Dungeons and Dragons (3) – Raças

Em DnD existe um sistema completo de escolhas onde as influência em seus atributos na ficha de personagem serão cruciais. E não estamos apenas falando de Combate. Estamos falando dos três pilares completos do RPG: Exploração, Interação e Combate.

As raças de DnD, mas dependendo também de qualquer sistema de RPG estamos falando, elas podem ser um padrão mudando algo aqui e ali, mas sempre haverá aquelas características específicas e típicas. Vamos ver quais raças são:

  • Anão;
  • Elfo;
  • Humano
  • Pequenino;
  • Draconato;
  • Gnomo;
  • Meio-Elfo;
  • Meio-Orc;
  • Tiferino.

O livro de regras definem algumas recomendações como alinhamento, mas que deixam o critério completo para você jogador. Quase como praxe, sabemos que algumas raças funcionam bem com algumas classes. Humanos normalmente são um equilíbrio.

E algumas raças possui ramificações a depender da cultura e região, seriam essas as sub-raças. Que compartilham alguns elementos da raça principal e outros atributos alternativos. Embora exista a forte ligação de escolher uma raça com uma classe que se tem sinergia, fica a critério escolher o que achar melhor para o seu personagem.

Cada raça oferece vantagens. Como por exemplo, o elfo é sempre bem indicado para as classes de Mago e Feiticeiro. Mas nada impede que você escolha uma raça que parece não ter nada haver com as classe de uso arcano. E garantir uma certa diversidade.

Isso pode influenciar bastante na escolha de multiclasse.

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