A melhor forma de entender Japonês é escrever usando caderno e lápis. E se você chegar um dia na centésima frase escrita apenas neste idioma, aproveite para comemorar também. O estudo de qualquer idioma tem mais eficiência quando é feito diariamente. Muitos podem não dispor de tanto tempo, a vida pode ser particularmente corriqueira, mas não é necessário dispender de várias horas, apenas alguns segundos podem ser o necessário.
Façamos um exercício:
ざ・べビーメタルのメンバー:
本名 中元すず香 (スーメタル)
本名 きくちもあ (モアーメタル)
旧メンバー:
本名 みずのよい (ユイーメタル) 2010年-2018年
おんがく: おねだり大作戦
Agora tenta traduzir isso contextualmente sem usar tradutor. Faça a mesma coisa ao escrever no caderno. Use o computador apenas quando sentir que é capaz de digitar e pensar no ideograma na sua cabeça ou pensar em Japonês, como se diz.
POR QUÊ?
É uma pergunta válida de aprendizado. Porque escrever no caderno, se posso fazê-lo facilmente pelo computador. É bem mais prático, não gasta folhas e a maioria das pessoas faz uso das redes sociais para escrever artigos.
O sistema digital possui uma facilidade incrível, e uma delas que é o chamado autocomplete ou mesmo o fato de pressionar uma tecla e ‘desenhar’ o ideograma o condiciona a associar a imagem a tecla e não ao traço da mão. O que impede a memorização e consequentemente a compreensão.
Esse texto acima foi inteiramente escrito anteriormente sem tradutor apenas usando lápis em um caderno. E detalhe, tirado da cabeça. Não foi uma cópia.
TREINAMENTO.
Escrever pelo menos 2 frases por dia e não é necessário serem ‘longas’ pode ser uma afirmação do tipo “車あかいです” o Carro é vermelho para depois partir para coisas mais complexas. Vai ser possível em pouco tempo pensar em frases e escrevê-las. Ou mesmo pronunciar. A questão da agilidade que mencionei em nosso primeiro artigo dessa série em Japonês.
COMO TREINAR?
Fale a frase que vai escrever primeiro em voz alta. Depois a escreva e repita novamente. O detalhe que precisa considerar é que essa frase será algo criado por você. Evite copiar. Não fique com medo de dar uma olhadinha, mas quando realmente precisar. Faça frases pequenas depois eleve para frases mais sofisticadas.
- Faça todo dia;
- use caderno e lápis;
- Trabalhe a caligrafia;
- Ao mesmo tempo que escreve pronuncie em voz alta;
- Mais tarde, ao escrever pronuncie mentalmente.
