Você pode gritar, e ninguém vai escutar.

Alien (1979) (Foto: Reprodução)
O filme Alien (no título original) e no Brasil como acréscimo do oitavo passageiro foi dirigido por Ridley Scott. A criatura alien fora idealizada e criada pelo desenhista H.R Giger, trabalharam junto também do artista, Chris Foss e Ron Cobb. E contava com um elenco de peso, muitos destes se tornaram ícones, enquanto outros ficaram fora da telona, mas não deixaram a fama.
A produtora Brandywine foi a responsável pelo filme, assim como 20 th Century fox quem distribuiu. A história é sobre uma criatura do espaço extremamente mortífera que ataca a tripulação até sobrar uma pessoa. O roteirista responsável pela briga de gato e rato foi Dan O’Bannon e Ronald Shusett.
Alien foi condecorado pela crítica e foi um sucesso de bilheteria, recebendo o Oscar de melhores efeitos visuais, os Saturn Awards de melhor filme de ficção científica, melhor direção para Scott e melhor atriz coadjuvante para Cartwright. Além do sucesso nas telonas, a franquia promoveu livros, quadrinhos, jogos e brinquedos.
Um S.O.S no espaço.
A nave espacial rebocadora Nostromo está em sua viagem de volta para a Terra. Ao receber uma transmissão de origem desconhecida, o computador da nave acorda a tripulação. O Capitão Dallas (Tom Skerritt), o Primeiro Oficial Kane (John Hurt) e a Navegadora Lambert(Veronica Cartwright) saem para investigar a origem do sinal.
Neste tempo, o computador da nave Nostromo aos cuidados de Ash (Ian Holm) é decifrado como uma espécie de aviso de alerta, e não um S.O.S. E tudo que a tripulação acaba por saber é que um do seus companheiros retorna para a nave com uma criatura grudada no rosto.
O pai do Alien.

H.R Giger artista plástico (Foto: Reprodução)
Dan O’Bannon fez uma comédia de ficção científica enquanto ainda era estudante juntamente do conhecido diretor John Carpenter (Enigma de outro mundo/The Thing) e o artista conceitual Ron Cobb chamada Dark Star. Algum tempo mais tarde ele começou a trabalhar em uma história mais séria, de terror ao contrário de Dark Star que era uma comédia. Ronald Shusett estava trabalhando em uma versão de um roteiro que se revelaria ser Total Recall (O vingador do futuro).
O’Bannon estava trabalhando num projeto que já contabilizava 29 páginas de um roteiro chamado ‘Memory’ que consistia naquilo que se tornaria as cenas de abertura de Alien. Durante este período, ele aceitou a adaptar Dune (Duna) – onde pode captar novas ideias para seu filme. Foi onde conheceu Jean Giraud, Chris Foss e H.R Giger. Então voltou ao seu roteiro original ‘Memory’. Uma das ideias que que Ronald ofereceu a O’Bannon é que um Gremlins entra-se num bombadeiro B-17 como proposta do filme – o que viria a ser a proposta do filme no final das contas.
O título mudou 2 vezes – foi de Memory para Star Beast e finalmente para Alien. Um título que O’Bannon achava que resumia e trazia o mistério sobre o que seria aquele ‘Gremlin. Então começou a nascer a ideia de uma criatura do espaço a encontrar uma nave da terra, o brainstorming era como essa criatura entraria na nave. Quem a deixaria entrar? Obras cinematográficas como The Thing from Another World (Uma coisa de outro mundo) da década de 50 influenciou os ambientes fechados e escuros da nave Nostromo, e outro do ano de 1956 conhecido com Forbidden Planet (Planeta alien) originou a ideia de um aviso no espaço de alerta.
H.R Giger nasceu com a ideia de criar uma criatura sinistra, monstruosa e fabulosa. O’Bannon que o conheceu durante a produção de Dune, percebeu que naquela aberração artística havia um ponto a explorar. Era o alien que ele procurava. A coisa que viria a atormentar as mentes das pessoas quando o vissem. H.R Giger também foi o responsável por criar o space Jockey (argumento que criaria Prometheus novamente dirigido por Ridley Scott em 2011).
A tripulação.

