
Legado Tron – 1982-2010
Tron em 1982 trazia ao mundo a realidade virtual, algo que faria parte da vida de toda pessoa no século 21. Em 1982 a idéia de Tron era de demonstrar como a realidade ou mundo 3D pudesse ser real. Foi construído então um mundo Voxel (Tal como no pixel que lida com altura e largura, o Voxel lida com altura – largura – profundidade o tão conhecido 3D).
Naquela época era um máximo, atualmente é comum que os efeitos são entendidos como parte integrante dos filmes e games. No entanto muito ainda surpreende. Mas se formos olhar para o Tron de 1982 e o de 2010, é como se fossemos de 1982 olhando para uma tecnologia nova.
1982 – Quando era raro os Pcs.
Em 12 de agosto de 1982 um filme dirigido por Steven Lisberger trazia ao mundo um conflito entre dados e humanos. Máquinas contra humanos. Ainda com o gráfico lembrando o famoso ATARI – Kevin Flynn (Clu) (Jeff Bridges), Alan Bradley(Tron)(Bruce Boxleitner), Lora (Cindy Morgan) e Crom (Peter Jurasik).
Ponta em Babylon 5.
Dois do elenco participarão futuramente da série Babylon 5 que teve 5 temporadas, e se tratava de uma estação terrestre que havia como missão a paz entre as espécies algo muito parecido com DP9 (Star Trek – Deep Space 9) onde contavam com importantes batalhas entre os Minbaris (a guerra entre eles foi um equívoco) e as Sombras. O principal mentor para com o capitão John Sheridan (Bruce Boxleitner) era o Kosh (Vorlon) que vivia numa armadura e para citar a participação do outro ator, Peter Jurasik fez Londo Mollari do lado seu escudeiro Vir Cotto.
Tron estreando no Atari (1982).

Capa do jogo de Atari em 1982
O jogo era em plataforma, de lado, e era tão ‘nada haver’ como a maioria dos jogos na década de 1980-1990 e até mesmo adentrando o século 21, somente agora é que se tem uma proximidade da história do filme para o game, mas ainda existe uma margem de 98,99% de não ter a mesma história ou fatores (personagens, trilhas e etc).
E então….passaram-se 28 anos.
E em 17 de dezembro de 2010 dirigido por Joseph Kosinski, voltando a atuar com o mesmo papel Jeff Bridges, Bruce Boxleitner Clu e Tron respectivamente. Com uma nova geração de atores Sam Flynn (Garrett Hedlund) como o filho de Kevin Flynn e Quorra (Olivia Wilde)¹.
A história agora passa contando os tempos de 1982, e passando 20 anos depois. Só que a realidade virtual pode ser realidade real. Os habitantes do mundo 3D podem vir ao mundo real sem problemas algum.
E tudo esta nas mãos de Sam Flynn e a misteriosa Quorra.
¹Olivia Wilde é a misteriosa Dr. 13 do seriado House. (Curiosidade: Misteriosa por um motivo, ela tem o segredo de que em poucos anos irá morrer de uma doença debilitadade num episódio ela abre o jogo com um paciente que em 12 anos vai começar a perder todos os sentidos, movimentos e se tornar um vegetal).
Nota: O jogo é mais realista que o filme de 1982.
É tentador comentar que o jogo é realista demais para a tecnologia que havia em 1982. O jogo e o filme de 29 anos atrás não chegam nos pés do jogo. Muito menos do filme que ganha apelos para efeitos e tecnologias mais aperfeiçoadas que um grupo de programadores para pra plataformas adere.
Lembrando que mesmo os programadores de games, geralmente são os mesmos que fazem os filmes. Vemos que existe uma crescente escala, os jogos atuais já chegam no nível dos roteiros e gráficos que os filmes trilhavam.
Enquanto que os jogos no passado não passavam de versões em formato de caricaturas mal-feitas, e que nada tinham haver com o filme, tirando o mesmo título.
Podemos citar filmes como Alien que geraram títulos que nada tinham haver com o roteiro, e sim o tema. No entanto o que mais chegou perto da idéia foi Alien 3 para SNES (que unia Aliens e Alien 3) em um só jogo. Já que no segundo filme (Dirigido por James Cameron) havia uma manada de aliens e no terceiro apenas um – incluindo a Rainha tudo em Fury 161 (misturada).
Tron II – Next Day.
Já ouvi um rumor. No entanto não tenho nada concreto, quando pintar algo no ar, coloco aqui informações.
Mosaico – Tron. (Brinquedos)
(Produtos/fotografia: Rafael Junqueira[Sahel Cavalieri])
Vídeo como produtos do Tron 2010.



