Dungeons and Dragons (17) – O quanto Skyrim é um DnD?

A quinta saga de Elder Scrolls integrou muito das mecânicas de Arena, Daggerfall, Morrowind e Oblivion. Para os que jogaram, havia uma certa intensidade das personalidades, haviam profissões e alguns pontos da classes que não existiam mais em Skyrim. E vamos lá.

Eu conheci Elder Scrolls por Skyrim, jogo desde de 2011 o seu lançamento. Fui descobrir que haviam anteriores uns 5-6 anos depois. Na altura do campeonato não estava muito antenado ainda com lore. Mas depois que fui pesquisando sobre, descobri.

E então até a aquela altura, Skyrim para mim sempre foi um exemplo de RPG tradicional (ainda não fazia menção de ser DnD) do que qualquer outro RPG presente. Tenho minhas ressalvas, e poderia ser bastante gentil em falar que MMORPG não é RPG. Mas aí vamos entrar em um debate infindável.

Prefiro falar do que me diverte e não do que naturalmente nem sequer tenho interesse. Que é Online e tampouco MMO. Assim meus olhos para RPG ficavam entre VG e jogos práticos (Tradicionais). Boardgames, Cardgames e etc.

No final de 2019, comecei a procurar mais alternativas de RPG. Há um resumo prático aqui: Quando comecei a jogar DnD logo comecei a identificar o que era RPG e o que era avenura\ação. E então listei alguns jogos que possuem RPG:

  • Saga Elder Scrolls (Exceto Online);
  • Fallout 1 e 2;
  • Anacronox;
  • Witcher 3: Wild Hunt (joguei poucos anteriores);
  • Dungeon Siege;
  • Shadow Run (1993) o atual achei menos RPG, mais estratégia.

Tem mais, mas eles é o que me veem a cabeça sem esforçar muito. Os elementos de RPG nunca são apenas estéticos, eles são funcionais, então desenhei o seguinte:

  • Árvore de habilidades;
  • Armadura;
  • Alforjes e Gibeira;
  • Armas;
  • Sistema de combate;
  • Sistema de interação social (diálogo);
  • Sistema de exploração: (Sidequests, colecionáveis);
  • Open World ou Mundo Aberto.

Foram alguns critérios que avaliei sendo um RPG taxativo. E agora vou listar os que são Fake RPGS. Os chamados TPS ou FPS, que é diferente do TPP e FPP. Explico logo adiante:

  • Deus Ex;
  • Far Cry;
  • Assassin’s Creed;
  • Zelda;
  • Dark Souls;
  • God of War;
  • Tomb Raider;
  • Horizon Zero Dawn.

FPS ou TPS refere-se ao ângulo de visão, respectivamente primeira e terceira pessoa do tipo shooter. De uma forma popular, tudo que é taxado como FPS ou TPS não há um quesito de immSim (Immersive Simulation) com qualidade de RPG e sim de apenas combate.

Ou ainda de farmar ou nerfar habilidades. Que é algo que muitos insistiram em Witcher 3. Mas o jogo nunca foi um TPS e sim um TPP RPG. Por isso que até hoje tem vídeo no Youtube de pessoas tentando ensinar a ganhar XP, mas o foco não é subir de level como um jogo genérico. É na verdade interagir no mundo.

FPP e TPP tem 50% da mesma definição das abreviaturas anteriores, mas o que muda é paradigma. O jogo não esta mergulhado em uma estrutura de tiro ou de combate apenas. Mas de perspectiva em primeira pessoa com o intuito de simulação e interação. Eis uns exemplos de FPP:

  • Everybody gone Rapture;
  • Bioshock;
  • Event[0];
  • Zork Nemesis;
  • Alien Isolation.

São jogos atmosféricos com um conceito de interação, exploração e devaneios. Existe uma reflexão do que apenas ser um FPS. Onde o conceito é ser em primeira pessoa com a ideia de imersão no combate. E o que se supôe que seja Cyberpunk 2077 (um FPP RPG). Se supôe por parte dos fas. O gameplay mostrou até agora FPS genérico RPG – até a data de lançamento veremos se essa classificação muda.

No caso do Witcher temos um TPP RPG. E no caso de Skyrim temos um FPP\TPP RPG com raízes de DnD. Quando estava jogando achei um Scroll Fireball. Jogável é claro. Quem não conhece o famoso Fireball?

E inclusive existe na descrição as mesmas características do Fireball do DnD:

  • Tem efeito com uma explosão no impacto;
  • Não custa mana (slot de magia);
  • Precisa estar a 15 Feet de distância (4,5 metros) em grid é 3 casas;
  • Funciona como um truque. (Círculo ou Nível 0).

Sem falar no sistema de compensação que não existe em nenhum outro jogo. Pelo menos, eu nunca vi. Que é treinar os skills e ganhar pontos de experiência e skill por disciplina:

  • Andar agachado aumenta o seu furtivo (Sneaking);
  • Usar o arco e flecha aumenta o Arqueiro (archery);
  • Vender\Comprar ou persuadir\ler livros aumenta o seu carisma (Speech).

