Alien 3

Quem é o condenado em Fiorina 161?

Prisão de segurança máxima Fury 161 - Alien 3 (Foto: Internet/Mundo Pauta)

Prisão de segurança máxima Fury 161 – Alien 3 (Foto: Internet/Mundo Pauta)

Após os eventos de Aliens, cerca de algumas horas depois, a Sulaco reporta uma emergência interna da nave. Recorre ao procedimento de ejeção das  cápsulas. Ripley e os demais sobreviventes da colônia LV-456 ‘aterrissam’ numa prisão de segurança máxima desativada. O problema é que só apenas Ripley sobrevive, os demais morrem afogados.

O mistério ronda a invulnerabilidade de Ripley, mas algo de muito ruim está acontecendo e parece que o Fury 161 é o fim da linha para todos.

Elenco.

[Biografia dos atores | Biographie du l’acteurs / Foto dos personagens | Photo du l’caractéres]

Crítica. 

A saga parecia ter terminado com a morte de Ripley, Sigourney Weaver chegou a declarar em 1993 cerca de um ano depois numa entrevista que não voltaria a encarnar a heroína. Para muitos essa declaração deveria ter sido mantida para evitar os “Circo dos horrores” e uma versão trash e menos atrativa que os filmes anteriores.

A saga havia terminado para muitos em Aliens de 1986. Para outros até a versão alternativa de Alien 3 teve um impacto positivo.  Alguns alegavam que Alien 3 não tinha um roteiro definido e outros que a atmosfera de Alien não existia mais. E que era uma barra muito forçada manter a mesma retórica só que com outro ambiente e personagens.

Mas a novidade de Ripley ser pega por um alien, e ser exatamente uma rainha poderia ter sido o melhor desfecho para a série? De fato e sem sombra de dúvida seria. Alien 4 a ressurreição na verdade força mais ainda a barra de uma série que já havia acabado e terminado bem – já que o propósito de Ripley era matar “aquele monstro” dos seus pesadelos.

E matar uma rainha, e salvar uma filha que ela não pode criar era o melhor desfecho numa batalha épica. Quando Alien 3 nasceu deu um chute no roteiro perfeito e criou um hiato do objetivo de Ripley. Primeiro que forçava muito um erro – a Rainha conseguiu pôr ovos em tampouco tempo, ela não precisava daquela bolsa toda para gerar?

Então para quer ficar parada e vulnerável como ela ficou no segundo a ponta de levar bala da Ripley? Se ela podia botar ovo sem a necessidade disso. Gerando realmente uma nova saga como num universo paralelo. E 200 anos depois? A coisa virou piada quando a Weyland-Yutani foi passada para trás pela K-Mart – um supermercado na linha de bélica? Sem falar da crueldade da parte final sem necessidade.

Mundo Pauta dá nota 7.0

—-

Mundo Pauta.

Texto: Rafael Junqueira.

Facebook Mundo Pauta.

Deixe aqui seu comentário