Pílula de Marketing (97) – Chatgpt tem feitos Copy identificáveis?

Quando as IAs se tornaram populares, o entusiasmo por elas se tornou evidente. Também se tornou óbvio o medo por sua substituição aos redatores publicitários. Teve um breve momento em 2023 que muitos divulgavam conseguir identificar o que era produzido pela IA ou ser humano, utilizando um programa que nunca passou de especulação e hoje, alguns revelam que os copys criados pela geração GPT são identificáveis. Será?

No passado não tão ‘remoto’, as pessoas sempre ‘copiavam’ de livros ou do concorrente as redações comerciais mais interessantes. Como de fato é óbvio, o copia e cola sempre existiu. E nada difícil era de identificar que o mercado da Zona Sul copiava o mesmo texto da Zona Norte por exemplo. E que a forma de vender do vendedor do Saara é exatamente igual ao daquela barraquinha ou quiosque preferida. E isso fazia muitos dessas vendas aparentemente sugerirem ‘igualdade’. Mas nunca foi ruim ser assim? Nunca.

Alguns acreditam que os textos gerados por uma IA soam artificiais. No entanto muitos também diziam que muitos copys criados por humano soavam artificiais e iguais. Como diferenciar um do outro? Aliás, é possível? Vamos pegar três anúncios que não vou mencionar qual foi gerado por IA ou por ser humano, tampouco a época em que foi produzido. Digamos que é um exercício para vocês.

ANÚNCIOS PARA ANÁLISE.

Transcrição:

AR-TUR

O seu primeiro amigo eletrônico.

Ar-Tur é o robô amigo que faz tudo que seu mestre mandar. Anda para frente até 20 metros com seu jeitão simpático, suas luzinhas que acedem e apagam e seu bip-bip. Para ele votar, é só pressionar o botão do controle remoto. Aí ele anda de ré e para você manobrá-lo. Além de ir aonde você quiser, Ar-Tur pode levar objetos pequenos e leves: suas mãos são em forma de gancho para segurar firme.

Ar-Tur faz tudo isso porque é um robô de verdade, alimentado por 4 pilhas grandes e duas baterias de 9 volts, uma para ele, outra para unidade de comando. Você vai ver como é legar ter um amigo robô.

Transcrição do anúncio:

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O que você leva nesse combo imbatível?

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Transcrição:

007 o Espigão que me amava. Um agente a serviço de sua majestade, o cliente.

E uma versão, que é obviamente mais atual – “e quero ‘influenciar’ sua forma de ver a modernidade com algum comparativo seja forçado ou influenciável que possa fazê-lo olhar para um copy antigo versus atual. Mas não revelo se o copy presente neste fazia parte de algum projeto copiloto do brinquedo em sua fase de pré lançamento também. Fique ao seu critério perceber se foi escrito por um ser humano ou um GPT atual.

IMPORTANTE.

A crítica óbvia por este tipo de “Copys de humanos e GPTS” e uma onda de pessoas que julgam perceber a diferença (algumas até pode ser), acredito terem aquele fundamento de ameaça ao seu setor ou de que elas acreditam que o uso do GPT permitam a marginalização do estudo do Copy. No passado, anos 80, 70 e anteriores, a maioria dos forjadores de Copy, Redação Publicitária ou textos comerciais, não tinham nem formação de ensino superior.

Parte dessas vendas é uma congregação de informação com insinuação psicológica de desejo. Se você se permitir uma leitura de qualquer livro de Copywriting, terá um resumo do que radialistas já fazem há mais de 80 anos e continuam fazendo. O padrão é utilizado por diversos segmentos. Provavelmente é mais difícil de você apontar e saber o que foi escrito por uma máquina do que um ser humano.

Já que como eu disse, em um passado não tão remoto, as pessoas já reproduzem copys a sua maneira só adaptando as substituições de produtos, dias e maneira de abordar públicos. Será que há 30 anos já existia GPTS? Veremos o problema que isso por acarretar e quais ‘bastidores’ devemos levar em consideração.

