Violão (2) – Como funciona a tablatura?

É a partitura do violão. Ela é evidentemente diferente da partitura do piano, mas que poderia ser usado para tal situação, caso você tenha memorizado onde ficam as notas em cada casa. Agora precisamos vincular como ler uma tablatura. Aos poucos neste artigo, iremos trazer o passo a passo, não é complicado, apenas que é preciso aprender o básico para começar a tirar algum som. Vamos lá!

De cima para baixo, é uma partitura com a clave do sol para pianos (teclado) pode ser usado para flauta também. E logo abaixo a tablatura que se refere ao violão (6 cordas). Vemos ali as notas que correspondem a afinação do instrumento, aqui é que começa ‘a confusão’ para alguns. Como disse, indo em partes, essa confusão não acontece.

Nós contamos de baixo para cima a sequência das cordas. Muitos pensam que a tablatura está ao contrário, mas não é assim. É porque associamos que as cordas do violão começam a ser contadas de cima para baixo, a corda mais próxima pra cima indo para baixo, e essa não é a sequência.

Quando lemos a tablatura ela é lida da primeira corda para sexta corda (parece invertida) mas não é. Nós é que lemos errado inicialmente. Porque temos a tendência de relacionar que o lado que estamos segundo em nossa direção se refere a primeira corda. No entanto se a primeira corda se refere a base (como um andar, térreo), faz sentido ela está embaixo do que em cima (concordam)?

Agora vamos passar para o braço (fretboard). Aqui tem outro equívoco que pode acontecer por vários motivos. Mas se você é novo(a) na música. O padrão de tom é sempre do grave para o agudo. E no violão diferente do piano, a escala vem da parte chamada pestana (representada na figura abaixo) até a boca.

O braço (fretboard) é composto pelas notas músicas [cifras] A B C D E F G [Notas] La Si Do Re Mi Fá Sol. Em suas composições em sustenidos e bemóis. Mas a leitura das casas na tablatura segue um padrão diferente da leitura feita como você pensaria. Cada afinação como vimos, começa em uma nota musical, que tocada solo (corda solta, representada pelo número zero na tablatura), dá sequência as notas musicais.

Observe acima, que cada nota por afinação tem uma sequência de notas. De onde parte as notas temos a parte do violão mais próxima da boca. Onde temos a coluna que representa G D A# F C G (SOL RE LA# FÁ DÓ SOL) está próxima da pestana.

Aqui as cifras se referem a sequência das notas de afinação:

  • E F F# G G# (Mi Fá Fá# Sol Sol#…)

E muitas vezes isso pode gerar uma leve confusão, onde está o bemól? A representação do bemol é a uma compreensão das notas que possuem seus sustenidos. Por exemplo, qual é o bemol do MI (E)? É o sustenido do RÉ (D). Qual é o sustenido do MI? (Alguns dirão, não tem), é a próxima nota em tom. No caso FÁ (F). Muitas vezes foge a regra, porque associamos que sustenidos e bemóis estão associados as teclas pretas e não ao tom.

Como no caso das cordas, temos aqui uma atenção especial na leitura da tablatura. Ela não é feita com as casas sendo contadas da boca do violão. E sim da pestana. Vamos ver uma tablatura como exemplo:

No braço (fretboard) do violão nós temos ‘casas’ que são limitadas por barrinhas chamadas trastes. O melhor toque é feito quando pressionamos a corda sobre o traste ou próximo, assim evitamos anulação do som ou mesmo desafinação. É possível sintonizar um bom som fazendo um toque chamado SLIDE (que você desliza o dedo para cima ou para baixo) sem tirar o dedo da corda enquanto toca, você vai sentir onde o som toca bem.

As casas são contadas como números inteiros. Como visto aí na figura. Cada número se refere as casas. A contagem é iniciada em 1. Apesar de termos o zero. O zero significa corda solta. Isso significa que você vai tocar corda sem pressionar alguma casa no braço. E partir do 1 você vai contar para achar a casa que se refere as notas da tablatura.

A maioria dos violões possuem marcas na lateral para cima indicando onde ficam as algumas casas. A intercalação indica onde fica a casa 5, 7, 9 e 12. Para ter uma ideia de onde ser localiza. No início vai parecer complicado, depois fica muito fácil. Normalmente na tablatura vem com notações, inclusive esse SLIDE que eu mencionei.

E vem com o tempo também, igual a da partitura de piano. Mas neste caso, normalmente cada toque é 1 tempo (1 segundo) para cada nota. Vamos resumir o que aprendemos.

REVISÃO.

  • A leitura das cordas é feita de baixo para cima;
  • A sequência das cordas são MI SI SOL RE LA MI (E B G D A E);
  • A leitura das casas é da pestana para boca;
  • O número zero (0) corresponde a corda solta;
  • Os violões possuem marcações para sabermos onde ficam as casas;
  • O melhor lugar para obter um som claro e limpo é pressionar a corda próximo ou no traste;
  • Tablaturas é a partitura do violão;
  • Nestas leituras somos capazes de ler notações e tempos para executar uma peça;
  • Casas são conhecidas como strings;
  • Braço como fretboard.

E uma informação IMPORTANTE nem todo violão tem o mesmo tamanho do fretboard, que são os números de casas. Alguns tem 12, 15 e 19. Muitos mapas de notas disponibilizado na internet contam até 12. Mas se você tiver um maior, basta continuar a sequência das notas.

Deixe aqui seu comentário