Estratégia da Sinergia: Como o foco em parcerias pode fazer você crescer?

Sinergia é uma palavra muito utilizada, e até um pouco mal compreendida. Talvez não por sua definição de cooperação intimista ou funções\ideiais similares. Sinergia é algo que podemos entender como A se junta B porque, A e B possuem similaridades, funções e metas parecidas.

Tudo que possui o mesmo ou aproximado objetivo, terão forças concentradas no mesmo ponto. E portanto podem se tornar parceiras para atingirem mais rápido e eficientemente o objetivo.

Quando menciono que a sinergia não é compreendida, estou falando sobre o mérito de sua aplicação. A diversidade de suas funções. Muitos compreendem a sinergia como um resultado consequente, e não como uma tática consciente, aplicado por uma pessoa em determinado momento.

Sinergia pode ser entendido também como uma característica de grupos que são interconectadas por suas práticas similares para os seus objetivos que são quase ou senão os mesmos. Por exemplo, sinergia entre países (OPEP).

OPEP (Organização de Países Exportadores de Petróleo) concentram países que tem por objetivo extrair petróleo e definir o preço de mercado mundial.

Devemos ter uma sinergia de negócios em mente. O que seria? Sinergia que visa vantagem competitiva. Você quer se unir a pessoas, empresas e instituições que possam garantir o ganha-ganha, seu market-share e um retorno financeiro\valor (Branding) no final.

Qualquer outro pensamento será um desperdício. Agora vem a questão de sua aplicação e acho que teremos aqui algumas boas ideias para tornar a estratégia da Sinergia algo mais presente. 

Devido a nossa cultura atual, os influenciadores que podem ser celebridades artísticas, políticas ou escolados, ocupam o espaço de catalisadores (garotos\garotas propagandas) são uma forma de construírem sinergia ao público.

O equívoco é determinar que sua contratação se deva pelo fato de trazer o público para retenção. Se os critérios avaliados são:

  • Influenciador com visibilidade acima da média;
  • Influenciador com popularidade de venda alta.

Qual é o problema de contatar um influenciador para ter público, se ter público significa aumento de volumes de venda, o objetivo de qualquer empresa? Eis a devida questão respondida claramente.

A maioria das empresas contatam todo e qualquer influenciador que tenha visibilidade acima do que esperam ser da média para cima, sem se importar com:

  • Sinergia do influenciador e seu negócio;
  • Público do influenciador toma as decisões de compra?;
  • Público do influenciador consome o seu produto?;
  • O influenciador é considerado um catalisador de vendas?.

A sinergia na maioria desses casos não existe, e se existe, é insignificante. O que temos são catalisadores de público, mas que não oferecem uma retorno sólido para o negócio. E há alguns sinais que devemos observar:

  • Aumento de volumes de vendas não significa retenção de público;
  • Retenção de público significa volume de vendas persistente por meses;
  • Volume de vendas deve permitir dispensar estratégias de ofertas para o público que compra em valor cheio.

Nossa observação permite entender que as empresas, em atual momento tem ainda colocado o poder das visualizações (volume, tamanho de público) no lugar do devido crédito que prova a sinergia do negócio onde falamos sobre “tema”.

Tema pode ser entendido como o fator que une seu negócio a um método de captação de clientela, seja por um influenciador ou uso de algum patrocínio qualquer, que conecte o seu negócio ao mesmo ideal.

Veja como é fácil compreender:

  • Jogadores de E-Sports recebem patrocínio das marcas de esportes;
  • Influenciadores leitores de livros recebem patrocínio de livrarias para descontos.

Todo e qualquer patrocínio segue uma linha. Perceberam? Por que marcas de esportes, artigos esportivos colocariam seu nome em uma camiseta de um jogador de E-Sports?

Porque esses jogadores e a marca de venda de artigos esportivos promovem a prática de esportes. Normalmente temos também empresas que vendem placas de vídeo, mousepads, mouses, set tups de jogadores, tudo para influenciar o público que se conectou com a ideia.

Para se tornar um E-Sport player você precisa de equipamento, quer ser como seus ídolos?

Essa é a mensagem que se tem quando uma empresa cria sinergia com outra, ou causa, idealismo ou negócio em si.

Para concluirmos nosso artigo, quero deixar um exercício importante para vocês, assim serão capazes de visualizar a importância da Estratégia de Sinergia e saber aplica-la corretamente.

Identifique primeiro o setor que você quer analisar, já pense em como o seu negócio (seja CEO, colaborador) poderia se conectar com outra empresa por exemplo.

Agora defina um critério de como essa sinergia vai poder lhe dar vantagem. Lembra que toda sinergia precisa gerar vantagem competitiva, e isso significa, que seu negócio precisa ganhar:

  • Mais visibilidade, promovendo mais vendas;
  • Mais retorno, promovendo mais avanços;
  • Ganhando market-share;
  • Ganhando autoridade.

