Magic The Gathering (11) – Características do Deck Control

Vantagens e Estratégias.

Cada mana possui uma característica em MTG. E essas características são pontos chaves e não devem ser ignoradas. A estratégia utilizada pelo verde não pode ser legitimamente copiada para um deck branca pois suas estratégias características se diferem. E existe uma devida diferença de resultados quando optamos usar estes ‘perks’ ao nosso favor.

JaceBeleren-2

Deck Control tem a habilidade específica de controlar. Controlar a estratégia. Sua e ao do seu oponente. Como recomendação geral, prefira priorizar o controle do seu jogo do que o do seu oponente.

Lembre-se que o seu deck tem um limite de cartas (você pode optar por mais de 60), mas não é bem uma vantagem ter mais de 60 cartas. Normalmente nós usamos em uma partida padrão 15-20 cartas. Então quanto mais cartas, menos as chances de você tirar uma sequência que permita um combo, por exemplo.

Ou Deck inconsistentes também garantem que você não tenha exatamente uma garantia de vitória ou dominância. Toda boa estratégia tem alguns pilares, e respeita-los, permite que o jogo seja mais equilibrado e fácil de lidar. Ninguém significa, fácil de ganhar. E parte dessa facilidade, de tornar fácil, é entender o que o seu deck lhe permite. E sobretudo o que a mana oferece como vantagem (Perk).

Ignorar essa característica é ter decks fracos, insuficientes ou medianos. Ele nunca será o melhor. Ou pelo menos, ele nunca vai evoluir, mesmo que você tenha uma tropa de cartas raras e míticas. A fórmula é compreender o que a mana lhe oferece. E usar muito essa vantagem ao seu favor.

Características do Deck Control (Azul).

A mana azul é sobre o controle. Definido como a mana dos magos que procuram  saber tudo e ter conhecimento de toda a estratégia. A mana azul possui muitos cards que se definem como, as seguintes categorias:

Zendikar-Resurgent_OGW_1920x1080_Wallpaper

  • Compra de cards;
  • Vidência ou Vigiar;
  • Encantar com bloqueio, virar (tapped), exilar, descartar ou devolver o card do oponente;
  • Criaturas hexproof (imunes a magia);
  • Criaturas com elemento ar e água;
  • Vitória por zerar o grimório do oponente e a si (exceções para ganhar com o próprio grimório zerado).

Decks que não iniciam com um ataque agressivo não tem muita chance contra decks Azuis. Em contrapartida, decks agressivos precisam ser o tempo todo para ter alguma chance. As manas pretas, brancas e vermelhas são geralmente um alvo perfeito. A verde normalmente é um alvo bem complicado. É possível. Mas é necessário pensar duas vezes em quais cards investir.

Uma das formações de Metagames mais usada é a chamada Simic (Azul e Verde) e sua variação entre Flash (Lampejo) e Ramp. Há também formações monoblue (Blue Devotion) onde cards com a mecânica devoção (Theros Além da Morte) garantem que você tenha efeitos como exilar tantas cartas, ou compras tantas cartas ou mesmo definir o dano e resistência de uma criatura pelo número de CMC = Azul das permanentes que você controla (E estão no campo de batalha).

A Cor azul pode ser uma pedrinha no sapato quando ela construída direto. Você pode vencer seu oponente de diversas formas. Até permitindo ganhar alguém que tenha aumentado seu nível de energia usando algum lifelink, mas perde por ter o grimório zerado porque um mago azul resolveu usar cards que esvaziam ele a toda jogada.

Normalmente os decks só podem comprar 1 carta por turno e se houver alguma magia que o permitam, eles compram um segundo. É possível comprar em um dia comum, no deck azul, umas 4 cartas por turno. Você pode em contrapartida “olhar” seu grimório se souber como montar um deck blue. Isso lhe permite pensar em quais cartas que ter na mão.

Certa vez fiz uma combinação de cartas, que eu podia ter vidência das cartas do grimório e com outro card ajeita-las na ordem que eu queria que aparecessem. Já que eu tinha muitos terrenos por exemplo, o suficiente para conjurar pelo menos 3 ações por turno, eu simplesmente colocava-os atrás das cartas que eu tinha ciência que estavam naquela posição, mas na frente destes que eu já tinha.

Quais as chances do oponente? É a probabilidade dele contra o controle da sua estratégia. Já ganhei de muito Deck Control e Simic fazendo esse tipo de estratégia. É um Deck difícil também. Não recomendo para iniciantes no Magic. Você precisa ter muita tática. Ele não é deck de sair dando cascudo. É só ler meu artigo sobre “Por onde começar?” que eu falo como se iniciar no Magic sem dor de cabeça

 

Um pensamento sobre “Magic The Gathering (11) – Características do Deck Control

  1. Pingback: Diretório de Artigos de Magic – Mundo Pauta

Deixe aqui seu comentário