Pílula de Marketing (101) – Como o algoritmo do Youtube funciona e como tirar proveito disso?

Todos falam, inclusive eu, sobre as táticas de Marketing e Publicidade aplicadas as redes sociais como Facebook, Instagram, Tik Tok e Twitter (X). E mesmo Linkedin. Mas é bem menos comum, dicas para Youtube. Vamos falar sobre algumas dos vários fatores que influenciam o algoritmo do Youtube, é o que menos penaliza, mas é o que mais exige produção.

Youtube é o maior canal de vídeos do mundo. Que inspirou novos e que lidera qualquer um atualmente. É o segundo site mais acessado do mundo, depois do Google. E é utilizado para achar qualquer coisa. Soluções e mesmo educação. A plataforma serve para quase (senão) tudo. E mesmo eu, possui além da minha conta da Junqueira Consultoria, como Educação de Marketing. Tenho um outro canal chamado Junca Games, que é voltado para o Entretenimento Geek.

Como um verdadeiro laboratório, eu consigo coletar informações que me permitem entender como o algoritmo funciona. Ele não é um tiro ao alvo aleatório, ou pelo menos, não surte esse efeito de confusão, que as demais redes sociais nos proporcionam. É tanta mudança de regra, que a dica de 2 meses atrás não funciona mais. No Youtube a regra é clara:

  • Vídeos curtos;
  • Shorts de cortes desses vídeos, shorts para apresentar novas ideias e shorts para mostrar um momento icônico;
  • Vídeos médios para uma explicação mais apurada;
  • E em pouca quantidade, vídeos longos, para um público que está interessado naquele assunto e que dispensa um tempo para ouvi-lo mais do que comum.

Cada um desses formatos é perceptível depois de 6 meses de uso da plataforma como criador. E o que mais vale na plataforma é o engajamento. Tanto positivo como negativo. Tanto receber uma curtida ou uma descurtida, o seu canal e o vídeo, se tornam relevantes. Passam a ser recomendados com mais frequência.

O peso não é muito diferente, mas:

  • Comentário (releva um pouco mais) do que uma simples curtida;
  • Compartilhamento nas timelines do seu perfil no Youtube pesa só um pouco menos que compartilha-lo ou copiar o link para hospedar ou mencionar em outras redes;
  • Curtida ou descurtida são relevantes, mas tem um peso um pouco menor que os comentários;
  • Usar o espaço da comunidade é ótima para gerar engajamento ou resumo de assuntos que dispensaria usar um vídeo curto, mas que pode ser aplicado juntamente de um Short.

E a regrinha de ouro. O que está acontecendo agora é muito relevante. E o que recorrentemente retorna, também. Por isso se você gosta de falar de assuntos que não estão agora no momento, mas que sempre volta a moda, faça. Você será visitado em breve. Se fizer o que está na atualidade precisa pensar no seguinte: Canais mais relevantes terão mais retorno, mas não desista.

Outra regra poderosa e que não muda, é a criatividade do título. Ela além de indexar, também chama atenção pela explicação. Pode ser que alguns elementos de copy funcionam muito bem. Como uma chamada de urgência, uma surpresa, uma provocação ou uma revelação (díficil de acreditar).

CASE: JUNCA GAMES.

Vou apontar para vocês um case do meu próprio canal, para dar uma visão de canais em crescimento. Que estão começando agora e precisam aplicar táticas que são mais em conta ao tamanho de um canal novo. Muitas dicas não funcionam, porque são voltadas para canais com influência forte, e essas dicas são para canais que independem do efeito da dica, mas que potencializam por seres grandes.

COMENTÁRIOS.

O primeiro caso é que os comentários vem por dois modos: Crítica por crítica (o chamado Hater Gona Hater) e o que comenta e agrega ao canal. Ambos os comentários são ótimos. Só remova um comentário, se ele atacar diretamente sua pessoa ou revelar-se muito nocivo ao ambiente, como por exemplo, citação de links piratas, maliciosos ou ofensa por ofensa.

