Heart of Iron 4 conhecido popularmente pelos jogadores como Hoi4 foi produzido pela Paradox Development responsável por jogos como Stellaris, Victoria II, a série Heart of Iron, Europa Universails IV e outros jogos de gênero de estratégias e RTS (Jogos de turnos).
Categoria:
Simulador de Guerra, Planejamento de Guerrilha, Gerenciamento de Recursos e Diplomacia. Nível de aprendizagem: Demorado. Jogo: Lento. Comparável: Jogo de Xadrez.
A temática específica de Heart of Iron IV são os eventos da segunda guerra mundial de 1936 atè 1949. Embora o jogo permita a continuidade até que os conflitos se encerrem. Permitindo o jogador iniciar em 1936 ou 1939, para dentro do conflito que marcou a história da humanidade.
Optando por uma geração de eventos da IA que siga a cronologia histórica ou a IA pode fazer um jogo aleatório. O título é uma aula de história. Você pode jogar com mais de 100 países, o atlas mundi era como o mundo era dividido na época. País e colônias. Desde do Brasil, por estado e região até a ao velho mundo.
O jogo é complexo, não é o mesmo da série Sid Meier CIV. Nenhum jogo da Paradox anterior a Hoi4 pode ter uma comparação digna de quanto é profundo a estratégia. E há algo que pode incomodar, DOIS pontos para ser exato, mas que definem muito bem a sua decisão de adquirir o jogo.
O primeiro ponto se refere a linha de aprendizagem do jogo. Você encontrára arquivos imensos de como o jogo funciona. A mecânica de lidar com cada gerenciamento é demorada. É um jogo demorado. Você pode optar por fazer por si e tentar, mas vai perder muito do conceito já que além das inúmeras ferramentas você tem mais de 100 países para fazer diplomacia, negociar recursos, avaliar como suas tropas estão, verificar situações de geopolíticas e etc.
Ainda que o conflito seja o seu maior problema, a pedra no sapato fica no gerenciamento de recursos, de indústrias, de políticas, de armamentos e doutrinas. São umas 12 árvores de evolução apenas para entender como o jogo funciona. Funciona como qualquer árvore de evolução, a diferença é que aqui não estamos falando de um jogo Clica e acerta.
Aqui estamos falando de você escolher uma ponto a desenvolver e avaliar ao longo período o que isso significa. Algumas tecnologias levam 1 ou 2 anos para ficarem prontas. Nada de novidade, na série CIV há coisas que podem levar mais tempo dependendo do nível do seu país. Mas aqui o peso do ganho e perda pode ser o final da linha. Pois o seu inimigo pode pensar em usar uma estratégia de invasão atacando a sua economia, sim ela consegue fazer isso.
O segundo ponto é que o jogo não é como o Civilization. Ele é um simulador, equiparável a um Flight Simulator ou X-Plane para gerenciamento. Focado em um único ponto específico, a indústria bélica na segunda guerra mundial. Não veja o Hearts como um Civilization.
Por outro lado o Civilization permite ir do tempo do Egito antigo até o tempo de Star Trek. E continuar infinitamente. Vivendo ou não uma segunda guerra mundial ou vivendo trocentas de outras guerras. A diferença e´que Hearts você não vai desenvolver escrita ou naves espaciais. Apenas tecnologias de segunda guerra. Porque o jogo é focado na GUERRA.
É como um simulador de planejamento. E o que recai em um plano sem visão do campo de batalha na prática. Você vê, mas planeja mais que atua. Pode ser um jogo tedioso para quem gosta de gerenciamento, mas quer ver outros pontos de vista, evoluir outros setores e fazer uma história contínua. Hearts não é assim. Ele é bem realista, mas é um simulador de planejamento que foca na guerra e só nela.
Vale a pena? Bem Hearts of Iron IV não é um jogo típico de gerenciamento, ele tem um período de tempo da história humanda focada, que é a segunda guerra mundial. Apesar do gerenciamento permitir uma visão ampla, logo verá que é uma questão política e bélica, onde seus acordos influenciam sua forma de jogar e que performance terá. Cada IA implica em mudar essa vantagem o tempo todo.
O jogo coloca o jogador muito em mesas de negociações do que em gerenciamento de recursos. O tempo de aprendizado é longo, as batalhas são quase inexistentes devido o foco do game. Os trailers disponíveis na internet até demonstram um dinamismo, não caiam nessa, em quase 4 anos de jogo (anos do tempo do jogo de 1936 até 1940) eu vi Pop-ups, telas, ícones e os efeitos de visão política do mapa. Mas batalhas mesmo, não vi em nenhum momento.
Mesmo que pensem que neste período não houve ‘conflitos’, houveram várias guerras antes da grande. E não vi um exército se mexendo. Embora o jornais apontassem que alguns países estavam se matando que a crise mundial estava aumentando.
Vale a pena para jogadores que gostam de planejamento puro, onde a ação é segundo plano totalmente. Gostam da segunda guerra mundial, de simulador e de história. Não invista seu dinheiro no jogo nem mesmo em promoção. O único erro que vi dos produtores é de colocar vídeos introdutórios ou mesmo do mapa demonstrando uma ação que não existe.
Seria mais realista colocarem mapas e mesas de negociações. O que diminuíria inclusive a complexidade do gerenciamento de recursos que pode soar bem complicado no início. Matando a expectativa da maioria daqueles que investem no jogo. Este jogo é para quem gosta de APENAS gerenciamento.
