HISTÓRICO DA FAMÍLIA ADDAMS – DESDE DE 1930.
Para avaliar se a história da filha mais velha da Família Addams é interessante para ser assistir, quero voltar no tempo e falar sobre a sua história. Na década de 30, o cartunista Charles Addams criou em pequenas tiras uma narrativa com conteúdo de ironia e morbidez com um bom senso de humor de uma família americana.
A primeira aparição dessas tiras foi em uma revista chamada The New Yorker que tinha um seleto público naquele tempo, e um total de 150 quadrinhos foram publicados . Essa publicação foi realizada de forma ininterrupta de 1937 até 1988, neste último ano, o Sr. Addams veio a falecer. Durante esse período a esquisita família foi adaptada para séries de televisão, filmes, curtas, musicais e video games.
SÉRIES:
- Primeira adaptação de 1964-1966; (The Addams Family)
- Segunda adaptação 1973; (The Addams Family)
- Terceira adaptação 1992-1993 (The Addams Family)
- Quarta adaptação 1998-1999 (The New Addams Family)
- Quinta adaptação 2022 (Wednesday)
FILMES:
- The Addams Family (1991)
- Addams Family Values (1993)
- Addams Family Reunion (1998)
- The Addams Family 2 (2021)
CURTAS-METRAGENS:
- The Addams Family Fun-House (1973)
MUSICAL:
- The Addams Family (2010)
GAMES:
- Fester’s Quest
- The Addams Family
- The Addams Family: Pugsley’s Scavenger Hunt;
- Addams Family Values;
- The New Addams Family;
- The Addams Family: Mystery Mansion;
- The Addams Family: Mansion Mayhem.
LEGADO DE GOMEZ COMO RAUL JULIA.
A versão que muitas pessoas hoje se lembram são as exibidas nos anos 90 e protagonizadas por Raul Julia (falecido em 1994), Chrtistina Ricci, Angelica Huston, Christopher Lloyd e Dana Ivery. Elenco que fez parte do segunda longa em 1993, que no Brasil recebeu o nome de Família Addams 2 e nos Estados Unidos, Addams Family Value.
WEDNESDAY, PRIMEIRA VEZ SEM A FAMÍLIA ADDAMS NO TÍTULO.
A série Wednesday é a primeira que não adota o nome ‘Família Addams’ e o também a pioneira em explorar um dos membros da família em particular. Estreia em 2023, no papel da mórbida filha de Gomez e Mortícia, temos Jenna Ortega.
O PÚBLICO APROVOU?
- Pelo Rotten Tomatoes a aprovação é de 86% – clique aqui.
- Pela pesquisa do Google a aprovação é de 96% – clique aqui.
A ambientação da série aposta em um circuito de drama Teen com elementos de suspense e da comicidade que acompanha a saga da família Addams. E diferente como nos filmes, não há esse apreço, uma vez que o foco é Wednesday (Wandinha no Brasil). A trama segue com o seu ingresso na Escola Nunca mais e ela tentando se relacionar de forma mais normal possível com seus colegas que também não são nada típicos.
Os elementos que deixam a trama também atraente, são as similaridades com a saga Harry Potter. Desde da escola que lembra bastante Hogwarts, temos os personagens que por serem parte de um mundo fantástico. Sereias, lobos, monstros, captam bem a atmosfera mágica. Há além dessa relação ‘Wednesday x Colégio’ e sua provável vida de estudante, há também um círculo amoroso. E uma trama de suspense que conecta crimes estranhos ocorrendo nos arredores da escola com o passado de sua família.
POLÊMICAS.
O QUE ELA DISSE?
Ouça o PODCAST ARMCHAIR EXPERT com Dax Shepard com Jenna Ortega que ‘por suposição’ gerou essa polêmica – clique aqui (apenas áudio em inglês) – site oficial do PODCAST.
NOTA DO EDITOR DO MUNDO PAUTA.
Como proposta de Jornalismo Sério, a repercussão do caso tem ‘inúmeras’ versões das afirmações da Atriz sobre o que ela falou ou o que foi dito sobre ela, e o que rodeia. Desde de suas alegações classificadas como ‘críticas’ a série ou ao seu cargo de produtora executiva. E em todos os casos, como de praxe, não há citação de fonte alguma. No entanto há menções de possíveis fontes (Como a Revista Elle). Mas não há links ou em quais publicações essas alegações se referem.
A Revista Elle é uma publicação com foco em moda e normalmente é determinante em publicações femininas. Uma alegação desta natureza de que a atriz é produtora executiva não seria deixada de fora.
