Uma jornada por duas almas.
A produtora francesa Quantic Dream prometeu lançar uma obra prima depois do seu fantástico Heavy Rain. E cumpriu. Com mais dois na sacola um para o console PS3 e outro para o PS4 estão encomendados os jogos Kara e Dark Sorcery respectivamente. Agora nesta análise vamos falar da pérola que nos presenteia com atuações impecáveis de Willem Dafoe (A Most Wanted Man) e Ellen Page (X-Men: Days of Future Past) interpretando seu primeiro papel em video game.

Jodie Holmes (Ellen PageBeyond Two Souls)
Jogo.
Não é o último jogo com qualidade que a Quantic Dream vai lançar, mas enquanto esperamos a nova safra este é o título que começa a marcar o fim da geração PS3 e o início da próxima geração. A história é complexa, é um filme jogável. No entanto diferente de ‘Heavy Rain‘ em que havia uma interação, o personagem era ‘movimentável‘, mas muito restrito. Aqui podemos andar de moto, andar pelo cenário, ter mais interação, ter tempo de observar o ambiente (no anterior era estipulado um tempo para ativar alguma ação, tirando o prazer de observar o jogo).
Enquanto que este novo permite uma interação mais calma, ele oferece jogabilidade de luta, diversas possibilidades de passar pela fase, podendo ou não prolongar o estágio. Criando uma atmosfera bastante contagiante.
Ficamos no controle de Jodie Holmes e Aiden, a entidade que persegue a garota desde do seu nascimento. Toda vez que ela fica em apuros, ele veem com sua fúria e mostra uma assombração única. Apenas Jodie ouve e vê Aiden. O jogo se passa em Flashback e presente o tempo todo. Após finaliza-lo é possível ver a cronologia das fases.
Não é um jogo qualquer. Podemos desfrutar, fazer diversos finais, tomar decisões, criar reações e mostrar que a menina não está de brincadeira.
Personagens.
Eles são cativantes, são complexos, são odiáveis e amáveis. Tal como a vida real, realmente nos apegamos á eles. As reações e emoções que podem atingir.
- Jodie Holmes (Protagonista) – Ellen Page (MOCAP/VOZ)
- Aiden – (Protagonista) – Entidade que acompanha Jodie – Nenhum intérprete
- Nathan Dawkins – Willem Dafoe (Pesquisador da DPA) – MOCAP/VOZ
- Cole Freeman – Kadeem Hardison (Assistente de Nathan) – MOCAP/VOZ
- Ryan Clayton – Eric Winter (VOZ) (Agente da CIA) / MOCAP Alex Disdier
- Stan – David Coburn (Mendigo)
- Tuesday/Eliza – Maud Laedermann (Mendiga)
- Zoe – Natalie McCaffery (Filha de Tuesday)
- Walter (Mendigo)
- Jimmy (Medingo)
- Gen. Mcgarty – Michael Rickwood (General da operação da CIA)
- Norah Holmes/Shimasani – Barbara Scaff (Mãe de Jodie Holmes)
- Salim – Nohé Benameur
- Kathleen – Lee Delong (Assistente do DPA)
A interação com estes personagens definem que os finais da história tenham certos efeitos surpreendentes. Vale a pena investir em salva-los ou não.
Trama.

Nathan Dankins (Willem Dafoe/Beyond Two Souls)
Ela é bastante peculiar, a trama, quando vamos falar de um jogo com qualidade cinematográfica e interativo, onde o tema é ficção científica. Temos um pouco de vários mundos misturados neste título, temos “Segredo do Abismo” (James Cameron, 1989), temos “A Esfera” (1997), Deus Ex Human Revolution (2011), F.E.A.R 3 e Arquivo-X.
Tudo se baseia insistentemente com a entidade Aiden. É claro que estamos falando de uma história que não pode ser contada aqui, senão o enredo e todas as emoções que os personagens passam quando tentam entender o que se passa, perde-se.
A história é delineada em acontecimentos que marcaram a vida de Jodie Holmes por causa da entidade Aiden, e senão fosse por ela também, ela estaria em apuros. Então é uma faca de dois gumes, e há conspirações políticas e paranormais. Onde tudo isso vai parar? Apenas embarcando nessa viagem para entender que a vida de Jodie não poderia ser menos anormal.
O cenário faz parte da história também, mais do que em Heavy Rain. E analisa-los faz parte de certas táticas do jogo. E durante a história será possível escolher para que lado Jodie tenderá, de acordo com suas ações e de Aiden, mas não esperem algo no estilo de Infamous em que realmente fazer maldade lhe transforma num Anakin.
As mudanças por decisões afetam em algumas coisas no final, e na fase presente altera de forma significativa.
Decisões.

Jodie, Cole e Nathan (ExperimentBeyond Two Souls)
Decisões são a parte marcante do jogo, mas não é uma riqueza toda. Embora em comparação ao jogo passado as opções superam, não são tão significativas para o fim, apenas para fase presente. O final por si tem duas escolhas, e dessas escolhas são ramificadas outras.
A única coisa que realmente influencia estas decisões já pré-definidas é salvar os personagens fazendo interagir ou exibindo cenas extras no final, e claro garantindo o ganho de troféus, já que é preciso terminar o jogo sem salvar ninguém e salvando todo mundo, fazendo cada final. Mas para fins de jogo, a decisão não influencia a existência de um final, eles existirão independente se sair correndo do começo até fim sem se importar com o que vê.
Interações.
Elas quadruplicaram em relação ao Heavy Rain. Para matéria de desenvolvimento, as decisões não chegam perto das interações que o jogo permite. Entre Jodie e Aiden é possível interagir com bastantes objetivos. Desde de empurrar, danificar, manipular, possuir, mover – o jogo permite mais usabilidade do controle (risos) do que o título anterior da produtora.
Mas não é uma interação “open world” e nem “sandbox”, devido ao Aiden é possível levantar carros, explodir, possuir soldados, estrangular inimigos a distância.
Cooperativo.

Jodie e Paul (NavajoBeyond Two Souls)
Diferente do cooperativo oferecido no Heavy Rain, que era na verdade um compartilhamento de controles o que ocorria. Você mexia Ethan Mars enquanto o outro fazia os movimentos de botões para percorrer e pular.
Neste não, um controla a Jodie e outro o Aiden. Um depende do outro, apenas Aiden vê os bônus que são importantes para os troféus e habilitar extras. Apenas Aiden pode executar certas tarefas, inclusive sem ele seria impossível passar de certas partes. Outras a Jodie tira de letra.
E mais, para os aficionados por troféus, é possível pegar todos no modo cooperativo. Agora basta saber, quem vai ser o Aiden ou a Jodie?
Conclusão.
Em rápidas linhas, o jogo cumpre o que prometeu, ele é belíssimo em gráficos, a música é impecável, a jogabilidade supera o título anterior permitindo mais interação e liberdade pelo cenário. Os personagens não deixam escapar o suspense, é um verdadeiro jogo de PS3 e ganha a marca de excelência em envolvimento, trama, enredo, suspense, ação e surpresa.
Ganhou um modo cooperativo interessante, existe bastantes possibilidades de terminar a fase, não se caracteriza como um open-world (não posso andar pela cidade livremente e nem interagir com todos os lugares), mas possuo escolhas que influenciam diretamente as fases.
São bastantes finais, o jogo faz refletir não só sobre as decisões e finais, como todo o roteiro. E ganha nota máxima (100.0).
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