Ressalvo que existe uma biblioteca em Skyrim te tanto livro. É possível ler a cronologia de cada era, sobre os astros, sobre Nirn, Tamriel, cada país. A grande Guerra. Ad Dominion. E toda Lore que você possa imaginar. Além de tomos de magia que você aprende novas magias e de livros que parecem avulsos, mas que ensinam skills (e a leitura deles é preciosa, tem alguns que te ensinam a forjar armaduras e armas).

Outros contam sobre lendas. Outros que ativam missões. E outros que ensinam como matar criaturas como Trolls. É possível ler mais sobre os Greybeards, anciões que te ajudam no jogo como Dragonborn.

Pode não ter os 6 atributos conhecidos. Mas eles trabalham essa ideia com a finalidade e deixar livre na escolha da classe. Muito dos atributos é prender você em uma linha de carreira. Se escolher inteligência e sabedoria é classe mágica. Se coloca em Força e Constituição é classe guerreira. Em Skyrim você pode fazer Multiclasse com o que você quiser:

  • Bárbaro com monge, bárbaro com mago, encantador com alquimista, lutador com ladino, transmutador com fazendeiro.

Em Skyrim, devido a Expansão Heartfire você pode comprar uma propriedade. Em três lugares distintos em Skyrim. Além disso, antes disso, você podia comprar casas dentro de certas cidades. Ou ainda se hospedar. Se tivesse sorte, achar algum acampamentos onde as camas estão livres da restrição de dormir nelas.

Ou fazer parte de facções, algumas jogáveis e outras apenas como imersão do jogo:

  • Darkbrotherhood;
  • Companion;
  • Imperial;
  • Stormclock;
  • Guild Mages (Winterhold) com Archmage (diretor);
  • Dawnguard – como caçador de vampiros;
  • Guild Vampires – Como vampiro.

Embora podemos fazer parte do império. O destacamento fica localizado em Skyrim. Deixando bem claro que esse alistamento é apenas ali. E não no império em si. O mesmo vale para Stormclock.

As facções que são efetivas são:

  • Darkbrotherhood;
  • Companion;
  • Guild Mages;
  • Guild de Caçadores de Vampiros;
  • Guild de Vampiros.

Você pode ter filho, esposa, cachorro, mordomo, mansão, diversas propriedades. Sim pode ganhar com o comércio. Se seu parceira(o) tiver uma loja ou trabalhar em uma. Por semana vocês recebem um valor em moedas de ouro.

Você pode adotar seu filho\filha das ruas ou ir no orfanato.

Além disso vejam algumas características interessantes:

