Narcosis: Vale à pena?

Narcosis vs Ameaça Profunda.

Quando li sobre esse game, foi antes de ver o filme Underwater (Ameaça Profunda) com Kristen Stewart. Foi bem antes de ter o filme inclusive passando nos cinemas. Quando ouvi o anúncio, liguei o fato. Porque Narcosis se trata de uma trama submarina onde por causa de um terremoto você fica isolado há 11 Km de profundidade e por causa da ausência do oxigênio você começa alucinar.

Tirando o fato da narcose (Narcosis), no filme de Kristen Stewart, temos uma raça misteriosa submersa há uma profundidade de também 11 km com uma plataforma, que ali na descrição do jogo também existe, com o intuito de exploração econômica. Similares, não? A Ameaça Profunda adota o estilo Lovecraft com seres de dar medo e Narcosis aposta na influência da alucinação para transformar os seres do abismo em bizarras criaturas.

Você veste um traje submarino pesado e que trava sua mobilidade. Sua visão fica atrás do visor do capacete, assim é possível ver o HUD (Energia, oxigênio e boost do seu salto). Como em todo jogo você inicia em uma piscina submersa que resume ao treinamento antes de descer na profundidade. E nas primeiras horas você tem uma espécie de tutorial a cada parte que passa para ter uma noção dos controles.

Evidente que sua percepção quanto ao nível gráfico é de um jogo ultrapassado. Sim. E a importância não é desvalorizar uma trama pela estética. Mas apesar de dar esse conselho aqui, diria que depende do seu ponto de vista. Para jogos submarinos há uma menção forte, duas para ser exato, que prima pela qualidade da trama, jogabilidade e história do que Narcosis poderia oferecer. Embora a proposta fosse das melhores.

Essa dica vai para Subnautica. O gênero de subnautica é de oferecer um jogo de ficção científica, de trama pois precisamos descobrir o que está acontecendo, de terror, survivor (você precisa criar habitats) e explorar um planeta alien que é coberto por 98% de água. E seus problemas começam apenas no abismo oceânico. O problema é que você precisa descer por lá para resolver partes do seu enigma.

O comparativo entre os jogos nos oferecem que a proposta de um se resolve no outro. Mas narcosis detinha a ideia de criar aquele pesadelo. A influência real do medo do monstro. Mas o monstro pode ser algo tão natural, que na ausência da luz, as sombras se tornam os monstro mais vil. Mas quando acendemos a luz, não passam de silhuetas embaralhadas. Essa é a ideia. Mas não há uma execução muito boa.

Trama Espacial com prato raso.

Certa vez joguei um jogo, não me recordo o nome, mas era de tema espacial com elementos de Lovecraft (tentáculos, criaturas estranhas e etc) que a trama foi logo entregue em cinco minutos e se tornou uma entediante corrida. Onde você tinha que ir no ponto A e voltar para o B. E depois volta para o A de novo. Mas você já se esqueceu daquela aparição que estava no ponto B. E dali em diante lembra que o jogo já entregou o mistério há 30 minutos e que a aparição não era mais temível. Eu pedi reembolso do jogo em menos de 2 horas.

O trailer dizia uma coisa, mas o jogo era outra coisa completamente diferente. O mesmo acontece com Narcosis. É um jogo parado. O que é exatamente a ideia. Na escuridão do abismo. Onde um movimento pode nos fazer pensar que há um monstro imenso na escuridão. Munido de flares você tem receio se o monstro na escuridão é imenso mesmo ou é apenas sua imaginação.

Tal como acontece neste jogo que não me recordo o nome, Narcosis deixa claro que você começa a alucinar quando seu oxigênio começa acabar. Em determinados momentos do jogo, isso em 5 minutos de jogatina, você percebe que seu estoque de oxigênio começa a diminuir em ritmo rápido e você começa a ver coisas. Portanto pega caminhos alternativos e sai da rota, colocando sob o efeito e pensando lidar com criaturas bizarras.

A mecânica é logo notada. O que mata na prática 90% do mistério. Embora isso não entregue o segredo do que provocou o terremoto que atingiu a estação submarina. E que pode ser uma interessante descoberta pelos jogadores. Senti que a cadência do jogo não era a mesma dos trailers. No trailer dava a impressão de um jogo bem mais finalizado e otimizado.

Narcosis não é bem a inovação do ano.

Algo mais…como é a palavra? Refinado e sofisticado. Quando assisti, já estava em formato finalizado (não era Beta). Então minha percepção do projeto para o produto final não tinha sofrido com a dispersão do que era antes e o que é agora. O trailer vende um jogo bem mais bonito. Mais fluído. Mas orgânico. Mais lapidado. Devo dizer muito mais FHD (Full HD). Mas não.

O jogo lembra no desenrolar da trama e nos gráficos, uma versão remasterizada de Silent Hill 1 . Ainda que pareça exagero. O gráfico não é bem trabalhado. Ele é quadrado. Seu personagem é muita mais lento do que no trailer. E os gráficos me fizeram lembrar de Anacronox. Cito esses jogos quase como um xingamento. Mas o único objetivo é de fazer comparativo, ambos os jogos foram e são bons. Mas eles possuem outras intenções.

Hoje se SH1 ganhasse um reboot teria a cara dos resultados em relação aos jogos da Capcom e seus remakes para RE2 e RE3. E ainda seriam grandiosos títulos. E ainda o é. Anacronox é um exemplo típico de RPG baseado em diálogos e influências do mundo ao seu redor. Na época, os gráficos eram de primeira. Hoje são quadros e retângulos preenchendo a tela.

