Dungeons and Dragons (7) – Como funciona a interação?

O como jogar DnD é impressionante. Desde de aventuras criadas ou suas próprias. Os três pilares essenciais que devem ser seguidos são:

  • Interação;
  • Exploração;
  • Combate.

Interação é todo o conceito social, conversas, diálogos, conversa fiada, comércio local, economia e política. A estrutura que faz aquele mundo estar vivo. Em diversos jogos é possível notar esse sistema. Ele é importante porque faz as nossas influências e experiências serem tão reais quanto seriam em nossa realidade.

A exploração é um outro aspecto importante em RPGs. É dele que vamos descobrir minas escondidas, tumbas de famílias ancestrais, o tesouro amaldiçoado, a múmia real que busca vingança. Para os mais familiar com o termo, Sidequests.

E o Combate é outra interação que exige atenção. Dado o sistema utilizado que envolve alguns passos. São eles:

  • Leitura de sua ficha do personagem;
  • Leitura do bloco de estatísticas do monstro;
  • Resolver a iniciativa;
  • Resolver a chance de acerto;
  • Fazer o ataque.

Tudo determinado em um turno. Esse turno é definido por uma interpretação do papel do personagem. Mesmo na forma individual, seja em grupo, seu personagem interage na aventura como um personagem de filme e série.

Então normalmente quando se tem uma criatura para enfrentar, o cenário está descrito. Você pode estar em uma saguão ladeado de colunas perfeitas para aplicar um Parkour e pegar um inimigo com mais força. Ou usa-las para se esconder. Ou mesmo derruba-las para acertar a criatura.

É possível achar soluções no cenário conforme a liberdade que se tem. Essa é a diferença de trabalhar com DM ou sem ele. É possível criar aventuras dentro de aventuras. Seria que eu poderia usar uma explosão de choque para quebrar as vidraças das capela e o sol entrar e enfraquecer o vampiro dentro dela?

Para cada solução é feito um teste de atributo. Por isso é importante criar o personagem para atender o seu estilo de jogo. Se você tem atributos em inteligência e suas perícias envolvem investigação, você pode descobrir que na capela há uma sala sagrada, onde o vampiro não consegue entrar.

Também serve para escapar, quando se trata de ataques onde o seu inimigo defere um golpe e você tem a possibilidade de esquivar (parry). Quando se tratava da salvaguarda ou Save. Baseado no seis atributos (Força, Destreza, Constituição, Sabedoria, Inteligência e Carisma) você pode evitar um dano por completo ou uma redução proporcional.

Estes testes são os mesmos utilizados em situações de exploração e interação.

Deixe aqui seu comentário