Contos de Magic the Gathering.
A coleção com 60 volumes contando a Lore de Magic Origins ao que parece, até a guerra da centelha, vendido no Brasil pela editora Planeta DeAgostini. Por meio de assinatura ou compra em jornaleiros ou departamentos de revistas, oferece ao leitor uma abordagem específica da canône do multiverso de Magic. Mas será que a vale à pena?
Não como um artigo do Vale à pena, mas dentro dos diversos artigos que escrevi sobre Magic, estava na hora de incluir os contos. São livros de capa dura com ilustrações das próprias artes das cartas contando a história de Planeswalkers, os planos (universos), as tramas (Batalha de Zendikar, origem de Jace Beleren, O pacto das Guildas) oferecendo uma coletânea do mais famoso Card Games.

Embora tenha lido por muitas vezes que os livros servem para introduzir novos jogadores, seria mais apropriado direciona-los ao Kit Básicos ou Duels Magic para ensina-los sobre como jogar Magic. Parte do que vemos nas lores citadas nas cartas nos oferecem muito mais teor, porém não a mesma qualidade. E embora essa simples informação de lore nas cartas pareça desmerecer os livros, vem um adendo importante, não substitui.
Os Contos de Magic é tido para colecionadores. Se você quer jogar. Prefira ir atrás de kits ou packs básicos ou starters, como são conhecidos. Ou ainda por Decks de Planeswalker que contém a composição básica e geral da coleção e ainda lhe permite acessar informações com mais agilidade. A lore é a composição do multiverso. E ajuda na hora do Deck building, sim ajuda. É só prestar atenção.
Mas devemos separar alhos de bugalhos. O alho é o conto e o bugalho é o jogo. A questão é se você se interessa pelo universo de Magic e quer se jogador, mas não apenas colecionador, e este segundo fica mais fácil dizer – sim, compre os contos. O primeiro às vezes está concentrado entre dois aspectos: Arte das cartas e o jogo.
Universo Marvel e Magic: Similares.
E ainda tem os jogadores que estão concentrados em ganhar dinheiro com Magic ou apenas juntar os amigos. Muitas vezes não importando se o card games se chama Magic ou Runeterra. Para esses o investimento na Lore pode ficar de fora. O foco é outro. Mas para você que quer tudo de Magic, é um colecionador. Então sugiro comprar. Mas e se você não quer tudo de Magic, apenas sobre multiversos místicos, talvez um leitor de Harry Potter ou quem sabe Dr. Estranho? Vale a mesma dica. Compre.
O Multiverso de Magic não é uma história nova. Não sei quem veio primeiro. Marvel ou Magic. É claro que é Marvel. Mas o arco de multiverso. Ainda sou novo no mundo dos HQs, o máximo que eu sabia, era os vingadores originais, coisas dos anos 80 e uns gatos pingados de recortes de revistas misturados com editoras. Não era uma pessoa leiga, mas não era uma pessoa entendida.

Hoje tenho uma predileção por histórias do Dr. Estranho. E portanto as tramas que ele aparece surgem dentre diversas sagas. O que me faz encontrar com contos do multiverso, guerras secretas, guerras infinitas, a melhor defesa e assim por diante. Mas se você gosta de sagas e tem interesse próprio em uma ideia chamada Magic que possui também revistas em quadrinhos (mas por essas terras não há distribuição), os livros são a melhor maneira de manter o espírito de MTG vivo.
Ah, mas é interessante? Um ponto que achei similar, senão igual, é a ideia do Pacto das Guildas existe em Magic onde Jace Beleren é tido como uma espécie de mediador e que reside em sua mansão em Ravnica. Um prato cheio de semelhanças com os Defensores (originais e novos) onde temos um Dr. Estranho e uma turminha pronta para lidar com problemas místicos.
No pacto da Guilda, Jace Beleren (Vryn), Nissa Revane (Zendikar), Gideon (Theros), Chandra (Kaladesh) fazem parte de uma grupo que combate ordens místicas contra qualquer planeswalker errante. Os defensores (original) – Dr. Estranho, Namor, Hulk e Surfista Prateado combate ordens mística contra qualquer demônio ou errante que atente a terra. Semelhanças? Neste caso os defensores originais é mais antigo que o Magic.

Então temos uma certa influência. Por isso a questão do multiverso tenha nascido antes em ou no outro. De qualquer jeito essa comparação não veio dizer quem tem a posse da coroa. E sim a similaridade. Oferecendo para quem gosta de revistas em quadrinhos, sagas, heróis místicos, um mundo onde as regras funcionam da mesma forma. Se ainda não for do grupo das pessoas com já uma certa afinidade:
- Leitor avulso – Compre;
- Leitor de material Mágico – Compre;
- Colecionador do tipo de material – Compre;
- Jogador de Magic – Depende;
- Colecionador de Magic Compre;
- Quer conhecer Magic – Compre;
- Quer aprender a jogar Magic – Os livros são parte da Lore, mas você precisa saber regras e mecânicas – compre um Deck Planeswalker;
- Gosta de sagas místicas – Compre;
- Quer matar o tempo – Não compre.
Vale à pena?
Curte arte, gosta de magia, magos, bruxos. Gosta de universos de possibilidades. Aprecia uma boa canône onde os personagens tem seus segredos e histórias revelados. Gosta de torcer por um lado. Adora sagas? Então compre, vale a pena.
