O personagem denominado como Mago supremo (Supreme Sorcery) e que irá estrear em seu mais novo filme (Dr. Estranho – Multiverso da loucura) estimado em 2:38h e com as implicações de multiversos sendo abertos e invadidos por forças sinistras. Enquanto esperamos o lançamento, veremos 5 curiosidades que provavelmente você não sabia sobre o Dr. Estranho.
ORIGEM.
Em julho de 1963, Stan Lee e Steve Dikto concluíram um rascunho em sua próxima publicação da tiragem Strange Tales número 110 com um mago chamado Stephen Strange. O número ainda não contava com a revista apenas para o místico, a sua primeira aparição totalizava 5 páginas e o primeiro inimigo apresentado foi o famoso Pesadelo.
Com umas leves alterações, Dr. Estranho, sempre perde a função motora das mãos quando após um acidente de carro, ele passa a procurar uma cura desesperadamente quando acha uma possível esperança em um templo no Himalaia. Detalhe, que este começo só é diferente da versão What If disponível no canal de streaming Disney Plus.
De forma que no lugar do acidente, o mago procura por uma forma de trazer de volta dos mortos, sua amante Christine, a enfermeira da noite. História essa que fará ponta no filme Multiverso da loucura, com um Dr. Estranho espelho.
DEFENSORES ORIGINAIS.
Em 1971, era formado a liga dos Defensores, o grupo original contava com o Dr. Estranho, Surfista Prateado, Hulk e Namor. Ao longo das histórias, a Valquíria e o Gavião Arqueiro chegaram a compor ao mesmo tempo, o grupo.
O argumento de Stan Lee e Steve Dikto, era que o mago ainda não era um personagem popular e com a ajuda daqueles que eram mais famosos, ele seria capaz de se destacar. O grupo depois se dissolveu, dando lugar a outras formações, sendo em diversos momentos mais tarde, composto por Dr. Estranho em diferentes composições.
ELE MATOU O ANCIÃO
O feiticeiro Zao, nome real do mestre do Dr. Estranho, conhecido popularmente como ancião, surge na primeira história do Dr. Estranho como um mentor que vai ao auxílio do aprendiz sempre que o mesmo o solicita.
No entanto em uma história que envolvia o deus imortal Shumah-Gorath, a enorme criatura de tentáculos e ciclope que muito lembra o STARRO da DC Comics, se apossa da mente do mestre do mago supremo. Para libertar o mestre e evitar que o mal permanecesse na dimensão, Dr. Estranho, infelizmente, desfere um golpe fatal em seu mestre e bane Shumah para uma outra dimensão.
JÁ MORREU INÚMERAS VEZES
Dr. Estranho já morreu diversas vezes em suas histórias. Sempre com alguma forma de retorno. Em recente arco, ele morreu, e sua esposa Cléa, assume o posto de mago supremo com alguma ideia de retorno dele ao mundo dos vivos.
Em a Melhor Defesa, que traz os Defensores originais aos traços atuais de uma saga de 2018, o Mago supremo morre aos 80 anos em um futuro dominado pela horda demoníaca de Dormammu. Mas não antes de enviar um recado para o seu eu do passado usando a projeção astral, quando neste momento, já estava morto.
Em Dr. Estranho contra Drácula de 1972, ele também encontra o seu destino final quando é mordido pelo famoso vampiro. Mas sua despedida é breve, quando retorna para dar cabo do malévolo habitante da noite.
SE CASOU COM A SOBRINHA DO PIOR INIMIGO
Cléa é filha de Umar, irmã de Dormammu. Originalmente, os irmãos foram lacaios nas histórias dos anos 60, antes de se tornarem os senhores da Dark Dimension. Dormammu também não era tomado por uma chama incessante pelo corpo, e sim um ser humano normal. Mas sua forma de virar o que conhecemos como é hoje, foi bem simples, após um acesso de fúria, ele tomou o seu corpo em um invólucro de fogo infinito.
Cléa surgiu nas histórias nos anos 60 no primeiro arco que levava Dr. Estranho vs Dormmamu na primeira batalha da saga do herói e como sendo a primeira antes de receber a capa de levitação e o Olho de Agamotto como nós conhecemos. Antes disso ele era desprovido de tais artefatos familiares. Nesta época, a moça do cabelo branco não era uma personagem com alguma definição. Não tinha nome, nem era referenciada como filha de Umar e tampouco sobrinha de Dormammu.
Mas era uma habitante ativista da Dark Dimension. Após alguns números, finalmente Cléa foi chamada assim. E por inúmeros contos, os roteiristas exploraram o relacionamento do Dr. Estranho com ela, chegando a casar os dois. Mostrando inclusive o período durante e pós, quando os mesmos não estão mais juntos. Mas volta e meia, Cléa retorna ao auxílio do amigo.
Em 1978, para efeito de curiosidade extra dessa matéria, foi feito um filme chamado apenas de Dr. Estranho em que os personagem Cléa, Dr. Estranho, Wong e a Morgan Faye (Maga Morgana) da Távola Redonda do Rei Arthur e a ordem de Merlin) se unem em uma trama de duelo entre as forças do bem e do mal.