Os critérios devem ser influenciados com a ideia de como você vai lucrar. E não estou falando de lucrar pelas beiradas. Ganhar um pouco, o resto. Estou falando do seu projeto principal para tornar o seu negócio mais lucrativo com eficiência máxima.

Quais os critérios que você pode usar?

  • Unir-se a empresas com o mesmo objetivo que você;
  • Associar sua cultura corporativa, operacional com outra empresa que faça o mesmo ou melhor;

Toda e qualquer parceria precisa ter o mesmo objetivo ou linha de produto igual: Esportes, Biomedicina, Direito e etc.

E por fim, realizar a parceria (ou Co-Branding) com o objetivo de fazer com que sua empresa e as outras envolvidas ganham o bônus da força em conjunto para tornar as suas metas reais e seu retorno concreto. 

E não precisa pensar em investimento alto para aplicar a sinergia. Não atire para todos os lados. Seu público não são todos. Mesmo que em muitos casos, possamos classificar as empresas em tipos de mercados:

  • Massa;
  • Segmentado;
  • Personalizado;
  • Individualizado.

Onde no primeiro caso, a conveniência pode acertar qualquer pessoa, ela contrasta com o mercado de nicho que atinge o Segmentado, Personalizado e Individualizado, que é onde a ‘mina de ouro’ se concentra, onde nem todo público está.

algumas perguntas que você pode fazer para identificar se sua Estratégia de Sinergia é viável:

  • O volume de público dessa empresa ou influenciador é o meu público?
  • Poderei reter esse público comigo? Como posso ter certeza? Como averiguar se isso aconteceu?
  • Qual é a minha margem de erro do público certo? Existe uma margem de erro médio? O quanto que quero lucrar?
  • Qual é a vantagem competitiva que vou adquirir? Ela será temporária ou perpétua? Poderei compreendê-la ou ele é casual?
  • O objetivo da outra empresa é o mesmo que o meu? Os produtos deles podem ser combinados com o meu? Se pudesse, o produto A de minha empresa poderia ser vendido com o produto C da outra empresa?

Concluindo, tenha a intensa atenção sobre os requisitos que uma sinergia exige. Todo padrão de combinação que potencializa seus retornos é sempre entendido como um sistema que opera por um fim comum e com todas forças somadas.

E todas as forças somadas significa, que cada centímetro de uma oportunidade de parceria pode ser explorada. Por exemplo:

Coca-Cola + Eventos Festivos = Bebida de comemoração, Bebida infantil, Bebida de Nostalgia, Bebida familiar, Bebida de reunião de amigos.

Adidas + Futebol = Ativismo esportivo, torcida organizada, qualidade de vida, prática incentivada de esporte, sentimento de esportista, sentimento de competição.

Coleção Festival de Música = União de tempos, sentimento de colecionador, sentimento de feeling musical, reunião de colecionadores e músicos, quem gosta de música tem um hobby, músicas presentes nas coleções, coleção presente nas músicas.

Esses grupos que separei são seguidos de características que podemos levantar ou cadernos de assuntos como em um editorial jornalístico. Uma mesma notícia pode ter diversas interpretações e colocações. 

Sabendo disso, uma estratégia de sinergia bem aplicada consegue em termos práticos combinar diversos tópicos para que o uma Empresa e outra(s) possam criar diferentes linhas de interpretação do mesmo produto.

E somente é possível isso se houver elementos em comum ou sinergia.

EM BREVE 2022 – LANÇAMENTO.

CURSO ESPECIALISTA DE MARKETING JURÍDICO.

SOBRE O AUTOR.

Rafael Junqueira é Professor, CEO e Diretor de Marketing da Junqueira Consultoria. Publicitário e especialista em Marketing Digital e Marketing de Relacionamento. Possui mais de 8 anos em experiência em Marketing Jurídico, autor de mais de 100 artigos. Pós graduado em Adm. de Marketing e Comunicação Empresarial (UVA), Marketing de Relacionamento (IBMEC) e Gestão de Riscos em Marketing Digital (ESPM).

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE MARKETING JURÍDICO

Especialização para estudantes, profissionais de Direito, Marketing e Publicidade que foca em conteúdo prático aliado com bases da teoria utilizando métodos de ensino que permita o aluno desenvolver a capacidade de compreensão única e fundamental para entender Marketing e aplica-lo em Marketing Digital, Jurídico, Publicidade, Copywriting e criação de anúncios.

O curso vai contar com:

  • Apostila por módulo, cerca de 100 páginas cada;
  • Certificado;
  • Aulas online;
  • Calendário do Aluno;
  • Programa do Curso.

Você opta por fazer o curso completo ou por módulos.

Acesse http://www.junqueraconsultoria.net.br/cursos

Deixe aqui seu comentário