Japonês (12) – Como estudar por games?

Estudar japonês por uma fonte como o GAME requer um estudo de anotação manual. Com um caderno em mãos você pode anotar uma das 3 escritas que encontrar. Mas não fara isso de uma forma ‘bagunçada’. Se for anotar tudo que vê no jogo, você não vai aprender. A melhor prática é focar em uma lição e deixar que os outros detalhes vão surgindo, para se tornarem familiares.

(1) Viu um ideograma ou KANI, anote-o no caderno.

(2) Pronuncie

(3) Escreva várias vezes

(4) Procure as ocorrências dele, dentro e fora do GAME

Você não vai aprender tudo de uma vez. Em estudo de idioma você aprende o básico primeiro e vai aos poucos absorvendo novos conteúdos. Vou dar um exemplo. Recentemente joguei Final Fantasy 8 remasterizado da versão STEAM em Japonês. E um dos KANJI que vi aparecer foi o 今日 (Kyo) que significa Hoje.

Então como eu já havia visto estes KANJIS em uma outra ocasião, resolvi tomar notar dele. E fui pesquisar para saber o que significava. Toda vez que ele aparecia eu sabia que se tratava do tempo presente e especificamente HOJE.

Então vi necessidade de aprender outros ideogramas que me dessem a entender o que significava aqueles KANJIS, das inúmeras vezes que ele aparecia. Então pude formar um contexto. Hoje….espere….com o livro. Estas frases picotadas representavam algum contexto. Mas mesmo que eu não soubesse eu já podia supor que tinha nas reticências.

(5) Estude sempre usando um contexto.

(6) Você vai aprender por ocorrências

(7) Toda vez que vir o que você aprendeu (seja mentalmente ou não) pronuncie

(8) Por uma questão de memorização escreva eles no caderno

(9) Escreva frases que tem haver ou com o jogo.

Os games são uma ótima forma de aprender japonês. Os títulos da saga Final Fantasy fazem uso do Japonês formal e os verbos estão na forma – MASU.

Deixe aqui seu comentário