Pílula de Marketing (108) – Conceitos importantes que você precisa saber de Publicidade e Propaganda

três campos essenciais, distintos, que fazem parte da construção de qualquer estratégia e linha de ação, quando vamos falar sobre mercado corporativo (industrial) e construção de marca (empresarial ou profissional).

Marketing | Publicidade | Propaganda

E elas são comumente confundidas como uma só. Se não confundidas, são esmeradas em uma e as outras citadas como se fossem um termo em APUD que descrevesse uma sensação e quando ainda não são definidas em prol, originam-se palavras sinônimas que querem dizer a mesma coisa parecendo coisas novas. Vamos lá!

UM CICLO REDUNDANTE.

Publicidade se refere a venda de um produto direto. Quando digo direto não estou me referindo a abordagem que pode ser direta ou indireta. Mas que o seu objetivo é exatamente de vender um produto. É uma estratégia que pensa em ‘usar’ o que o Marketing descobriu e colocá-la em prática para que um cliente compre aquela solução.

Propaganda não é uma venda, é uma construção de perfil de produto, de marca, de profissional, de benefícios, de storytelling, de posicionamento de uma determinada solução a um público específico. O seu objetivo é claramente ‘moldar ou educar’ a mentalidade das pessoas para que possamos vender algo para elas.

Se vocês pegarem a definição de Outbound e Inbound, coincidentemente será as mesma da de cima. Não há nenhuma diferença na definição. Normalmente os termos que citei são associados ao Marketing e não a publicidade e propaganda.

Se formos falar como se destaca. Ou falarmos de Marketing Outbound estamos falando que estratégia de inteligência do mercado está direcionado para construir uma possibilidade de jornada de compra (CPA, ou geração de lucro por compra).

O mesmo que seria para o Marketing Inbound que estamos nos referindo a estratégia de inteligência mercado que está direcionado para a educação do público sobre a solução, produto, empresa, mercado para construir uma base que promova o CPA (ou geração de lucro por compra).

COMUNICADO AOS PROFISSIONAIS DE MARKETING

(e você que não é, está convidado também)

Parem de inventar nomes para o que já existe. Acredito que muitos ‘professores’ e ‘consultores’, ‘livretos’ ou ‘truques’ ensinam que dar nomes pomposos e fantásticos que podem criar um arco de atratividade para algo e torná-lo especial aos olhos de um público leigo. Mas eles só confundem, só atrapalham e não transmitem nada além de ‘tecnicidade’.

No entanto, eu vejo até profissionais de Marketing se embanando com a própria criação. E vejo muitos clientes confusos. Vamos pontuar isso de uma vez para que possamos esclarecer os pontos e dúvida?

Marketing Inbound é uma estratégia voltado para (resumo) Marketing de Conteúdo com o foco em “propagar” (Propaganda) um conceito ou ideologia. Não inventa nomes. É apenas propaganda. É o Marketing direcionado a propaganda.

Propaganda é um conceito de propagação de ideias. Ela se trata do P de promoção dos 4Ps que é também identificada como Propaganda em muitas fontes de literatura técnica. Já é considerado uma explicação teoricamente complexa. Inventar nomes impedem o total entendimento do que se trata. Invenção cria obstáculos para os resultados.

Marketing de Conteúdo não é uma invenção do século 21, nem do século 20. Ela é antiga. Sempre existiu. Os moldes de hoje se adaptaram as Redes Sociais.

Em prática é esse mesmo método utilizado para ‘construir’ a reputação, o mesmo utilizado para estratégias de publicidade Jurídica. Que não se pode vender, é preciso educar o público e construir uma imagem diante dele.

Por isso é que o próprio código da OAB tenta obrigar um Marketing a não ser comercial, quando isso não seria nada necessário, ao compreender que o Marketing Inbound permite uma Propaganda livre de qualquer intenção de venda.

Notem que isso já gera um texto redundante e confuso na própria resolução e código de ética da OAB?

EDUCAÇÃO SOBRE MARKETING.

Tenho uma longa estrada que me permite dizer que o Marketing é ‘confuso’ tanto quanto quem não o entende. E Não são poucos os ‘profissionais’ com trajetórias que se baseiam na criação ilusionistas de terminologias pré-existentes para se promover.

Ou de criar a sensação de que aquilo que ela está dizendo é uma descoberta inédita e que vale mais do que o normal. Porque o objetivo de inventar nomes é para aumentar o preço dela.

Existem erros terminológicos, acadêmicos e técnicos em muitos livros. É praticamente um ensaio de achismo puro.

Eu já vi diversos livros que já veem com aqueles gatilhos mentais – ‘Segredos guardados até hoje por Aristóteles“. E você pensa? Quem achou esses segredos e o fez tão ingenuamente por aí? Se eram segredos e agora estão escritos em um livro de porta de esquina e não em um documentário histórico, filosófico, como levar a sério? Isso não é publicidade, não é propaganda e tampouco Marketing.

Soa as vezes genioso para alguns o verdadeiro significado destes quando as pessoas associam aos que elas veem com o que ouve ser a praticidade que veem. Mas não é genioso. Tem pessoas que acham genialidade uma pessoa acertar o que a outra quer.

Ela não é telepata, nem adivinha e tampouco um viajante temporal. Ela fez uma pesquisa profunda sobre a a outra pessoa e descobriu pelas próprias respostas o que ela queria. O que tem de milagre nisso?

CONCLUSÃO

Ainda que seja um trabalho de formiga ensinar o básico do básico. Ele ainda tem mais efeito do que não ter nenhuma ação sobre. O conhecimento básico define a complexidade posterior. Por isso que costumo ter insistência em falar um pouco mais do mesmo todas as vezes. Não se prendam ao ‘bonito’, ao ‘fantástico’.

Se foquem no resultado. Se a técnica menos atrativa de nome é quem gera o resultado que você espera, é isso que você precisa entender. Esses nomes novos só são para aumentar o valor de custo.

Temos outros termos: (Novo Nome – Antigo/Atual Nome)

  • Branding – Marketing de Marca
  • Growth Hacking – Marketing
  • Marketing Inbound – Publicidade
  • Marketing Outbound – Propaganda
  • Copywriting – Redação Publicitária ou Comercial

Evitem complicar. Simplificação é um processo natural de entendimento e sabedoria. O contrário normalmente implica em tentar camuflar que você não sabe nada e quer colocar termos ‘bonitos’ para transparecer que sabe muito. Não sinta vergonha em estudar. Ninguém sabe tudo e nada do zero. Até a próxima.

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