Pílula de Marketing (89) – 0s 5 Mitos sobre liderança que você deveria conhecer

Liderança é um ‘produto’ comercializado por gurus há mais de 20 anos, mas que tem um conceito menos ‘transacional’ no dia-a-dia e muito menos glamouroso como ofertado. Quando crio essa polêmica de “Comercializado por gurus” quero ressaltar que muitos vendem a liderança como sendo algo prazeroso, luxuoso e fácil. E a realidade é bem diferente dessa vida de líder que todos adoram oferecer. Vamos aos 5 mitos! No final do artigo – NOSSO CURSO ESPECIALISTA DE MARKETING JURÍDICO.

LÍDER NÃO É CHEFE.

É um mito. Chefe é, só não é o turrão chefe das antigas. Bem talvez seja turrão, mas não é mão mole e tampouco braço frouxo. O líder e o chefe continuam dando ordens, você continua sendo subalterno dele e isso nunca mudou na hierarquia empresarial. Talvez o fato novo é que agora estão dando nomes bonitos para aquele supervisor e chefe que vai ficar na sua cola procurando resultados.

Líder é um chefe, todo chefe teria que ser um líder. Ser líder não é uma tarefa fácil. Líder não significa mimos ou babá. Muita empresa confunde isso. E geralmente pagam um preço alto depois. Líder é um conceito comercial e industrial para aumentar a produção, nisso, destaca-se o uso do relacionamento interpessoal. O incentivo, a valorização, o destaque, a recepção do funcionário novo, o exemplo. Mas tudo isso tem um único objetivo, dentro de empresas, de você gerar mais lucro.

LIDERANÇA É TREINÁVEL.

Apesar de ser treinável. Ninguém treina para ser líder. Todo mundo se capacita para gerar resultados. Liderança não é uma função, ocupação. É um estado de espírito voltado a motivação do que a uma entidade. Ninguém é líder, todo mundo sente a liderança. O ato de liderar nos permite entender (orientar) mais como (comandar). Liderança está mais focado em gerar mais resultados do que ser uma pessoa que ‘orienta’. Em si, está mais formatado a ser uma força de performance.

LÍDER É IGUAL A CARGO DE GERÊNCIA.

Naturalmente que não. Líder não é o mesmo que gestor. Tampouco seria uma função. Está mais para um sentimento ou um conceito de motivação. Um gerente administra. Uma administração orienta a execuções de operações e tarefas. Mensura resultados e emite relatórios. A liderança é um subproduto da gerência ou estratégia. Portanto não faz sentido em dizer que a liderança é um conceito gerencial e sim um resultado de uma estratégia.

AS EMPRESAS PRECISAM DE LÍDERES.

Não. Nenhuma empresa quer líderes. Eles são um custo. Na prática a liderança é aplicada como um processo de ‘satisfação do funcionário’ como um subproduto da comunicação interna. Que não deveria ser nem considerado. Normalmente líderes são vistos nas empresas como um ‘fazedor de milagres ou favores aos funcionários para que eles trabalhem mais’. Essa é uma visão deturpada. Líder é um chefe que manda, a diferença é que ele vai valorizar a pessoa olhando para o aspecto que ela mais tem de positivo e assim conseguir o que mais quer.

Por que Winston Churchill foi considerado um líder? Porque ele conseguiu convencer as pessoas que eles iriam ganhar a guerra. Promovendo como? Com um parlatório carregado de termos de glória e incentivos de resultados. Mas na prática, ele estava deixando bem claro que os soldados teriam que continuar lutando mesmo que isso significasse que eles não voltariam para a casa. O que configura obviamente uma ordem.

As empresas precisam de gestores e estratégicos que saibam como lapidar e trabalhar melhor os seus colaboradores. Que irão ter que trazer resultados. Se esta forma usa a liderança, então ela será usada.

OS MAIS JOVENS SÃO LÍDERES.

Diria que os mais jovens representam a jovialidade. Se sabemos que liderança é uma tática de produção. Podemos compreender porque os jovens são tidos como exemplos vivos e visuais da liderança. Eles são garotos e garotas propagandas. E servem para incentivar o aumento da produção.

Se eles estão em uma posição que dá um destaque, quem não gostaria? Então a produção consequentemente aumenta. Mas nem sempre isso é verdade. Líderes são tudo ou todos aquilo ou aqueles que representam a filosofia de uma organização.

CONCLUSÃO.

Liderança é uma tática. Não uma pessoa ou função. Se você usa isso em uma pessoa, e diz, ela é um líder. É o mesmo que você pegar um representante que admira e torna-lo um líder (um influenciador). Você vai segui-lo e reproduzir o que ele faz. E chegar nos mesmos resultados, ou quem dirá, resultados superiores em algumas ocasiões. Logo pensar em Liderança em algo como alguém e remover isso da linha da chefatura, provavelmente você ignora os poderes dessa tática e portanto também ignora os malefícios que irá causar a si, ao produto, ao público e a organização.

CURSO ESPECIALISTA DE MARKETING JURÍDICO.

Inscrições abertas! Faça logo sua matrícula. Não deixe para depois. A capacitação é algo muito importante. Ela nos abre as portas e promove o nosso tão sonhado sucesso. Se você quiser tirar alguma dúvida de como tudo acontece, entre em contato pelo e-mail ou whatsapp abaixo.

Whatsapp +55 (21) 97127-2885

E-mail: contato@junqueiraconsultoria.net.br | rafael.junqueira@junqueiraconsultoria.net.br

Site: https://www.junqueiraconsultoria.net.br/ | https://www.junqueiraconsultoria.net.br/cursos

E-Book Gratuito: https://www.junqueiraconsultoria.net.br/e-books

Aulas Online e a vivo!

Certificado no final

Apostila por módulos (+ 100 páginas)

Calendário do aluno.

Deixe aqui seu comentário