PROBLEMAS DOS SHERLOCKS DOS COPYS.

Provavelmente você vai provocar um pré julgamento que pode minar sua relação com uma possível fonte de parceria. O que é gerado pela IA é baseado em algoritmos de escalas de aprendizado, ou seja, anteriormente o copy por ele produzido é baseado em um copy feito por um ser humano. E nada diferente do que fazemos hoje, é de extrair o mesmo copy de outros anúncios ou leituras de livros no lugar de usar uma IA para fazê-lo. Só mudamos o canal, o método é o mesmo.

Seria óbvio ser uma “falsificação” se é o uso de clichês? Ou gírias atuais ou intensidade das gírias com uma persuasão apelativa? Letras GARRAFAIS no título? Um desses ou todos os anúncios acima são gerados por humanos ou IAs. Nenhum deles possui uma característica específica que os defina: Artificiais ou orgânicos. Como diferenciar?

Entre os profissionais é a chamada briga de “Quinta-série” e entre os clientes é preciso prestar atenção na venda comercial e informativa, ela não vai se emplacada por seu consumidor, exceto se a informação do produto estiver errada ou superestimada.

COMO DE FATO INOVAR?

Com o Chatgpt o sobrinho ficou com mais poder certo? Não. Apesar do conceito GPT ter uma verdadeira força para produzir soluções. Ainda depende de um bom prompt (comando) para gerar resultados satisfatórios. É preciso ter um domínio da linguagem com uma certa intensidade para criar conceitos imediatos e menos artificiais. O que torna obviamente o copy muito menos ‘identificável’, quem fez.

Dos textos que precisei editar, foram poucas coisas. Mas fui muito bem descrito. O GPT por exemplo tem uma mania. Se você pede para ele fazer um COPY. Ele enche de clichês e adora colocar listas enumeras e coloca um texto absurdo de grande. Um anúncio tem o objetivo de vender, e isso significa agilidade. Então eu costumo corrigir o uso de gírias, clichês e remova essas listas. Que faz sentido em alguns casos, em outros o negócio é fazer chamadas.

Mas ainda é muito preciso o domínio das técnicas de Publicidade. Uma vez que o GPT e suas diversas entidades artificiais pela internet à fora é que eles aplicam uma técnica de copy conhecida como “Anúncio informativo”. Você é que precisa direcioná-lo a ser uma técnica do tipo Bullet, ou do tipo chamada para venda, ou urgência de conversão (chamada urgente para venda). Então não é simplesmente usá-lo para criar um copy, que ele fará o melhor de todos.

E provavelmente a melhor crítica que posso e devo concordar com que eu já li, é que agora não é tão problemático, mas daqui a cinco anos, teremos COPYS todos iguais (mas tão iguais) que não vai gerar interação. É preciso ter um COPYS diferentes para diferentes abordagens e setores. O mesmo texto não funciona para indústrias diferentes. E isso vai implicar bastante.

CONCLUSÃO.

Recomendo não perder tempo em apontar copys de concorrentes ou de possíveis futuros alunos quer você deseja assim, para demonstrar domínio de autenticidade. Em sua maioria das vezes, poderá recair em erro e a esse falsete, levá-lo ao ostracismo das oportunidades.

Isso me lembra a obsessão de muitos designers, que insistem que não é logomarca e sim logotipo. Acredito que muitos não perdem esse tempo com o cliente, se assim o fizessem, o perderiam por um debate que nada agrega.

No caso dos bastidores entre profissionais, o conceito de intriga nos leva a duas conclusões: Se sentem ameaçados (aliás qualquer um poderia usar o GPT não precisar contratar um publicitário) e sentem que dominam o assunto e poderiam apontar o que é 1 e 0, para então se auto elegerem professores das boas maneiras.

Mas apenas por recomendação, se tratando de humanidade, nada se cria, tudo se copia e transforma. E como a máxima de Marketing – “Copia e faz melhor”, no lugar de perder tempo em discutir que algo foi criado artificialmente, como se isso fosse uma enorme novidade de nossa época.

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