O jogo da Bethesda Ghostwire: Tokyo é um excelente exemplo de uso para estudar Japonês de uma forma plena. Pois você pode optar pelo áudio que é originalmente em japonês, a cidade que possui uma sequência de Hiragana, Katakana e Kanji que fazem sentido, são traduzíveis e estão em contexto. E pode fazer uso da alteração do idioma (言語) para o Japonês (日本語) para que os textos do MENU, INVENTÁRIO, NOTAS e LEGENDAS fiquem nesta língua.
- Áudio para o estudo de proficiência audível e pronunciável;
- Escrita para leitura;
- Gamificação para fixação dos termos e frases.
E aproveito para usar o artigo de Japonês para falar sobre este jogo. Ghostwire: Tokyo é um jogo para PS5 e PC que se passa no distrito de Shibuya em Tókyo no Japão possivelmente no ano de 2022 ou 2023. Você é Aito que é incoporado por KK um agente de um grupo de investigadores paranormais. Logo que começa você está em uma situação bastante peculiar, morto.
E percebe que todos, exceto você e algumas entidades paranormais (妖怪) perambulam pelas ruas da cidade. Infestado de problemas e aparentes casos de pessoas que não conseguem fazer a passagem para o além, você passa a ter que ajuda-las. Usando de poderes emprestados de KK que se conecta ao personagem principal.
O game bate em três questões interessantes: Folclore Japonês, Xintoísmo e o Japão Moderno. Os cenários são realmente bem caprichados, a música é imersiva e muito envolvente. Como em jogos japoneses, a narrativa é um símbolo da qualidade que precisa ser apreciada. Então recomendo o jogo para os que gostam do Japão e/ou que estão aprendendo a língua.
