Magic the Gathering (35) – Arquitetando um set Deck

Carta da vitória.

Construir um Set Deck (Deck Building) é preciso de uma estratégia. Normalmente começamos do fim para o começo. Como o jogo vai terminar, da vitória para a primeira mão. Já deve ter se perguntando algumas vezes, porque aquele deck deu tão errado e como outros dão tão certo. É porque existe uma coisa chamada, carta de vitória. Qual é o seu coringa?

jace

Todo jogo que batalha para um condição de vitória precisa de um gatilho. No Magic the Gathering você escolhe uma carta que vai lhe dar a vitória. E monta o deck pensando em como garantir ela em sua mão. Todo deck bem sucedido possui uma arquitetura que garante a carta de vitória e retarda os movimentos do jogador adversário.

Decks lotados de tribos, de cartas que inúmeras funções ou muita criatura lendária sem dar forma ao seu objetivo. A vitória se ocorrer, vai ser por pura sorte. Os melhores decks são aqueles que você garante ou controla a garantia de vitória. Eu gosto de jogar com Decks Verdes e Azuis. E o segundo tem carta de sobra para comprar e anular. Elas nos garante que o adversário seja impedido e que consigamos pegar cartas.

Função do Deck Control e Deck Ramp.

No Deck Control uma das melhores estratégias é usar o draw card com criaturas que tenham gatilho de marcadores para criar um criaturas monstruosas (Deck Ramp). Normalmente esse tipo de monoblue faz o que o monogreen possui por natureza. Mas o que o verde não tem, é a demasia de cartas de anulação e compra. Um dos melhores talvez decks sejam os Deck Simic (seja Flash, Ramp, Instant e etc).

alfMgHW1UF

Toda temporada o Simic é o mais utilizado. Mas conforme ela vai passando, outros vão sendo usados. Porque o Simic ele tem uma capacidade legal para largadas. Nem todo tem as cartas, não dominou ainda a jogatina. Então vem o fator surpresa. Mas o Simic quando bem entendido, é uma bela de pancada. Eu particularmente não acho ele defasado mesmo que passe a temporada.

Com o Simic você tem um pouco do verde e do azul. Acho que para Set Decks usando a mana verde tem-se uma vantagem crucial. Você tem ramp e criador de pool mana (gerador). Quando se quer manter a curva de mana sob o seu controle. É ideal. Mas se quiser usar estragos inesperados, o azul consegue fazer. Mas entre as vantagens de uma mana para outra, o que fiz exaustivamente em diversos artigos, o que importa é definir uma carta coringa e montar o deck ao redor a partir disso.

Eu publiquei dois decks utilizados no MTG Arena que podem ser acessados aqui (Deck Azorius Control, utilizado no torneio de 2019) e aqui.  Em ambos você tem uma carta coringa. Em ambos, por ser Control, você tem anulação que impede do adversário ter movimentos importantes para que você garanta o seu movimento final.

Como montar Decks eficientes?

Eu publiquei vários artigos sobre, inclusive como montar Decks Control Eficiente.  A base do raciocínio é o mesmo do Commander. Você escolhe uma criatura lendária que seja o comandante, e assim monta o deck com base na identidade de cor. Certo? Mas você não faz apenas baseado na cor, e sim em como essa cartas vão auxiliar o comandante.

Se por exemplo, a carta comandante possui características de ser indestrutível. Você precisa colocar cartas que garantam tira-lo do exílio, porque seria uma das formas dele ser tirado do campo de batalha. Já que ele não pode morrer. Ou de garantir que ele seja blindado. As cartas não podem ser montadas para atrapalhar, e sim para dar a ele todas as chances possíveis de criar o combo fatal.

ZETALPA

Nunca joguei Commander, mas tenho um Deck que veio com um card do comandante principal em um formato maior que o normal. Special Edition. Bacana e muito interessante. Joguei uma forma similar á ele que o Brawl. Você escolhe uma carta de criatura lendária e monta um deck com 60 cartas com apenas 1 carta do tipo. No Commander é parecido, mas são 99 cartas + o comandante (100 ao total). Essa modalidade pode ser jogada por até 4 jogadores.

Algumas cartas do Commander também podem ser jogadas no Modern. Como é o caso do Zetalpa. Que é um bicho único. Ele tem indestrutível, golpe duplo, voar, Vigilância e Atropelar. Quando ele entra em jogo. Você tem que exilar ele. E se preparar porque o seu adversário com certeza tem um counterspell. Zetalpa é da mana branca. Então normalmente ele é encontrado com cartas que ganham energia. Imagina?

Normalmente eu coloco os Planeswalker como carta coringa. Então o ponto de partida para um bom set Deck é:

  • Definir o coringa. Carta de vitória;
  • Definir cartas que irão garantir a Carta de Vitória em jogo;
  • Definir as cartas que vão criar um combo com a carta de Vitória.

 

 

 

Um pensamento sobre “Magic the Gathering (35) – Arquitetando um set Deck

  1. Pingback: Diretório de Artigos de Magic – Mundo Pauta

Deixe aqui seu comentário