  • Você pode comprar cavalos;
  • Cozinhar;
  • Caçar ou pescar (moda antiga, entrando na água ou atirando flechas);
  • Não tem fim, após fechar cada história, você continua em Skyrim sua jornada;
  • Você pode ir na maioria dos locais, exceto Sovngarde (Céu Nórdico);
  • Tem diferentes fases da lua (Luas – Mercer e Secunda);
  • Tem aurora boreal conforme as estações;
  • Existem 4 estações no jogo;
  • Existem 12 meses, dias das semanas e horário de 24 horas;
  • Skyrim é dividida em provínciais;
  • Tem sistema de lei: Se você roubar ou matar você tem as opções de (Subornar, pagar multa, passar um tempo na cadeia ou resolver o problema com os guardas);
  • Se você sair da província que cometeu o delito, o delito não é esquecido até que você pague pelo que fez. O valor da multa cresce a cada novo ato e fica registrado em sua estatística;
  • Dependendo de como você realiza suas missões, algumas partes dos jogos pode mudar. Por exemplo, se você não resolver a guerra civil, terá que mediar uma reunião de paz temporária com Império e Stormclock para dar continuidade seu plano de Matar Alduin. Se por acaso você resolver essa questão, essa mediação nunca vai ocorrer.
  • Você consegue matar boa parte de uma cidade, exceto personagens essenciais;
  • Se um personagem morrer, não pelas suas mãos, você recebe uma compensação pela morte dele e recebe uma carta de condolências;
  • Se o personagem tinha filho, você pode adota-lo(a);
  • Se você estiver com alguma doença ou desenvolver vampirismo os personagens vão comentar que você está pálido ou com uma aparência nada amigável;
  • Se você passar muito tempo acordado eles também vão comentar que você está cansado;
  • Se você optar por licantropia (Ser lobisomen) os soldados vão comentar que tem pelos saindo das suas orelhas;
  • Você pode ser vampiro ou Lobisomen no jogo;
  • Vampiro sofre com o dia e fica fraco. Mas a noite fica forte;
  • Se você for Lobisomen, outros que forem que não seja Feral, eles não te atacam;
  • Se você for vampiro, em Dawnguard, Isran vai te considerar inimigo logo e cara. E o pai de Serana vai lhe fazer um convite um pouco diferente caso você vá sendo apenas humano;
  • Farmers do jogo são claramente o Urukai de Senhor dos Anéis;
  • Darwen é uma homenagem ao Steampunk. É uma raça tecnológica extinta;
  • Você pode consegue achar o easter egg de Goonies no jogo. Aquela cena de piano de esqueleto, existe no jogo. Não é interativo;
  • Mesmo dentro da cidade: O tempo passa, existem fenômenos meteorológicos e os dragões atacam do mesmo modo;
  • Os NPCs podem morrer com ataques seus ou de qualquer criatura de Skyrim;
  • Se você for um Orc você conhece entrar sem problemas alguns nos assentamentos espalhados da tribo Orc em Skyrim. Mas é possível entrar com outras raças. Caso você elimine a maldição de umas tribos;
  • Você escolhe o nome do seu personagem. Ele aparece em cartas endereçadas para você;
  • Se você cometer alguns crimes que passam desapercebidos pelas autoridades como morte furtiva ou roubo furtivo. Você pode ser caçado por assassinos de Darkbrotherhood ou mercenários. É possível ler a carta da contratação;
  • De todas as facções que você pode se aliar, a única que você eliminar toda é a Darkbroterhood. Isso acontece porque ela é a organização suspeita de matar o imperador Uriel Septim de Oblivion há 200 anos;
  • Você consegue encontrar um unicórnio no jogo;
  • Você pode ter um cavalo que é vindo do inferno e imortal;
  • Você pode montar um dragão;
  • Se você ir de uma ponta a outra de Skyrim sem correr você leva 55 minutos para cruzar. Se juntar com a ilha de Solstheim leva quase 2 horas;
  • Você consegue se transportar por Skyrim através de montaria própria, carroça, a pé, por dragão ou de barco;
  • A arma ou escudo que você estiver portando aparece com você;
  • Você pode escolher entre homem ou mulher, variando entre vários tipos de elementos estéticos\cosméticos;
  • Cada raça já oferece vantagens referentes as classes;
  • Embora não haja classe na prática, as raças deixam claro que você pode construi-las durante o jogo;
  • Se você dormir você aumenta sua capacidade de ganhar mais experiência durante o dia;
  • Se você for Lobisomen, você sempre tem esse bônus;
  • Você consegue segurar, transportar e jogar armas, objetos, escudos e inimigos mortos usando o seu botão de interação;
  • Em sua propriedade você pode plantar uma horta;
  • Você pode encantar armas, armaduras;
  • Você pode criar poções;
  • Você pode criar armas, armaduras e peças das sua casa;
  • Se você guarda qualquer item em qualquer lugar que possa armazenar. Ele nunca desaparece;
  • Suas flechas (tanto de besta como de arco) são recuperáveis, exceto no caso de acerto em inimigos. Dai depende da probabilidade de recuperação;
  • Se jogar initerruptamente, após 24 horas será equivalente à 1 mês no jogo;
  • Quando você alia a uma facção você automaticamente ganha um dormitório;
  • Sua Estamina aumenta o seu poder de carga. Você sofre com sobrecarga;
  • Seu cavalo aguenta qualquer peso;
  • Existe flora e fauna marinha;
  • Os gigantes são inofensivos, mas eles costumam atacar se você chegar muito perto;
  • A expansão Dragonborn que nos leva para a Ilha de Solstheim para lutar com Mirak é uma homenagem a Lovecraft;
  • O sistema de planos, multiversos, mundus e Aedras (Divindades) e Daedras (Demônios) é tão complexo e similar ao sistema de mundos\multiversos de Dungeons and Dragons;
  • As criaturas de Skyrim: Espectros, Esqueletos, Ratos, Aranhas, Goblins e Orcs são as criaturas clássicas do RPG Dnd;
  • Dependendo de qual raça você escolhe no começo do jogo, os guardas do império vão citar o seu país de origem. E vão chama-lo de uma forma tradicional;
  • Os NPCS em diálogos falam segundo sua escolha de sexo e raça do personagem. Distinguindo-as cada qual;
  • Não é possível ficar sem roupa, mas é possível tirar quase toda a vestimenta;
  • É possível mineirar no jogo e cortar lenha;
  • O mundo de Skyrim conta com 8 divindades os chamados “Eight” e são definidas por uma complexa relação história de Tamriel. Com lugares e altares sagrados;
  • As línguas esculpidas nos túmulos são reais e podem ser aprendidas para traduzir de fato;
  • Skyrim fica no norte de Tamriel, ao norte de Cyrodil (cidade do Império, Oblivion) ao Oeste de Morrowind;
  • Muitos personagens que foram vistos em Morrowind e Oblivion reaparecem ou são citados em Skyrim por livros ou lendas;
  • Você pode encantar ou vestir, colares, anéis, botas, calças, peitorais, luvas, capacetes, capuzes ou tûnicas. Ou mesmo roupas comuns.

Essas são algumas das características que aproxima Skyrim de DnD, além das escolas de tradições arcanas ou escolas de magias.

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