Em DnD os atributos são bastantes importantes para as interações do personagem no mundo em que ele se encontra. E saber como esses atributos influenciam suas formas de lidar com combates e explorações é fundamental.
Nos artigos anteriores falo detalhadamente como fazer uso dos atributos em testes de salvaguardas, perícias, vantagens e desvantagens. E que possibilitam ações além do sistema de luta. E falo também no artigo 8 sobre valores de atributos e modificadores, tal como o bônus de proficiência.
E aqui vou falar de um assunto que é sobre quais atributos, do que se trata cada um deles e quais as perícias à eles ligadas. Entendo bem, os artigos de testes de atributos fornecem o restante das informações necessários para utiliza-los em todos os ambientes e aventuras de DnD.
São os atributos:
- Força – Mede o poder físico (Ataques para corpo a corpo\Armas)
- Destreza – Mede a agilidade (Ataques a distância)
- Constituição – Mede a resistência (Manter o foco de conjuração)
- Inteligência – Mede o raciocínio e a memória (Ataques de Conjuração)
- Sabedoria – Mede a percepção e a intuição
- Carisma – Mede a força de personalidade
Cada um desses atributos existem um grupo de perícias que por elas são operadas as habilidades que o seu personagem possui. Quais são as especializações de um personagem que possui valores altos em força e na sabedoria?
Quando se cria personagem e escolhe as classes nós temos atributos proficientes. Esses atributos definem estes perfis mais claro no que fazem. Um Mago por exemplo possui inteligência e sabedoria como seus atributos característicos.
Em parte porque usa o atributo e inteligência para conjurar magias. E necessita dele para tudo. Um mago com inteligência baixo é um paradoxo. Mas pode acontecer. No entanto suas magias, principal poder, será desfavorável.
Para cada atributo há grupos de especialidades, exceto constituição, são eles:
- Força
Atletismo
- Destreza
Acrobacia
Furtividade
Presdigitação
- Inteligência
Arcanismo
História
Investigação
Natureza
Religião
- Sabedoria
Intuição
Lidar com Animais
Medicina
Percepção
Sobrevivência
- Carisma
Atuação
Enganação
Intimidação
Persuasão
Se você é um jogador(a) de Magic the Gathering (leia nosso diretório com mais de 50 artigos sobre) existem alguns atributos aqui podemos considerar para alguns planeswalkers.
Este último lembra a estratégia do azul, pertencente aos personagens da Narset, Jace, Tefferi, Dovin, Kasmina. O ato de iludir, enganar, persuadir, atuar. A ilusão é uma força na mana azul. Criar duplicatas, manipular a mente, distorcer a realidade.
Atributos como de inteligência, sabedoria e carisma são tipicamente de classes arcanas. Elas estão voltadas aos conjuradores de magia e que precisam do máximo de característica que tornem suas viagens a mais tranquilas e menos problemáticas possíveis.
Carisma também é próprio da investigação, até porque falar com pessoas e achar respostas faz parte desse círculo. Que é parte pertencente ao atributo de inteligência. Combinar estes dois fatores e entrar em uma aventura onde o mistério paira no ar e é preciso achar as provas, oferece ao aventureiro um leque de opções.
