DnD tem um conjunto de regras que possibilitam que uma aventura exista. Elas regem sobre três campos:
- Jogador;
- Monstros;
- Criação de aventura e mestrar aventuras.
As regras são publicadas em formato de livro de capa dura com uma média de 350 páginas. Cada livro reúne elementos referentes a aquele assunto e os detalha tão bem que é possível ilustrar a sua criação de forma lúcida e precisa.
As regras não são um valor absoluto em DnD. Uma vez que há muitos jogadores que criam suas próprias aventuras, ou jogam as outros ou aventuras oficiais. A verdade é que bem compreendido estas leis, você sabe quando pode modifica-las.
Em muitas aventuras é claro uma imposição de criação de personagem para aquela campanha, colocando o seu personagem com nível 15 de fora e ter que criar um do zero. Já se deparou com isso? Mas é só você adaptar. Se a mecânica funciona só para lá – mencione a habilidade em uma folha de anexo identifique sendo apenas funcional na aventura e comece a jogar.
As campanhas veem em duas formas:
- Formato de boardgames (Onde você tem o plano espacial, tabuleiro, miniaturas, livro jogo, livro regras, dados) – normalmente custam R$ 600,00;
- Formato Livro (Onde você precisa criar tudo que o formato Boardgames traz pronto) – normalmente custam R$ 149,00.
Há um adendo que preciso ressaltar. Aventuras de DnD na caixa são identificadas como um tempo de duração de campanhas entre 60-120 minutos. Não leve em consideração isso. Por quê?
Parece ser uma forma limitada de configurar um bom senso do quanto uma aventura seria determinada. Mas a exemplo da Masmorra do Mago Louco, você pode até terminar esse jogo em duas horas, mesmo sozinho, se estiver no nível 20. (Não é pouco).
Se estiver no nível 1, mesmo sabendo de qualquer regra – ainda vai durar algumas semanas, umas 2-3 horas por dia. Em grupo depende do level dos demais. Ou da habilidade deles.
O jogo Stranger Things – Hunt to the ThessalHydra é um jogo que recomenda nível 3 (todas as ficha de personagens são neste nível), mas a verdade é que você precisa ter pelo menos um personagem com nível um pouco mais alto. O tempo sugerido é de 60 minutos. Desconsidere de novo essa informação.
O tempo de 60 minutos é o tempo para você desenhar o mapa para criar um espaço geométrico onde você vai mover suas aventuras. Se você optar por pegar um dos cinco personagens á criados. Não será fácil. O hoje é dividido entre cavernas subterrâneas, o labirinto e o covil da Thessalhydra.
No Labirinto você precisa tirar valores no D20 para conseguir sair. Não adianta se mover livremente. Ele é considerado um labirinto mágico. Então dependendo do valor você pega uma direção. Mas pode encontrar um Demogorgon pelo caminho ou um Troglodita. O segundo é mais fraco que o primeiro, mas não costumam ser assustadores sozinhos.
Mas quando você encara troglodita em bandos, eles costumam te atacar em sucessivos. Sem falar de habilidades de se esgueirar por lugares escuros. Um ataque de 1 dano pode não parecer nada. Mas para nível 1 ou mesmo nível 3, se cada um deles resolver tirar um dano com reação e gerando condições de exausto, atordoamento, você vai ter problemas.
Não acabou. Essa aventura deve ser jogada como um mestre. E a adaptei para ser jogada sem. E mesmo assim ela gera elementos durante campanha que deixa qualquer aventura mais impressionante. Normalmente o mestre pode dificultar.
Então uma jogada de 60 minutos…não sei de onde tiraram isso.
Estrutura do jogo.
- Você cria seu personagem;
- Encontra uma campanha;
- Lê sobre ela;
- Joga.
Simples.
Acabou o artigo.
