Magic The Gathering (8) – Mana Verde e seu arquétipo

Metagame com Deck Verde.

As várias facetas de Magic The Gathering (MTG) é absorver cada habilidade que as cores oferecerem. Há quem invista em criar decks de 1 ou 5 cores. Desde a destreza ao habilidade de tatear decks com tanta diversidade de ações, também possuem seus lados positivos e negativos. E hoje vamos falar sobre a peculiaridade da mana Verde. Uma cor que tem ganhado atenção e cartas fortes nas últimas expansões, se comparado, as demais.

1572535242_okocard6

Mana Verde é sinônimo de gerar mana e crescimento. Trabalhar em conjunto com ela, demonstra força de ataque e respostas a diversidade. Se pensa em começar no Magic, recomendo pela mana Verde. O Deck mais básico (não confundir com fraco) consegue duelos equilibrados com Decks de outras cores.

A cor verde representa a diversidade de Magic. Na prática, cartas comuns e de custo baixo são tão fortes e que possuem mecânicas diversas que outras cores possuem tais opções em custos maiores sendo essas na maioria das vezes, lendárias. Tornando o Deck Green talvez o mais forte e desproporcional de Magic.

Por sinal, uma das cores mais combinadas é o que se chama de Simic. A união do verde com o azul. Ter força e crescimento com o poder do controle da estratégia. É uma das estratégias mais utilizadas. Se você entrar no universo de Magic vai ouvir falar do aclamado Oko.

É um planeswalker que precisa de mana verde e azul para ser conjurado. É um dos personagens mais absurdo. Uma das cartas da expansão do Trono de Eldraine conferia á ele habilidades (ao custo de lealdade) que deixava um exército de criaturas lendárias e planes 20 passos para trás. Só precisando de CMC = 3 (1 Incolor, 1 Verde e 1 Azul) para gera-lo.

Se você pensar em um exército de criaturas elementais  e selvagens, pense em verde. A parte Sorcery (Instant, Sorcery e Enchatment) são particularmente um tapa na cara do oponente. Você tem apenas no Verde, mágias de anulação do tipo Azul, exilar do tipo Pretas, destruir do tipo Vermelhas e arregimentar do tipo Brancas. É um deck rico e preferido. Pode ser considerado como um Deck 5 em 1.

en229thb

A carta Uro, Titã da Ira da Natureza é uma criatura lendária que pode ser usada para Commander com identidade de cor Azul e Verde e para Brawl. E que tem o CMC = 3 tendo um poder de dano e resistência particularmente grande para uma carta com custo baixo com um fato de raridade lendária e com a mecânica escapatória. Ainda que a carta Zetalpa do Deck Branco da coleção Commander 2019 fosse muito mais forte, é sorte, que ele não possa funcionar para Standart, apenas para Modern e outros formatos.

images2JO6HZ33

Montei um Deck com Zetalpa para mana Branca que consegue vencer Simic e Dimir, e Mono Green com uma certa facilidade. Mas o mana verde consegue deter criaturas separadas com o mesmo poder do Zetalpa a um custo bem baixo. Enquanto o Zetalpa tem um CMC = 8, você tem um Uro CMC =3. E lembrando que essa carta seria rara no standart, senão o verde com certeza teria o seu Zetalpa incluindo também ímpeto e iniciativa.

O Zetalpa você apenas consegue vencer se colocar um encantamento nele para tirar o dano ou exilando-o. Se ele fosse imune a magia (Hexproof) seria considerando um supremo deus em relação as cartas Theros Além da Morte. Da Coleção Dominaria tem um exemplo típico para mostrar  com o Verde tem dominado os duelos de Magic há tempos.

Druida

Os Decks verdes costumam gerar muita mana, há criatura que tem habilidades para gerar mana. Ou encantamentos de terrenos que permitem que os mesmos no lugar de gerar 1 mana verde geram 2 manas verdes. E assim por diante. A carta da coleção Dominária tem um custo CMC =3 para conjurar. Mas o mais importante dessa carta é sua habilidade.