Eram uma maravilha no começo do século 20. Mas embora possa parecer próximo, isso foi há 20 anos. E como gráficos não são um critério definitivo de qualidade. Temos que considerar que SH1 e outros da safra de 20 anos ou mais atrás, são efetivamente bons. Mas seriam melhores com gráficos melhores, adaptados a nossa realidade. Narcosis não usufrui da qualidade de jogabilidade da maioria dos jogos que apostam em tramas submarinas.

A grande maioria ou possui uma versão alternativa de biomas: Oceano e terra. Ou faz uma breve aparição como parte do contexto. Quando não em sua totalidade, no caso subnautica. Ou como parte da regra geral do jogo, sem oferecer melhoramentos ao bioma aquático como Raft, Stranded Deep, jogos de survivor. Ou Forest que possui água, mas foca em uma ilha. Nenhum deles chega perto da ideia de Subnautica. Embora possuam focos diferentes.

Quando pensamos em Narcosis e nos trailers pensamos em um jogo do Alien debaixo da água. Se é difícil criar um jogo de tema alien e da saga alien, imagine que um estúdio queira recriar uma ideia do tipo. Não é impossível. Mas há aqueles que seguem os bandos. E normalmente temos um jogo que lança uma ideia incrível. E depois vemos umas 100 desenvolvedoras fazendo jogos similares. Mas nenhuma delas vai chegar ou atingir o mesmo grau de maestria.

No papel a ideia é boa, mas faltou um Dead Space Submarino.

Se Narcosis fosse na mesma intensidade dos Ambientes e da sinistra presença que encontramos em Dead Space, apenas trocando o espaço pelo oceano, teríamos algo a admirar. E apesar do título criar o maior spoiler da terra que é a narcose, a condição que ao termos poucos oxigênios, começamos a sofrer de perda de consciência e entre o período de voltar e ir, temos as alucinações, não parece haver alguma intenção dos desenvolvedores de prender os jogadores a história.

Certo que fui precoce em pedir o reembolso. Mas há alguns pontos que contaram para essa medida. Hoje mais do que no passado, há uma combinação do que você vê como material de demonstração (teasers, trailer, criadores de conteúdo, sites da desenvolvedora e etc) e entre o que você experimenta. Poucos são os dispõem de demos para tirarmos a prova. E quando temos a obrigação de apenas entender o jogo pelo consumo efetivo (compra), nossa crítica é duas vezes maior (pior para desenvolvedora) do que tirarmos uma conclusão sem optarmos por gastar algo.

Inicialmente isso pode significar, testei e não gostei não compro. Ruim certo? Não. Testei e não gostei. Passa duas semanas. Outra percepção. Testei e gostei. Comprei e ainda faço propaganda. A base de raciocínio é simples. Se assim o fosse talvez eu desse uma segunda chance para Narcosis. Mas senti que fui enganado. Quando vi o trailer, vi as fotos, pesquisei e fui em criadores de conteúdos (que insistem em fazer zoeira no lugar de vender o peixe da empresa), senti que esse jogo era o jogo.

O que nos atraí? Qualidade gráfica. O que reluz é ouro. Depois a interatividade, o que podemos fazer, podemos inventar. E trama, o que envolve o personagem e traz carisma. Mesmo dependendo do título, sabemos que esses pilares são trabalhados diferentemente. Uns mais e outros menos. Em Narcosis o que foi vendido através de conteúdo foi um jogo de terror no abismo com cara de Ameaça Profunda, com um toque de Alien Isolation e com uma sensação de o filme a Esfera com Segredo de Abismo. Sem delongas.

Mas a verdade é que temos um jogo que entrega a sardinha na bandeja em cinco minutos, a parte gráfica é um Silent Hill 1 remasterizado. É um jogo adaptado para VR ou seja a proporção das criaturas não é muito bem percebida sem o dispositivo. Os comandos são chatos de manejar, porque como precisa de um VR em POV (Ponto de vista ou primeira pessoa), você se sentir um bobão virando para esquerda ou direta sem qualquer controle.

O personagem anda em um movimento quase linear, diria que o Aliens Vs Predador de 2001 é mais assustador. Não é uma Ameaça Profunda, tampouco um Alien Isolation e muito menos uma esfera misturado com Segredo do Abismo. É um jogo que beira o PS2 com temática submarina tentando pegar a onda de Lovecraft e terrores espaciais. Mas não como Dead Space.

Vale à pena?

Este artigo detonou o jogo não é mesmo? Sinto ser um desabafo, mas conta com uma avaliação de quase 3 horas de jogo. E com um tempo de pesquisa. E infelizmente devido a qualidade do material divulgado, houve uma distorção do que era contra o que era de fato. Resolvi não dar uma segunda chance ao título. Se ele é bom, se tem uma boa trama para depois, se há algo de sobrenatural. Eu não vi em nenhum canal. E nem quero. Seria matar a charada do jogo.

E vai uma atenção interessante. Criador de conteúdo que vira o jogo na intenção de divulgar o trabalho da empresa é um baita de um tiro de canhão no pé. Para que comprar o jogo se posso assistir o camarada zera-lo na minha frente? Por não optar, comprei e me arrependi. Não sei se há um efeito retroativo. Se a pessoa que não compra porque opta ver o seu criador de conteudo de estimação jogar ou o que evita de ver spoiler e nota que a propaganda era enganosa.

Mas se gosta de jogos submarinos e de temática terror. Aproveite uma promoção ou ficar de graça. Porque esse jogo valendo mais que 1 real, não vale à pena.

 

 

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