Análise de Chernobylite: Vale à pena?

Chernobylite Enhanced Edition é desenvolvidora e distribuído por The Farm 51, foi lançado em 28 de julho de 2021 para PC e disponível no site Steam. É um jogo de RPG Ficção Científica, Survivor terror e Craft. Com mecânicas de sobrevivência e uma mundo aberto e construção de bases.

Ambientado na cidade de Chernobyl em Kiev, Ucrânia nos tempos atuais, somos Igor, um cientista que ora trabalhou nas usinas que um dia viraram história em 1986. A narrativa é transcorrida em primeira pessoa com cenários mapeados por fotorealismo da cidade real, você quer achar sua esposa desaparecida há 30 anos.

Mas no lugar de uma cidade apenas abandonada pelo vazamento mais famoso da história. Há uma conspiração política e um erro da biomedicina que custou muitas outras vidas e tem ainda causado problemas a região que está isolada do mundo.

Referências à KGB, ao acidente. Você precisa determinar suas escolhas para ter um entrelaçamento na história que muda conforme seus caminhos. Mas há algumas características que fogem à vista quando se trata de jogo. Vamos separa-las em dois quadros:

  • Características públicas;
  • Características in-game.

CARACTERÍSTICAS PÚBLICAS.

Se trata da própria informação que é encontrado na internet e no site do game. Vamos lá para termos uma ideia do que vamos encontrar no jogo.

  • Sistema de construção de Bases: Um galpão de Mikail alugado para sua exploração serve de construção de sua base. Você monta lugares para os seus recrutas, geradores, purificadores de ar, televisão, oficinas de melhoramento de armaduras, armas e modificações;
  • Sistema de recruta: Você pode ter ajuda na sua busca. Cada recruta oferece um sistema de melhoramentos em treinamentos que você pode gastar usando pontos conforme ganha experiência e passa de nível;
  • Sistema de RPG – Você ganha experiência proporcional segundo suas ações em combate, escolhas e finalização de missões. O nível confere pontos que podem ser gastos em habilidades.;
  • Sistema de treinamento de habilidades – Não basta gastar os pontos. Se você quer ficar bom em melhorar a mira, tem que realmente passar por um treinamento onde terá que dar tiro em latinhas a distância. Ou se quiser ficar mais furtivo, terá que passar sem ser percebido. E após essas superações, é que terá o direito a ter essas habilidades;
  • Sistema de sobrevivência: Você sofre dano, estresse e contaminação de radiação. Precisa fabricar ou coletas remédios para controlar esses status. Estresse permite que você sofre mais dano ou mesmo erre na mira. Radiação o faz ver vultos e criaturas que não estão lá. E você sofre danos de vida;
  • Sistema de construção em qualquer lugar: Com uma certa limitação, você pode montar armadilhas, oficinas e fogueira e controladores de ambiente (Redução de radiação, teletransporte de criaturas e redução do chernobilita);
  • Inventário: Com espaço limitado você tem slots para específicos itens o que lhe obriga a gerenciar o que vai levar. Também há sistema para habilitar através de atalhos em teclas os itens ou armas disponíveis.
  • Em Chernobyl e no vazio: Chernobilita é um fragmento de radiação modificado por algum experimento que você vai precisar descobrir o que é. Mas ele permite que você viaje entre os lugares através de uma espécie de túnel entre as dimensões.

CARACTERÍSTICAS IN-GAME:

