Magic the Gathering (41) – Dicionário de Termos

Vou listar neste artigo todos os termos importantes, talvez não consiga todos, já que estamos falando de um universo grande. E entre outros, esse artigo pode ficar ultrapassado quando uma expansão quando nova é lançada, lança novas mecânicas. E que implica em uma readaptação de novos termos.

  • Arquétipo – Característica ou perfil de estratégia;
  • Sinergia – Composição que une harmonia das cartas com combos;
  • Deck\Grimório – Conjunto de cartas;
  • Exílio – Cartas fora do jogo;
  • Cemitério – Cartas usadas ou ‘derrotadas’;
  • Conjurar – Colocar a carta em campo de batalha;
  • Terreno – Carta que não tem custo e gera mana;
  • Mana – Elemento utilizado para conjurar as cartas;
  • CMC – Custo de mana total;
  • Mana 1 – Representada por um número no custo é sempre referente ao número para manas incolores;
  • U – Representa em nomenclatura a mana azul;
  • B – Representa em nomenclatura a mana preta;
  • W – Representa em nomenclatura a mana branca;
  • R – Representa em nomenclatura a mana vermelha;
  • G – Representa em nomenclatura a mana verde;
  • Multicoloridas ou Hibrídas – Cartas que são conjuradas (e / ou) com manas de várias cores;
  • Resolver – Cartas que são permitidas ou impedidas de gerar efeito;
  • Pilha – Local ao lado esquerdo ou direito do campo de batalha onde acontece o resolver das cartas;
  • Marcadores – São atributos crescentes ou decrescentes (x/x) nos quesitos dano e resistência de uma criatura;
  • Lampejo\Flash – Pode ser conjurado no turno do adversário;
  • Mágica Instantânea\Instant – Pode ser conjurado no turno do adversário;
  • Feitiço\Sorcery – Apenas no seu turno;
  • Enjoo de conjuração – Uma criatura não pode atacar no turno que é criada;
  • Ímpeto\Haste – Confere a criatura atacar no turno que é criada;
  • Mecânica – Característica auto trigada que permite a criatura uma habilidade específica;
  • Expansão – Refere-se a uma nova coleção de cartas e suas mecânicas;
  • Secret Lair – Coleção específica da coleção com cards especiais;
  • Aggro – Arquétipo de natureza agressiva;
  • Control – Arquétipo de natureza de controle e anulação;
  • Midrange – Arquétipo de pouca dinâmica, para jogos longos;
  • Combos – Formação de cartas para conferir um ataque ou efeito;
  • Planeswalker\Planinauta – Criatura com poderes específicos e conferido com pontos de lealdade sem possibilidade de ataques ou bloqueios;
  • Artefatos – Objetos ou Criaturas normalmente multicolores;
  • Campo de Batalha – Local onde são depositados as cartas conjuradas e os terrenos;
  • Formato – Tipos de jogos existentes no universo Magic;
  • Standart ou Padrão – Formato oficial de torneios e aceita as 5 últimas expansões e incluso o Core Set – formato com 60 cartas (min) e 20 de energia até 2 pessoas;
  • Modern ou Histórico – Mesma característica do Standart, com exceção de não ser um formato de campeonato e contar com mais coleções até 2 pessoas;
  • Commander – Possui 100 cartas, uma criatura lendária, 40 pontos de energia e jogável até 4 pessoas;
  • Selado – Possui min 40 cartas, todo o resto imita o Modern;
  • MTG Arena – Plataforma online de Magic The Gathering.

 

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