Na Revista Elle (apenas consta sobre Jenna Ortega)
- Entrevista sobre o Papel de Wednesday por Jenna Ortega (É preciso ser assinante)
- Sobre o trabalho da atriz
- Participação na CCXP 2022.
- Campanha da Dior Gris
- Sobre o Figurino de Wednesday
- Desfile de moda
- Empoderamento Feminino nas séries
Notas: Diversas fontes sem confiabilidade na internet, Revistas e canais alegam ‘fatos’ sem provar o seu conteúdo. Muitos criadores de conteúdo alegam que a Revista Elle publicou declarações que Jenna Ortega se tornou produtora executiva, mas não há essa declaração em nenhum lugar. Exceto entrevistas da atriz sobre os itens anteriores.
O QUE A MÍDIA \ CANAIS DE VEÍCULOS DE IMPRESSA DISSERAM?
[NECESSÁRIO Fontes para a afirmações nesta seção]
E recentemente a atriz Jenna Ortega se pronunciou ao revelar que não pretendia aceitar o papel (???), chegando a recusar várias vezes antes de finalmente aceita-lo por um pedido do diretor Tim Burton. Essa declaração é acompanha de outras em que revela ter tido a necessidade de alterar o roteiro de sua personagem por achar que muitas falas e trejeitos não eram adequados ao perfil de Wednesday.
Clique aqui para ler sobre a repercussão.
Suas críticas pareciam ter movimentado as Redes Sociais e os canais de mídia durante algumas semanas após o lançamento da série na plataforma Netflix. A repercussão foi tanta que que o diretor Steven DeKnight que não fazia parte da série chegou a criticar a atriz por sua atitude, que o mesmo considerou infantil e tóxica.
Clique aqui para ler a primeira parte.
Clique aqui para ler a segunda parte.
Após o ocorrido e a consequentemente viralização, o diretor voltou atrás se desculpando pelo ocorrido. A notícia da promoção da atriz, além de protagonista para como produtora da série também ganhou destaque nos jornais e portais da imprensa. As opiniões se dividiram e muitos pensaram em que a série poderia ser cancelada. No entanto os rumores eram falsos e a segunda temporada está à caminho tamanho o sucesso que a série foi recebida.
MUNDO PAUTA RECOMENDA?
Assisti a série sem pretensão, não conhecia os atores que participariam. Alguns levei um bom tempo para notar que eram ‘cameos’ e que eram de longa data em um repertório de vários outros filmes e séries que havia visto. E suas narrativas naquele mundo um pouco diferente da Família Addams foi uma surpresa.
Assisti os filmes de 1991 e 1993 e não sou um fã de longa data do filme. Não quero dizer que sou um contra sobre. Mas tão ferrenho. Um expectador neutro, esperando assistir uma boa série. Não acho que eu tenho críticas negativas. Nem pela história, pelas tramas, tampouco pelos personagens e pelo elenco escalado.
Gostei da ambientação da escola, realmente lembra Hogwarts em muitos sentidos. Pois levamos em conta que Hogwarts é um lugar único. Só seria possível ‘usar’ aquele lugar em um conceito repaginado, que o caso da Wednesday. Temos uma nova história focado em um membro da família. Onde sempre houve na verdade foco no casal Gomez e Mortícia.
As tramas são interessantes porque você quer ver como a Wandinha será agora interpretada, e também fica sabendo desse mistério que ronda a Escola Nunca Mais. Os personagens parecem fazer parte de uma trama bem rica e interessante. Outro ponto é dar uma ascendência para Wednesday, que nunca foi uma menina ‘super poderosa’ e sim bastante anormal.
Querendo eletrocutar seu irmão, o feioso e não expressava nenhum sorriso que não fosse pelas maldades que gostava de praticar. A série conseguiu cativar bem o público novo, o antigo também. E diria que as chances de se decepcionar com a série são relativas, uma vez que vai depender muito do seu gosto.
Essa é uma série Teen, especificamente. Mas é tão interessante, que esse lado de drama de escola, relacionamentos não é exatamente o foco, mas essencial para história correr. Mas ela não é tão infantil também. Tem um peso pela maturidade da série bater em uma questão diferente do filme de 1993, em que em um acampamento de verão, Wandinha se apaixona, ali a atriz tinha 14 anos e fazia uma pré-adolescente.
Na série Jenna Ortega tem 20 anos e faz uma Wandinha com 17 anos. Logo os relacionamentos não ficariam muito na superfície. Mas nada que estrague a ‘coisa toda’. Ela vai continuar mórbida, com o jeitinho de Vulcana e com a inteligência que sempre demonstrou ter em todas as adaptações que a personagem teve.
Recomendo.