Se você gastar 8 manas verdes, ela entra no campo de batalha reforçada e te dá 10 de vida. Já pensou em ficar com 60 de energia? Imagina o oito que o oponente vai ter que fazer para zerar isso. Sem falar que é mais fácil que ele zere o grimório dele antes disso.

Ou ainda, experimente colocar 4 Krosanas e um deck Simic, onde o  Azul só faz o oponente perder card. O Planeswalker Jace, Adepto da Memória (M13) tem custo CMC = 5 e permite com -7 (de lealdade) fazer o jogador alvo comprar 20 cards ou ainda o Jace Beleren (Lorwyn, 2007) com custo -10 (de lealdade) colocar 20 cards do grimório do jogador alvo no cemitério.

images150JRJA5

Se ainda achou pouco, a carta Onda Medonha consegue colocar X cards no cemitério sendo X o número de terrenos sob controle. Apenas sendo Simic, é possível ganhar de muitas formas diferentes acessíveis facilmente. Diferente do usar decks específicos, o Verde possui um pouco de cada uma das outras cores. Em diversos jogos e simulações, o quadro geral é:

  • Verde (Mono ou em Guilda) confere mais vitórias, mais iniciativas e abordagens consistentes estratégicas;
  • Preta (Em Guildas) confere vitórias equilibradas, o domínio do duelo depende do oponente. Se for contra azul ou Verde, o preto tem quer ser Aggro para definir uma vantagem significativa;
  • Azul (Mono ou em Guildas) o deck costuma ser equilibrado como a Preta, mas tem a tendência de ser forte como a mana Verde, dificultando um duelo pé no chão com a maioria das cores;
  • Vermelha (Em Guildas) possui vitórias mais concentradas em ataque direito em nos primeiros turnos. Quando inicia com desvantagem (falta de terreno\excesso ou criaturas passíveis de sofrerem encantamentos ou exílio. Ela não tem tanta vantagem a longo prazo;
  • Branca (Mono ou Guildas) não sofre com tanta variância de performance como a vermelha. Mas ora é um  deck fraquíssimo ou forte para equilibrado, é uma alta e baixa sazonal. Em contrapartida, possuem mais cartas boas em formatos fora do Standart do que o comum entre todos os Decks.

O Poder de Nissa.

Se não fosse o poder já vasto de algumas cartas nem consideradas lendárias, o planeswalker mais famoso do verde é a elfa druida Nissa Revane, oriunda do plano Zendikar. Ela não é uma guerreira qualquer. O Card Nissa, A voz de Zendikar da expansão Juramento da Sentinelas explicado em seu Lore, oferece a luta ferrenha da Elfa por Zendikar contra a ameaça que fosse. E ela estava preparada.

images3TI4NKEK

Você consegue arregimentar a aumento +1 lealdade, se quiser gastar na habilidade de marcador 1+1 (Se ainda tiver alguma criatura que prolifere, essa habilidade aumenta em muito. Sem falar nas inúmeras cartas que o verde possui com marcadores de até +4/+4 de aumento nem preciso citar que o Zetalpa ali seria apenas uma mosca.

Ou ainda o uso da habilidade maior que custa 7 onde o número de terrenos que você controla lhe permite ganhar essa quantidade de vida e compra cards. Já pensou na parceria dela com algum Jace ali em cima citado? Se tiver o Jace Manipulador de mistérios ou ainda o card Oráculo de Tassa com CMC =2 da expansão Therlos Além da Morte onde funciona como o Jace acima “Se o seu grimório estiver vazio, você ganha”, não é a toa que o Simic faz sucesso em mais de 90% dos decks mais usados.

 

 

 

2 pensamentos sobre “Magic The Gathering (8) – Mana Verde e seu arquétipo

  1. Pingback: Magic the gathering (51) – Superioridade da Mana verde – Mundo Pauta

  2. Pingback: Diretório de Artigos de Magic – Mundo Pauta

Deixe aqui seu comentário