O grande furo de Melmac

Alf-–-O-Eteimoso-Elenco

O seriado ALF produzido entre 1986-1990 por Paul Fusco, tinha como trama principal parodiar o filme ‘E.T’ de Steven Spielberg de 1982 com Drew Barrymore e Peter Coyote. Mas diferente do filme  a série começou a colecionar furos no roteiro temporada atrás de temporada.

Ao longo da série a história do alienígena engraçado começa a não convencer muito, desanda e finalmente termina com um final inesperado. Entenda como é que a série se manteve por 4 anos mesmo com tantos furos no roteiro.

Entre tantos planetas, por que a Terra?

alf

“Ele é um ALF. Vida de forma alienígena” – quando na verdade seu nome é Gordon Shamuay. A pergunta é: Por que a terra? Tudo indica que ALF caiu na garagem dos Tanners dando a perceber que o seu veículo espacial havia sido atingido pela onda de choque provocada pela explosão. Se isso for verdade, ou – Melmac esta muito perto da terra (e a explosão seria detectada pelos instrumentos da terra) ou ele está à uma diferença incrível, e mesmo assim foi capaz de lançar o módulo a Terra.

Outro ponto é considerar também para as duas situações o manejo da aeronave pelo ALF. No entanto sua habilidade como piloto tem também um porém, no episódio “Vem voar comigo” da primeira temporada, ele conhece pousar um cargueiro sem problemas. Não foi sorte. Ele era piloto da força tarefa da órbita. O que mais ainda reacende o assunto sobre escolher um planeta, caso a onda de choque não impedisse o controle.

Esta indagação nasceu quando em diversos episódios, ALF lamenta ser o último de sua espécie, quando que no episódio 7 da primeira temporada intitulado como “Ronda, socorro”, ele teve a oportunidade de se juntar a sua amada e seus amigos. E negou esta partida. O que deixaria um hiato nos demais episódios que ele lamenta sua solidão.

Os roteiristas colocaram o argumento de saudades muito cedo, e na hora de explorar a solução ela ficou estranha para todo o resto do roteiro. Seria interessante abordar a volta para casa no final da série ao invés dele ser capturado pela Força Tarefa Alienígena da terra.

Alguns sinais de ALF não escolheria a terra:

  • Por 228 anos ele conviveu com sua espécie, seria mais saudável e óbvio, escolher viver entre os seus e ir para planetas que claramente receberiam melmaquianos;
  • No nono episódio da terceira temporada – Mudanças, ALF afirma não gostar de mudanças, especialmente quando Kate volta a trabalhar. Ele age como um bebê;
  • No sétimo episódio da segunda temporada – Garota Bonita, ALF conta a Lynn que firmou um noivado com Rúbia por 58 anos e esperou na canteira por Ronda por 17 anos;
  • Ele é extremamente sociável;
  • No episódio “Barata” da primeira temporada ele cita Detroit como sendo a “Cidade da Coisa” referente ao filme Aliens (1986) de James Cameron. Há de perceber que ALF não é nenhum alien desavisado. Ele sabia da Terra quando fala – ” Os seres humanos pensam que só existe uma Detroit no universo”. Concluindo que ele sabia da Terra e portanto o que significava viver nela para afirmar tal informação ao Willie.

O fim de Melmac. Mas pelo quê?

alfep8e.png

De acordo com a série Melmac teve seu fim através de duas possibilidades. Uma guerra nuclear (que não fica claro se era uma guerra mesmo ou uma explosão acidental de espécie nuclear) e o uso simultâneo de secadores de cabelo que causou um superaquecimento de escala mundial causando sua destruição.

O primeiro caso é plausível se for um acidente nuclear, a única menção e comprovação do caso foi através de um flashback de Alf no episódio – “Ronda, socorro” quando ele se lembra do dia que iria sair finalmente com Ronda. Todos os pilotos do esquadrão de órbita são convocados após o anúncio de “Uma ameaça nuclear iminente” – nada de ‘Guerra nuclear’, o que confirma um acidente nuclear.

Quem é esse ALF?

Moi?

Moi?

O Alf parece um zé ruela na maior parte da série. Em outro momento parece se preocupar e ter consciência. Isso acontece quando no episódio 4 da primeira temporada intitulado como “Plano Anti-Bomba” que ALF quer discutir com o presidente sobre as armas nucleares, razão pela qual ele fundamenta ser o motivo da destruição do seu planeta (o que acaba com sua afirmação dos aquecedores de cabelo) também destrói suas piadas quando em vários momentos, desconhece o perigo das bombas nucleares.

O que pode ser percebido é que na série, na primeira temporada, ALF é um extraterrestre cheio de confiança e consciência. Desconhecido, porém rico em valores éticos. Quando chega na segunda temporada, vamos percebendo que Paul Fusco o transforma em um humano. Ele não age mais como um alienígena, só utilizado o alien no contexto para amarrar as piadas, assim a série começa a dar tiros nos pés episódios após episódio.

A proposta inicial de ALF era de apresentar um ser alienígena convivendo com uma família americana. A primeira temporada cumpre com esse papel, mas as demais começam a excluir a característica alienígena e começam a colocar um personagem ‘bizarro’ no lugar e situações que mostram mais do mesmo – mas explorar a condição extraterrestre.

O gosto fica para os dubladores da versão nacional e a comicidade do programa imita claramente a formula do seriado mexicano Chaves. Que pela repetição as piadas mesmo conhecidas provocam risos e o contexto cronológico não faz nenhuma falta.

E agora Willie?

Já acabou? Não teve nem créditos.

A série terminou sem dar trégua a lógica.

ALF é capturado pela força tarefa alienígena, e a série acaba por aí. Após um tempo o filme é lançado sem ligação alguma com a série e com uma família totalmente diferente dos Tanners, mas querendo recriar a química, fazendo com os personagens caricatos da série original. Mas os Tanners, e a força tarefa Alienígena e a história do ALF? Acabou sendo um longa metragem de baixa qualidade.

ALF agora é uma versão engraçada de uma família americana.

alf-cast

O impacto da série era de buscar relacionamentos e revelações éticas do personagem. Ele salvando pessoas, colocando Willie em enrascadas (por bons motivos). Quando o planeta Melmac e a raça de Alf foram colocadas de lado, e somente os segredos da raça humana foram envolvidos por ALF, a série começou a perder sentido.

ALF continha uma personagem diferente de todos os problemas e percalços que uma família comum poderia enfrentar. Mas a série pouco explorou os pontos que poderiam ser utilizados em histórias envolvendo Melmaquiano e seus novos ‘amigos’. Houve elementos precocemente colocados na série, e outros que acabaram fazendo da série uma lambança. A invenção de novos personagens como o sobrinho dos Ockmonecks (Jake), o irmão do Willie não acrescentou em nada, só apenas ajudou a ‘humanizar’ ALF, fazendo com que o protagonista série morresse ao longo tempo.

A série só se manteve no ar por 4 anos porque era comédia.

Não perca mais da leitura sobre ALF, leia sobre os fatos da série clicando aqui.

 

Deixe aqui seu comentário