Dungeons and Dragons (10) – Os atributos

Em DnD os atributos são bastantes importantes para as interações do personagem no mundo em que ele se encontra. E saber como esses atributos influenciam suas formas de lidar com combates e explorações é fundamental.

Nos artigos anteriores falo detalhadamente como fazer uso dos atributos em testes de salvaguardas, perícias, vantagens e desvantagens. E que possibilitam ações além do sistema de luta. E falo também no artigo 8 sobre valores de atributos e modificadores, tal como o bônus de proficiência.

E aqui vou falar de um assunto que é sobre quais atributos, do que se trata cada um deles e quais as perícias à eles ligadas. Entendo bem, os artigos de testes de atributos fornecem o restante das informações necessários para utiliza-los em todos os ambientes e aventuras de DnD.

São os atributos:

  • Força – Mede o poder físico (Ataques para corpo a corpo\Armas)
  • Destreza – Mede a agilidade (Ataques a distância)
  • Constituição – Mede a resistência (Manter o foco de conjuração)
  • Inteligência – Mede o raciocínio e a memória (Ataques de Conjuração)
  • Sabedoria – Mede a percepção e a intuição
  • Carisma – Mede a força de personalidade

Cada um desses atributos existem um grupo de perícias que por elas são operadas as habilidades que o seu personagem possui. Quais são as especializações de um personagem que possui valores altos em força e na sabedoria?

Quando se cria personagem e escolhe as classes nós temos atributos proficientes. Esses atributos definem estes perfis mais claro no que fazem. Um Mago por exemplo possui inteligência e sabedoria como seus atributos característicos.

Em parte porque usa o atributo e inteligência para conjurar magias. E necessita dele para tudo. Um mago com inteligência baixo é um paradoxo. Mas pode acontecer. No entanto suas magias, principal poder, será desfavorável.

Para cada atributo há grupos de especialidades, exceto constituição, são eles:

  • Força

Atletismo

  • Destreza

Acrobacia

Furtividade

Presdigitação

  • Inteligência

Arcanismo

História

Investigação

Natureza

Religião

  • Sabedoria

Intuição

Lidar com Animais

Medicina

Percepção

Sobrevivência

  • Carisma

Atuação

Enganação

Intimidação

Persuasão

Se você é um jogador(a) de Magic the Gathering (leia nosso diretório com mais de 50 artigos sobre) existem alguns atributos aqui podemos considerar para alguns planeswalkers.

Este último lembra a estratégia do azul, pertencente aos personagens da Narset, Jace, Tefferi, Dovin, Kasmina. O ato de iludir, enganar, persuadir, atuar. A ilusão é uma força na mana azul. Criar duplicatas, manipular a mente, distorcer a realidade.

Atributos como de inteligência, sabedoria e carisma são tipicamente de classes arcanas. Elas estão voltadas aos conjuradores de magia e que precisam do máximo de característica que tornem suas viagens a mais tranquilas e menos problemáticas possíveis.

Carisma também é próprio da investigação, até porque falar com pessoas e achar respostas faz parte desse círculo. Que é parte pertencente ao atributo de inteligência. Combinar estes dois fatores e entrar em uma aventura onde o mistério paira no ar e é preciso achar as provas, oferece ao aventureiro um leque de opções.

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