  • Viagem no tempo: Não é tão aparente, porque não é algo que se revela de início. Mas o jogo tem escolhas e suas consequências. Se você salva uma pessoa, ela te ajuda no futuro e você tem acesso a um item específico. Você duvida de uma pessoa, e ela fica desconfiada de você. Você pode voltar no tempo e refazer suas escolhas, implicando em outras consequências. Para isso se usa o Chernobilita.
  • Uma missão por dia: Não é um jogo que você sai voando nos mapas e dando tiro a esmo. Aqui cada dia é uma estratégia. Você escolhe que recrutas vão para qual missão, alguma são habilitadas por dia e outras são especiais ou da missão principal. Você pode ficar na base ou ir em uma incursão;
  • Estratégia das Missões: Você tem informações do que fazer, que itens vai encontrar e ter uma visualização de onde a missão fica. Faz diferença, porque se tiver helicópteros, significa reforço de inimigo, se tiver chernobilita (cristais verdes) quer dizer presença alta de criaturas, se tiver nuvem verde significa presença de toxicidade e radiação. Para cada tipo de ambiente você precisa de um equipamento específico;
  • Cada visita uma novidade: Os mapas são revisitados, mas você tem novidades. Segundo suas ações, elas podem aumentar a hostilidade local ou diminuir;
  • Salvar o jogo: Ele pode salvar a qualquer momento, mas para carregar ele considera locais especiais. Normalmente onde ficar um ponto de interrogação ou onde a missão ocorreu ou está. Se você salvar em outros lugares, ele só garante o que você pegou no inventário e sua saúde ou ações. Mas espacialmente você vai voltar para o local onde salvou como se fosse um checkpoint;
  • Primeira Pessoa: O jogo não tem uma alternativa em terceira pessoa;
  • Armaduras precisam de placas: As armaduras do jogo não é apenas comprar ou pegar e usar. Você precisa de placas de metal ou cerâmica para funcionarem;
  • Idioma: Jogo em português. Com exceção do áudio que é inglês (com legenda em português);
  • Vendedores ou Andarilhos: Nos mapas você vai encontrar alguns espíritos aventureiros. Vendendo tralhas em troca. Como não existe dinheiro aqui, você troca por equipamento ou comida;
  • Gerenciamento de Rendimento na base: No final do dia após terminar sua missão, você volta para o relatório do dia. Seus recrutas e você fazem o levantamento do espólio. E isso inclui o gerenciamento de comida. O quanto você conseguiu durante suas missões serão necessárias para recuperar as forças da equipe. Também inclui o estado da sua base, como áreas de conforto, camas e estado. Tudo isso vai deixar sua equipe satisfeita ou insatisfeita. O que irá impactar seus resultados;
  • Seu quarto: Você tem um quarto que serve para dormir e passar o dia. Ou acessar a tecnologia de Aria para entrar em uma viagem virtual e acessar através do Chernobilita em realidades que você pode alterar seu passado ou ver o que aconteceu sem opção de mudança;
  • Detetive: Você precisa procurar informações da KGB, da conspiração, do sumiço de sua esposa e das lacunas entre o acidente e e um possível experimento local. Tudo isso vai fornecer informações para acessar memórias passadas ou mesmo possibilidade de mudar o tempo.

PRÓS E CONTRAS:

Os prós nos colocam em um jogo em uma perspectiva interessante de uma trama que envolve o acidente de Chernobyl em 1986 com uma narrativa fictícia que envolve a radiação e um experimento secreto da KGB e que sumiu com sua esposa.

PRÓS:

  • Ambiente aberto á possibilidades e ações;
  • Escolha entre combate aberto, furtivo ou ambos;
  • Personalize armas e armadura;
  • Aumente suas capacidades através de habilidades desbloqueadas;
  • Ache itens únicos;
  • Mapas que geram aleatoriedade de jogabilidade;
  • Não há mesma partida.

CONTRAS:

  • A mecânica do movimento e dos tiros são simples, e geram frustração quando você precisa combater uma criatura que vai em sua direção. É preciso mirar para atirar e fazer um golpe de mano a mano. Essa troca às vezes não acontece e a criatura te bate algumas vezes;
  • Sistema de combate é pouco simples e não há muito dinamismo;
  • A recarga da arma trava o seu tiro. É bom sair correndo enquanto recarregar;
  • O sistema furtivo mesmo com habilidades no máximo não surte nenhum efeito de vantagem. Todos te veem tão rápido quanto não tivesse nenhuma habilidade ativada;
  • Muitas vezes atirar no corpo da criatura não surte efeito, só na cabeça.

VALE À PENA?

É preciso saber que este jogo não roda muito bem em sistemas i5 para baixo. Tem uma Nvidia RTX 3020 é obrigatório. Ou nem no básico ele roda. É um jogo que surpreende, apesar das poucas características expostas no site do jogo, ele é bem mais complexo, e pode ser comparado à esses jogos:

  • F.E.A.R;
  • Fallout 4 (Sistema de assentamento);
  • Série Metro;
  • Série S.T.A.L.K.E.R.

O Mundo Pauta pontua:

  • SONS E EFEITOS SONOROS: 8.0;
  • JOGABILIDADE: 6.0;
  • MECÂNICA DE CONSTRUÇÃO: 7.5;
  • NARRATIVA: 9.0;
  • AMBIENTAÇÃO: 10.0;
  • MECÂNICA DE MELHORAMENTOS: 8.0;
  • DIFICULDADE: 7.0.

Nós achamos uma ótima pedida. Fiquem ligados, que iremos em breve mostrar o seu gameplay no site Junca Games (Youtube).

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