Magic The Gathering (10) – Por onde começar?

O que é MTG?

Magic The Gathering é um jogo de RPG que consideramos a etapa de montar o deck como a estratégia que antecede o duelo e o duelo. Onde a lore (o canône) também constrói os personagens que encontramos. Desde os planeswalker, a criaturas lendárias e as magias, sobretudo as manas que seguem diversos ritos nesta fantástica aventura. Se você compreender que Magic é precisamente aquele momento do duelo onde jogamos os dados para vencer o esqueleto que o mago encontra em um tabuleiro, você já tem 50% do entendimento sobre Magic.

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Chandra Nalaar (Fúria de Chandra)

Mas por onde começar? Por experiência própria vou falar como fiz. Entrei em contato com Magic de uma forma inusitada e nada proposital. Estava procurando produtos de Board Games com foco em RPGS baseados em Video Games, o primeiro foi Fallout. O jogo traz 4 cenários – 2 do Fallout 3 e os outros dois do Fallout 4. Depois disso comprei Kick Ass, e estou atrás do Assassin’s Creed. E ainda assopra os ventos por aí que será lançado (e acredito que já tenha sido) o RPG do Witcher (Versão Dungeons & Dragons).

Mas no meio do caminho dessa busca, achei na prateleira de uma loja de colecionáveis, dois Decks de Planeswalker (na altura não sabia o que era Deck e tampouco planeswalker) de Gideon Jura, o Jurado e Jace Beleren, O estrategista Arcano. O meu desconhecimento para os dois termos anteriores se estendiam amplamente para qualquer outra definição neste parágrafo. Mas a explicação do jogo em breves palavras me fez o interesse.

Comprei o Deck de Jace e comecei a buscar na internet sobre o que era MTG. Pouco menos de 2 semanas, eu estava criando um Deck por mana e entendendo cada mecânica, regras e ouro, regras básicas e as regras complexas (regras em tom compreensivo). Já tinha pelo menos 1 planilha construída para catálogo dos cards e outra para montar cada estratégia baseado em critérios de Custo (CMC), força de resposta, tipo de card e metagame.

Mas não optei por uma expansão, até porque nem sabia o que era essa divisão inicialmente. Mas comecei em Guerra da Centelha (WAR) e dali não perdi tempo em comprar cards da expansão Lealdade e Guilda de Ravnica, Trono de Eldraine, Modern Horizons, Theros Além da Morte. Um pouco antes de Theros, eu já tinha um leque de conhecimentos que eu juraria que tinha muito mais tempo de Magic do que o pouco ‘menos’ de um mês que eu ingressara neste universo.

Pouco menos de 1 mês, saltei dos 180 cards para 2.500 cards. Com alguns raros, míticos, vários foils (metalizados), coleção Master 25 (Edição Especial Jace) e entre outros acessórios importantes no jogo. Para colecionador e jogador. O que tenho como critério para início é na verdade a orientação das cores dos Cards, e não a expansão. Certo que há mecânicas específicas. Mas se for assim, seria mais apropriado pegar ou iniciar da expansão de 27 anos atrás que tinha menos coisa para aprender.

CORES DE MTG – NÍVEL DE APRENDIZADO

O mais fácil é pegar pelas cores, daí vai entender a ‘mecânica’ da coisa. Sou um adepto da cor azul, mas posso dizer que as cores são como um nível de dificuldade. Cada cor corresponde a habilidades como Controle, ataque, exércitos e etc. Mas também suas habilidades transformam o campo de batalha em algo fácil ou difícil de lidar. Normalmente Decks da cor azul não são para amadores.

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Full Art da Expansão Theros Além da Morte (Lands)

  • Deck Verde – Jogadores Iniciantes  (Menos de 1 semana);
  • Deck Vermelho – Jogadores maduros (Mais de 1 mês);
  • Deck Branco\Preto – Jogadores Plenos (Mais de 2 meses);
  • Deck Azul – Jogadores Veteranos (Mais de 5 meses).

Considerando que você estude muito sobre cada. Se for apenas pegando o deck e jogando, aumente esses períodos com um acréscimo de 4 meses para cada. O Deck Verde é um jogo fácil. Na verdade o Metagames das últimas expansões tem revelado que tanto Verde ou Simic (Verde + Azul) tem oferecido mais respostas e sendo adotados como mais frequências que outras formações.

Você tem uma gama de respostas eficientes. Pode levar um tempo para entrar no jogo durante uma partida, que mesmo atrasado, só tirando lands ou não tirando, com o verde você ainda tem chance de ganhar. Com outras cores, pode ser letal chegar no 4 ou 5º turno nesse ritmo.

O Verde tem sido muito privilegiado em diversas expansões. Apesar da Theros Além da Morte tem como personagem foco a Elspeth Tirel (mana branca), ela não tem tanta carta forte como tem a mana Verde. Diga-se de passagem que o segundo deck mais agraciado é o azul. Entre monstros grandes, fica a critério usar táticas de guerrilha quando se pensa em azul.

Mas ser um mago azul é o mesmo que ser um jogador de Xadrez. E ser um mago verde é o mesmo que fazer uma jogatina de Fortnite. É gritante a diferença do ritmo. Mas isso pode ensinar os novos jogadores táticas valiosas se quiser passar para outras cores. Cada mana tem uma característica. Mas vai depender do seu conhecimento na dinâmica do jogo e regras, que serão essenciais para dominar aquela habilidade.

Plataformas Digitais vs Tradicional

Onde jogar? Bem vai optar pelo mais custo e benefício. Jogar em plataformas digitais pode ser mais cômodo e mais barato. Se você adere a um MMO essa pode ser sua chance de jogar MTG sem precisar gastar nada. O MTG Arena é uma simulação do jogo mais fidedigna que a maioria das tentativas anteriores da Wizard de trazer a experiência dos cards para formatos de games eletrônicos.

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Ainda que fosse longe de chegar, o Magic Online tem uma estrutura menos dinâmica e impactante que o Arena. Então se for optar, opte pela Arena. O único inconveniente é que preciso ter conexão a internet. Ou seja, quedas de conexão parecem constantes também. Mas nada que possa oferecer a melhor experiência de jogo. Permitindo jogar em diversos formatos para compreender melhor. Ver as regras, as etapas e fases. E conhecer este universo.

Ou optar por jogar fisicamente. Indo em uma loja ou jogando com os amigos. A diferença crucial é que fisicamente você detém o direito de propriedade das cartas. No MTG Arena, você pode até investir. Mas não serão suas cartas. Caso queira vende-las, apenas de forma física. Sem falar que comprando os Decks Planeswalker você pode através de um código inserir no Arena aquele formato do Deck (digitalmente).

Particularmente prefiro o jogo físico por vários motivos. Mas será uma escolha da pessoa.

 

 

2 pensamentos sobre “Magic The Gathering (10) – Por onde começar?

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