, sua loucura partia de quem sua mãe era arrependida de ter tido ela como filha, e por isso transparecia sua razão doentia de fazer uma peça musical – “Lago dos Cisnes” onde uma menina fora transformada em cisne (se pegarmos pela história do patinho feio) que como adulto é um cisne.

Seria Nina no começo de sua vida um obstáculo para sua mãe que teve que terminar sua carreira (patinho feio), e como adulta se tornara o que a mãe sempre quis ser (cisne). Mas havia um problema. Nina não queria ser o que a mãe queria ser, ela queria ser amada. E como nada correspondia, ela vivia um inferno entre o cisne branco e o preto.

Uma fuga no final das contas.

Para saber o que de fato aconteceu com suas escolhas vocês escolhem: Vejam o filme ou leia a seção “SPOILER”.

SEÇÃO SPOILER.

Você foi avisado. Show1000 não garante problemas psicológicos após ler sobre o Spoiler do filme “Cisne Negro”. Mas se você quiser arriscar, não apagamos sua memória após reclamação.

SPOILER - AVISO - MANTENHA OS OLHOS FECHADOS OU DISTANTES

SPOILER – AVISO – MANTENHA OS OLHOS FECHADOS OU DISTANTES

Se você persistir em ler, tudo bem. Avisamos de todas as formas e tentamos preveni-lo de todo o mal que um SPOILER pode causar desde de descrença até momentos de choro de replay. Então leia nossas recomendações a seguir para uma leitura reveladora.

Aviso: O SPOILER ENCONTRA-SE OCULTADO POR UMA FONTE NA COR, PORTANTO PASSE O MOUSE COM UM MOVIMENTO DE SELEÇÃO PARA DEIXA-LO AZUL E O TEXTO SER REVELADO.

— (COMEÇO SPOILER)

Nina faz parte de uma Cia. de Dança, onde Thomas o produtor procura escolher uma “Rainha dos Cisnes” antes ocupada por Beth (Winona Ryder) agora praticamente aposentada. O que tudo nos esperar é que a pressão que produtor causa é o efeito devastador. Mas a verdade é que Nina já estava com a paranóia e a loucura de ser perfeita devido ao desarranjo que ela tem com a mãe. Exagerada na afetuosidade que tem e pelo arrependimento de perder sua chance para cuidar de Nina, ela despeja emocionalmente tudo que não pode fazer na filha.

Com a tendência de muito amor, e pouca compreensão, Nina procura ser mais que perfeita no Ballet. Até mesmo exagerado para os padrões da Cia. E todos a sua volta começam a perceber que isso pode ser bastante perigoso. Não tão atencioso a ponto de para-la.

E o que acontece? Ela quer ser o cisne negro e branco da peça e ser escolhida. Ao ser chamada para fazer o papel após beijar e morder o lábio de Thomas que vê ali uma abertura para a personagem. Começa o martírio que leva Nina a realmente se tornar uma Cisne Negro, mas literalmente. Para isso na peça ela contracena com o lado que ela mascara ser, e depois para ser o cisne negro ela literalmente mata o cisne branco.

No filme mostra Nina matando uma bailarina. Então ela se transforma no cisne negro. E faz a parte da peça da qual levou um tempo para criar. Quando ela volta ao camarim, percebe que quem ela havia matado não tinha sido a bailarina, e sim ela mesma. Mas de fato se matou, ela enfiou um pedaço de vidro em si mesma. Sem perceber.

Quando voltou ao palco para finalizar como Cisne branco, ao se jogar no colchão posto no palco, ela morreu.

— (FIM SPOILER)

Acima existe perigo a sua diversão. Apartir daqui é possível passar sem ser mordido.

Polêmica Bailarina que faz o corpo de Nina.

Bailaria real contra Bailarina falsa

Bailaria real contra Bailarina falsa

Esta aí rendeu até protestos gigantes de partes dos comentários. Mas a verdade é que quem faz um trabalho é quem dá valor para ela. A Bailarina se ela não ganhou nada isso tem haver com o lado discriminatório.

Quem foi contra não sabe realmente o que é ter um trabalho imenso, e ter seus créditos desvalorizados, o que dia que passar por isso, rapidinho muda de opinião. É a lei do “Não é comigo, não me afeta.”.

Mas a atuação de Natalie Portman ganha o seu destaque, ela mesmo havia declarado que foi realmente dificil fazer o papel.

Trailer e vídeos extras.

Informações para a faixa etária.

  • Conteúdo psicológico intenso
  • Cenas de lesbianismo
  • Conteúdo sexual e insinuação
  • Conteúdo violento físico

3 pensamentos sobre “Análise de “Cisne Negro”

  1. Pingback: Lançamentos de filmes – Blockbuster(2011) « Show 1000

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