Japonês (46) – A estrutura da frase

A língua japonesa é uma coordenação de informações onde temos uma estrutura gramatical muito peculiar, mas não tão assombroso como podemos pensar. Vamos à ela.

SUJEITO | OBJETO | VERBO.

Sujeito é tudo aquilo que sofre ação do verbo, quer seja ‘coisa, pessoa ou animal’. Em Japonês a referência da partícula (wa) は nos permite identificar o sujeito da frase, portanto ele ficará no início da frase, mas atenta, que nem toda pessoa envolvida estará nesta posição, uma vez que temos que entender quem ‘conduz’ a sentença de uma maneira geral.

Porque toda pessoa, coisa ou animal pode ter ações do verbo além do principal, no entanto temos um sujeito principal. Lembre-se que ele pode ser simples e composto.

Então teríamos:

私はブラジル人です。 (Eu ou Sou brasileiro). Quem é o sujeito? O verbo indica que a nacionalidade brasileira pertence ao sujeito. Por isso a partícula wa, refere-se ao sujeito.

E vemos o verbo no final da frase. No lugar de falar “EU BRASILEIRO SOU” não façam essa conversão. É para um aviso igual ao estudo de um idioma sem traduzir. Compreenda que não é inverso. Se comparado ao nosso é diferente. Mas isso só capitula a dificuldade de aprender o idioma. Entenda que é assim que o japonês fala e se comunica.

Vamos como fica a composição dos objetos ali no meio da frase, tem uns padrões que podemos ver por aí. Mas há um modelo que sempre se repete na fala e na escrita.

SUJEITO | OBJ. TEMPO | OBJ. ESPAÇO | OBJ.PRON.INTERR | VERBO

Teríamos:

私はあした学校に何時ですか? em ROMAJI.

(WATASHI-WA ASHITA GAKKOU-NI NAN-JI DESUKA?) Que horas vou amanhã para a escola?

ASHITA (Objeto temporal) se refere ao dia seguinte, amanhã. É o termo amanhã.

GAKKOU (Objeto espaço) se refere a escola.

NAN-JI (Objeto pron.interro) se refere a quando [itsu] \ horas [ji]

DESUKA (Verbo) se refere ao mesmo que “é?”

Quando temos provavelmente duas pessoas em uma frase, como é que fica?

彼は彼女と今寺に行きます。

Ele foi para o templo agora com ela. Em Romaji (KARE-WA KANOJO-TO IMA TERA-NI IKIMASU)

Quem conduz a frase? Ele (KARE), que completa a ação com verbo junto? Ela (KANOJO) =>

SUJEITO COMPOSTO | OBJ. TEMPO | OBJ. ESPAÇO | VERBO

Construa a frase:

どこはですか? (DOKO-WA DESUKA) Onde?

それはどこですか? (SORE-WA DOKO-DESUKA) Onde é isso?

Isso se refere ao sujeito de especificação (lugar). Um lugar pode assumir a condução da sentença ao qual o verbo entra em ação. Não é complicado, apenas compreender que a frase segue este modelo sempre.

Deixe aqui seu comentário