O crítico que pega uma palavra sua e debocha, ele é ótimo, porque para criticar as pessoas tem mais. como posso dizer, motivação. Independente disso, seu canal vai se tornar relevante. Eu costumo, apontado a filosofia estoica, em agradecer quando há um casos desses explicitamente. Vou no comentário, e agradeço pela superficialidade, mas que isso é algo que releva o canal. Pois comentário ‘criticando, atacando ou mesmo elogiando’ tem o mesmo valor, relevância positiva.

Há um certo tempo, houve uma crítica direta. E eu agradeci pelo comentário e que aquela crítica era um fator potencial ao canal deixando-o mais relevante. Duas horas depois o comentário foi deletado. Acredito que essa forma é mais sutil, pois que no lugar de você remover um comentário indesejado, deixe que o mesmo o faça. Pois o algoritmo, ele entende que essa foi uma ação do usuário original, se você deleta, você tem uma leve (pequena) perda de relevância, que seria o tal da penalidade.

O jeito de remoção mais seguro, é denúncia ou a própria remoção pelo autor. Mas não fiquem com medo, podem deletar diretamente, quando acharem convenientemente. Pois que a penalidade é muito pequena. Os cuidados maiores ficam para três pilares, vou citar no tópico a seguir.

Vídeos precisam ser ‘cara limpa’ porém um pouco sofisticado. Vou explicar. Não percam tempo em produzir demais, ou se reproduzir demais. Foca no conteúdo. Se apresente direto, mas dê riqueza ao conteúdo, mais do que a estética. Vídeos com edição elaboradas, iluminação super sofisticada ou mesmo piadinhas, não é muito bem…positivo.

Uma edição de vídeo boa, é o que torna o vídeo legível. Bom de se entender. Iluminação é aquela que deixa você no centro do vídeo bem localizado e os comentários que envolvam a forçosa piada, não o faça. Pode surtir um efeito colateral. Não é algo que a gente espera, mas pode dar zebra. Então só o faça por espontaneidade. Fora isso, não inventa de colocar coisa no script que você pense em ser ‘bonito’.

A informação é bem mais válida. As pessoas só ririam de sua piada, se ela já gostam de você, senão a própria piada, comentário ou risada, se torna um elemento narrativo desnecessário. Que enche tempo de conteúdo, no lugar do conteúdo. Não confundam isso com o jeito de falar. O jeito de falar pode ser de uma maneira engraçada.

Mas há uma diferença em fazer comédia e fazer piada. O tom humorístico é perfeitamente normal, seja num canal Geek como num canal corporativo. O que posso melhor recomendar é, teste as combinações, do que o permite estar confortável e o que gera de repercussão. Nem sempre será uma regra X contra uma disposição mais confortável Y. Mas evitem elementos artificiais, sejam mais simples e mais diretos.

PILARES DO YOUTUBE PARA EVITAR A PENALIDADE STRIKE.

Strike é uma penalidade que impede de você ter um canal ou que contempla uma penalidade por banimento. Três strikes, você perde o canal. Um strike ou dois, suas ações são limitadas. Não pode publicar, não pode fazer isso ou aquilo. Para pegar STRIKE é preciso quebrar as regras, tanto quanto seria considerado um crime.

  • Divulgar ou anunciar material pirata;
  • Plagiar;
  • Fazer vídeos ofensivos;
  • Conteúdos impróprios;
  • Violação de direitos autorais.

COMO O YOUTUBE FUNCIONA E SUAS PENALIDADES?

E isso envolve, de uma forma menos notificada, chamadas nos vídeos, hashtags ou descrição, com algo que seja considerado impróprio pela plataforma. Por exemplo, no Youtube você tem a notificação de direitos autorais, no Twich você é banido sem aviso prévio. Cometendo os mesmos erros. Quando você recebe um aviso de direitos autorais, ele manda uma mensagem para você, dizendo se os direitos são parciais ou totais.

Se for, você tem a possibilidade de comprar os direitos com o autor direto, se for o caso. Se não, precisa remover. O vídeo sai do ar, seu canal continua lá, e você só pode deixa-lo no ar, sem exclusão, se remover a parte que infligi. No Twich você é banido da plataforma, sem chances de conversa. Nas Redes Sociais, é algo parecido com o Youtube, só que menos diplomático. Ele simplesmente apaga o seu post. E te avisa com um ‘delay’.

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