Dark

NÍVEL DE SPOILER: Médio.

Dark é uma produção da Alemanha distribuído pela Netflix e que conta a história de várias famílias localizada na pequena cidade de Winden. O enredo trata de um desaparecimento de um adolescente chamado Erik e que até aí podemos considerar como uma série de acontecimentos onde o sequestro é o ponto principal, mas a trama revela que é apenas um dos pontos e nem é o principal.

No ano de 2019 uma pequena e sofisticada cidade alemã chamada Winden, concentra-se na histórias de várias famílias dentro dos pontos de vistas de adultos, crianças e adolescentes e seu dia-a-dia. Não fosse o fato que o desaparecimento de Erik tomasse conta da atmosfera melancólica da gélida cidadezinha.

A história já inicia com um misterioso homem subindo numa cadeira se enforcando. Uma misteriosa carta entregue a uma mulher apenas com um endereço e hora de sua leitura. Lembra muito bem aquela mensagem que Martin McFly recebeu de Doc Brown de 1885 em De volta para o Futuro II. E essa bela citação abre o tema de Dark.

A produção alemã aposta em uma trama carregada de riquezas, conexões e com certeza a fidelidade do público em assistir cada episódio pelo menos 2 vezes e até o final. A corrente da série é que pular episódio não é uma boa ideia. Se perder o fio da meada, vai perder todo o resto. Gelou a espinha quando soube do paradeiro do Mikkel? Gelou mais ainda quando soube que as gerações de 1953, 1986, 2019 e 2053 tem ligação?

Se há um futuro distopico nesta trama é que eles conseguiram unir Back to the Future, Stranger Things e algum título de survivor em 10 episódios. Quem é Jonas? É o cara ou um fantoche? Sabemos até o final que há dois grupos disputando o domínio da viagem temporal. E quem são eles e como se originaram? Lembra muito a disputa de Templários e Assassinos em Assassin’s Creed.

Stranger Things é uma trama que deixou todo mundo surpreso. Parte pela caracterização realizada por um elenco jovem. Diante dos mais veteranos atores, eles conseguiram fazer com a época do anos 80, o que parte do público da série não passou, fosse tão presente. E a outra que a história não é original, o que é original em Hollywood? Monstro, outra dimensão e humanos alvos.

O outro ponto é que Will e Erik se aproximam. Mas para por aí. Will foi parar no mundo invertido, alguns fãs dizem que era a terra no futuro. Em Dark o termo significa ‘escuro’ explicado na série como um estado de espírito. Seria Dark e o Mundo Invertido mundos da mesma dimensão?

Back to the Future a menção única e sua ligação com a viagem do tempo. Até a Delorean é citada na série como um famoso Easter Eggs. Daí partimos para a próxima característica. O que será de Jonas ao ser enviado para 2053? E o que aconteceu com o mundo? Tem que ter uma segunda temporada.

PERSONAGENS

Se normalmente nós vemos um personagem se destacar mais que o outro, apesar de minha citação mais ao Jonas que Charlotte, Claudia, Mikkel e cia. Posso falar que é comum em produções europeias, que protagonista é um coletivo. Nunca é um ou outro. O poser personagem não é uma figura única. Estamos falando de uma história onde pessoas em Winden estão vivendo seus casos de vida, mas que há algo muito fora do comum ocorrendo ao redor.

TRAMA

A história é basicamente ‘dramas familiares’ e ‘sobrenatural’. Se colocarmos apenas o primeiro conceito, como o suspense e ficção entram na história? Estamos em sua grande maioria acostumados como apenas um dos como estrutura do enredo. Mas é comum de filmes e séries tal Russo, França, Itália e Irlanda apostarem em ‘histórias do que nos personagens’.

Logo inserir suspense e dramas, ficção e dramas, aventura e drama é um ponto forte deles. Você consegue ver um Waking Dead (Sobrevivência) mas conectar um Santa Clarita Diet, sem sofrer com a transição da série e gritar “Isso é muito Black Mirror” e sim “isso é muito todas as séries Netflix”.

MISTÉRIOS

Ponto alto da série é conseguir apresentar os personagens, a locação, suas conexões e apresentar o mistério como se fosse parte da normalidade. Fazendo com que o simples fato do mistério ser bem misterioso. Não é como em filmes de 2012 que você sabe que o problema é os efeitos climáticos. É como se fosse um fator natural, que ao longo do tempo você nota que a água do mar está a 2 metros de altura porque foi observando pelo tempo.

O mistério em Dark é parte do processo e não o processo todo. Fazendo com que nos importemos com as pistas, as pessoas, o local e os detalhes.  Eles apostam bem em truques de fatos históricos na medida da ficção. Chernobyl, efeitos de uma usina nuclear, mistérios da floresta proibida, cavernas do Dragão, ‘tralha’ POP para dar forma ao Mistério.

Nota: 10.0

Deixe aqui seu comentário