Tripulação da Nostromo (Foto: Reprodução)
Os testes de audição para o filme alien contava com apenas 7 personagens. O’Bannon tinha um foco no filme, ele preferiu desenvolver a criatura, o alien primeiro do que entender como seriam os personagens. A ideia principal que eles queriam a tornar a criatura uma espécie protagonista, e que os seres humanos fossem apenas transeuntes que tiveram o azar de encontra-lo no caminho.
Conheça o elenco.
- Ellen Ripley (Sigourney Weaver) – É uma mulher forte, com personalidades que desafiavam a ideia da época. Anteriormente o papel de Ripley pertencia á um homem de estatura baixa. Mas como O’Bannon havia delegado que os papeis podiam ser muito mesmo serem unissex. Foi permitido idealizar uma mulher num papel comum ao homem na época. Pela primeira vez a atriz Sigourney Weaver atuou como papel principal dando á ela uma indicação do prêmio Saturn (de melhor atriz). E ganhou de estrela promissora (BAFTA);
- Navegadora Lambert (Veronica Cartwright) – Cartwright tinha experiência em ficção científica e terror.[28] Ela originalmente fez o teste para Ripley. Ela venceu o Saturn Award de Melhor Atriz Coadjuvante;
- Capitão Dallas (Tom Skerritt) recebeu o papel no início da produção. No entanto ele mesmo recusou o papel pois afirmava que o filme não tinha um diretor e somente aceitou quando Ridley Scott assumiu o filme;
- Engenheiro Brett (Harry Dean Stanton) uma curiosidade interessante sobre o ator é que o mesmo não gostava de ficção ou monstros, no entanto aceitou participar do filme, e talvez por uma vingança do destino, ele foi morto por um alienígena. E ficou mais conhecido por isso;
- Sub-Comandante Kane (John Hurt) levou consigo o chamado “Filho de Kane” (por ironia, dito por Ash o oficial médico). Onde o terror todo se inicia. John Hurt foi a primeira escolha para interpretar o personagem. Ele foi indicado para o prêmio BAFTA de melhor ator coadjuvante;
- Oficial de ciências Ash (Ian Holm) até então era humano, até revelar que é um andróide;
- Engenheiro Chefe Parker (Yaphet Kotto) recebeu o papel pelo grande sucesso que teve em ‘Live and Let die’.
O oitavo passageiro.
- Alien (Bolaji Badejo) foi um estudante de origem Nigeriano que foi descoberto pela equipe de elenco num bar. Com seus 2,18 de altura ajudou a coloca-lo no papel da criatura mais temida do universo. No entanto para a também criatura os dublês Roy Scammel e Eddie Powell (este mais conhecido) utilizam da roupa do xenomorfo.
Nostromo.
UCSS Nostromo (Foto: Reprodução)
A nave Nostromo possui o nome completo com a USCSS na frente do nome. É uma nave classe Juggernaut do tipo cargueiro estelar Lockheed Martin CM-88B. Os vários esboços da nave previamente davam-se as semelhanças entre as aeronaves existentes na Nasa, no entanto Ridley Scott quis descartar todas, e queria um modelo original e único.
Os designers Ron Cobb e Chris Foss criaram a mais horrível e monstruosa nave que poderia ser criada. O nome Nostromo teve sua origem no romance escrito por Joseph Conrad, onde havia um herói com este nome. Joseph Conrad deu ao herói Nostromo uma característica nobre, porém sensata com a liberdade e ao mesmo tempo uma realeza suja.
A nave Nostromo é majestosa de grande e feia. O personagem do conto é um homem que não pretende fazer parte da aristocracia,entretanto antes pretende tornar-se num líder representante das massas populares. Cuja fidelidade é “mesclada de amargura” e devoção “mesclada de ironia”. A morte liberta-o “das grilhetas do Amor e da Riqueza”.
Um fruto que os humanos vivem dentro da nave. Estão trabalhando pelo seu pão de cada dia. Mas encontram o mal no espaço. Tentam de tudo para sobreviver. É carregado de ironia e ao mesmo tempo beleza. A surpresa de tudo isso é que o monstro (o alien) é a amargura e os seres humanos são a fidelidade a e devoção. Um contraponto interessante dado por Ridley Scott.
Especificação Nostromo.
(Clique para aumentar)
Trilha Sonora.
A trilha sonora foi escrita por Howard Hanson e foram aproveitadas músicas de Wolfgang Amadeus Mozart e do mais conhecido Jerry Goldsmith.
Howard Hanson conhecido como Howard Harold Hanson foi um compositor, condutor, educador e músico teórico nascido em 28 de outubro de 1896 e morto em 1981 quem foi o responsável pela música dos créditos de Alien.
Wolfgang Amadeus Mozart conhecido como Johannes Chrysostomus Wolfgangus Theophilus Mozart nasceu em 27 de janeiro de 1756 e morreu em 1791 foi um compositor clássico.
Jerry Goldsmith conhecido como Jerrald King Goldsmith nasceu em 10 de fevereiro de 1929 e morto em 2004 foi um compositor e condutor com trabalhos bastantes conhecidos em séries e filmes. Seus trabalhos notórios foram em Planet of the Apes (Planeta dos Macacos), The boys from Brazil (Os meninos do Brasil), Poltergeist, Alien, Gremlins, Total Recall (O vingador do futuro), Mulan, o trilogia Rambo e cinco filmes da série Star Trek.
Música – Crédito finais por Howard Hanson.
Música – Créditos inicias.
Trilha composta – Jerry Goldsmith.
—
Mundo Pauta
https://www.facebook.com/MundoPauta

